Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 618 de 665Deputados do PT questionam fidelidade; MDB reage
Os deputados do PT já sabem que o governador Wellington Dias (PT) não
vai ficar neutro na eleição para a presidência da Assembleia
Legislativa. Por isso, eles argumentam que o governador precisa
avaliar quem vai ser mais fiel a ele em seu quarto mandato. Se o atual
presidente da Casa e candidato à reeleição, Themístocles Filho (MDB),
ou um deputado do Progressistas, comandado pelo senador Ciro Nogueira.
O PT tem interesse que o governador dê apoio à aliança firmada entre o
partido e o Progressistas, costurada entre o senador Ciro e o deputado
federal Assis Carvalho.
O argumento
Um deputado estadual reeleito do PT fez sua análise para o blog:
Wellington vai precisar de um presidente especialmente fiel em um
quarto mandato que vislumbra hostilidade do Governo Bolsonaro.
Nesse cenário, seria uma dor de cabeça extra ter um presidente
inconfiável na Alepi. Os petistas consideram um deputado do
Progressistas menos arriscado, pois alegam que o partido está com
Wellington nos dois últimos mandatos e o senador Ciro Nogueira nem
aliado de Jair Bolsonaro (PSL) vai ser. Pelo menos não num primeiro momento.
"Um deputado do Progressistas na presidência da Assembleia é mais
garantido para o governador. Na eleição, várias bases do presidente Themístocles não
votaram em Wellington", diz o jovem parlamentar petista.
O fator Marcelo pesa, diz MDB
Diante do argumento dos petistas, o deputado estadual reeleito João
Mádison (MDB) lembra que Themístocles permaneceu fiel a Wellington
Dias durante todo o mandato e serviu de ponte para o relacionamento com o presidente Michel Temer.
Ele afirma que o MDB está, sim, conversando com o futuro presidente Jair Bolsonaro e Wellington sabe que pode novamente contar com Themístocles e o partido para ser um elo com o Planalto.
Além disso, o MDB se apressou em lançar o senador eleito Marcelo Castro como candidato a governador em 2022, para suceder Wellington. Assim, o governador optaria por apoiar Themístocles já antecipando uma escolha de daqui a 4 anos: ficar com Marcelo Castro ou um candidato do Progressistas ao governo. O MDB acredita que Marcelo em 2022 é fator de atração para o apoio de Wellington na Alepi agora.
João Vicente pode ter 6 vereadores, mas precisa assumir PTB
Por Arimatéa Carvalho
O empresário João Vicente Claudino, sempre um nome forte em qualquer disputa política por seu histórico de Ficha Limpa e trajetória de sucesso no mundo dos negócios, agora ensaia sair candidato a prefeito de Teresina. Ele convidou boa parte dos 12 vereadores da Câmara de Teresina que vão mudar de partido devido a suas siglas não terem alcançado a cláusula de barreira. É isso mesmo: dos 29 parlamentares da Casa, pelo menos 12 vão engrossar outras agremiações.
Além do PTB de João Vicente, o PR do deputado estadual Fábio Xavier e o Progressistas do senador Ciro Nogueira também estão investindo nesse contingente à disposição.
No caso do PTB, pelo menos 6 vereadores aceitam o convite de João Vicente. "Mas todos colocaram uma condição: que ele assuma a presidência do partido", revela o vereador Joaquim do Arroz, um dos convidados.
João Vicente explicou que o deputado federal Paes Landim, atualmente o presidente da sigla no Estado, é seu amigo e acaba de sair da eleição sem conseguir renovar o mandato. Não é hora de retirá-lo abruptamente da função.
Em 2019, Landim deve reassumir mandato na Câmara dos Deputados, pois é muito próximo do governador Wellington Dias, votou nele na eleição e tem uma trajetória reverenciada. Ele é o segundo suplente da coligação governista. Com o deputado federal Fábio Abreu (PR) reassumindo a Secretaria de Segurança Pública e o primeiro suplente, Merlong Solano, ficando em outra pasta (Governo ou Educação), abre-se a vaga para o veterano Paes Landim.
Depois disso, no mês de março, aí João Vicente assume o PTB e Landim sai do cargo. Só então os parlamentares devem entrar no PTB. Eles querem um partido forte, engajado em conquistar a Prefeitura de Teresina e, de preferência, com João Vicente como candidato.
Em 2019, o PTB vai passar de 0 para 6 vereadores. No mínimo. Do nada para a maior bancada da Câmara. Enquanto isso, Joaquim do Arroz vai cozinhando. Literalmente. No final de semana, ele fez arroz para as crianças e adolescentes atendidos no programa social Pelotão Mirim Pantera Negra.
Sérvio, Mão Santa e a “liga da oposição”
Por Samantha Cavalca
Fábio Sérvio, presidente do PSL no Piauí, e Mão Santa, prefeito de Parnaíba, estiveram reunidos em Teresina.
O objetivo da reunião é fortalecer o discurso e a narrativa da chamada “liga da oposição” contra o governo petista. No encontro, afirmaram que Heráclito já é integrante do grupo.
Bastidores da conversa mostram que, até o momento, a liga não inclui o PSDB.
Pastora Damares Alves é convidada por Bolsonaro para assumir pasta
Por Samantha Cavalca
O presidente eleito Jair Bolsonaro revelou que pretende mudar o nome do Ministério dos Direitos Humanos. Em seu governo seria chamado de Ministério da Família.
Para a nova roupagem da pasta, Bolsonaro convidou a pastora Damares Alves. Ela é assessora do senador Magno Malta. No Piauí, ela mantém forte contato com a advogada Rubenita Lessa.
O blog entrou em contato com Rubenita, que confirmou o convite a Damares e informou que está estudando a possibilidade.
“Existem muitas entidades que estão apoiando a indicação da pastora Damares. Há muito tempo, ela desenvolve trabalhos, que já foram reconhecidos internacionalmente, como sua atuação contra o infanticídio em algumas tribos indígenas", afirmou a advogada.
Rubenita aproveita para lembrar que Damares adotou uma criança indígena que estava em situação de risco.
A pastora é contra o aborto e a favor de desburocratização do processo de adoção no País.
Abaixo, vídeo da índia Rosemires Barbosa, representante da associação das mulheres indígenas no estado de Roraima, mostrando apoio a indicação de Damares Alves para o ministério de Bolsonaro.
Niède vence conflito e Paes Landim indica nova gestão do ICMbio
Por Arimatéa Carvalho
A doutora em Arqueologia Marian Helen Rodrigues, nascida na pequena Coronel José Dias, da própria região do Parque Nacional da Serra da Capivara, é a nova chefe do ICMbio em São Raimundo Nonato. Ela foi escolhida após a exoneração de Luciana Nars, que enfrentava graves denúncias e entrou em rota de colisão com a pesquisadora Niède Guidon, responsável pela Fundação Museu do Homem Americano.
A indicação de Marian Helen, que fez doutorado em Portugal, é do deputado federal Paes Landim, identificado com o meio ambiente e muito ligado a Niède e ao Parque Nacional da Serra da Capivara. A vaga também era disputada pela deputada federal eleita Margarete Coelho (Progressistas), mas o deputado venceu a disputa.
O ICMbio de São Raimundo Nonato se tornou um foco de conflito com a Fundação e Niède Guidon devido a decisões tomadas pela gestão, como a interferência no projeto de inclusão social criado por Niède envolvendo mulheres da comunidade que trabalhavam como guariteiras.
Luciana Nars enfrentava denúncias e investigações que iam do transporte irregular de armas apreendidas entre São Raimundo Nonato e a sede da Polícia Federal em Teresina e prevaricação, quando o servidor público deixa de cumprir medidas às quais é obrigado.
O deputado federal Paes Landim conseguiu uma audiência entre Niède e o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, na qual também estavam presentes a deputada Margarete Coelho e a deputada estadual eleita Teresa Brito, do PV do Piauí.
O ministro prometeu providências e até aceitou o convite de Niède para a inaguração do Museu da Natureza no dia 18 de dezembro. Esse museu é uma obra monumental, que pode se tornar uma alavanca no atrativo de turistas à região que é patrimônio da humanidade.
Nova vereadora promete focar na saúde e meio ambiente
Por Arimatéa Carvalho
A Câmara Municipal de Teresina contará com um novo rosto a partir de fevereiro de 2019: Pollyanna Rocha (PV), que será efetivada como vereadora com a saída de Teresa Britto para a Alepi.
Fisioterapeuta por formação, Pollyanna promete ter a saúde e o meio ambiente como bandeiras na Casa.
O mandato da nova vereadora também será voltado para atender as demandas das comunidades e das famílias menos favorecidas da capital.
Major Diego, a caminho do PSL, se reúne com Fábio Sérvio
Por Arimatéa Carvalho
A caminho de ingressar no PSL de Jair Bolsonaro, o major Diego Lima se reuniu com o presidente do partido no Estado, empresário Fábio Sérvio, em Teresina.
Unidos desde sempre, eles trataram do alinhamento de forças dos bolsonarianos no Piauí e no Brasil. Major Diego não nega que deve fazer parte do PSL Piauí e já anunciou que pretende disputar a eleição municipal de 2020.
Ele foi candidato a deputado federal este ano pelo PROS, que no Piauí estava junto ao PSL de Jair Bolsonaro. O militar obteve expressivos 17.754 votos, mesmo sem grande estrutura nem tempo de propaganda. Diego é do grupo de Fábio Sérvio dentro da sigla.
Marcos Vinicius deve assumir coordenadoria geral do Garantia Safra
Por Samantha Cavalca
Em primeira mão, o blog noticiou que o martelo foi batido entre Evaldo Gomes e Paulinho da Força durante encontro ontem em Brasília. Tanto o deputado estadual e seu núcleo mais próximo vão comandar as decisões do Solidariedade no Piauí.
Interlocutores da negociação informam que presidente nacional do Solidariedade garantiu penetração no governo Bolsonaro através da futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Já na próxima semana, a deputada eleita Marina Santos deve vir a Brasília para começar esse contato.
A novidade também fica por conta de Marcos Vinicius, esposo de Marina e que foi candidato ao Senado nessas eleições. Ele deve assumir a Coordenadoria Geral do Garantia Safra no governo federal.
Evaldo Gomes fecha com o Solidariedade
Por Samantha Cavalca
Em Brasília, onde conversou agora há pouco com o deputado Paulinho da Força, Evaldo Gomes fechou com o Solidariedade.
O encontro aconteceu no apartamento do presidente nacional da sigla e, dentre outras questões, foi acertado que Evaldo passa a ser o presidente do partido no Piauí.
Ao blog, ele diz que fará de tudo para que Pessoa permaneça e que a filiação deve ocorrer em meados de janeiro. “Para fevereiro acertamos realizar uma convenção partidária”, afirmou Evaldo.
Contagem otimista, contagem pessimista
Por Samantha Cavalca
Assis Carvalho, Ciro Nogueira e Hélio Isaías se reuniram. No encontro realizaram uma contagem dos deputados que estão “fechados” com o grupo Progressistas e PT para as eleições da Alepi. Resultado foi:
Contagem pessimista: 17 deputados
Contagem otimista: 22 deputados