Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 623 de 665Evaldo não descarta conversa com Firmino rumo a 2020
Por Samantha Cavalca
Evaldo Gomes chegou ao Podemos. O deputado sabe que isso implica em tentar conciliação entre os que estão chegando e os que lá já estão. É claro que o interesse maior da sigla, nesse momento, é se estabilizar e pensar como seguirá rumo às eleições municipais de Teresina.
Nesse contexto, ao blog Evaldo disse que não descarta conversar com Firmino Filho e apoiar o candidato ou candidata do prefeito de Teresina em 2020.
“As pessoas devem parar de me rotular. Eu vou agir de maneira independente e levando em conta o que é melhor para o Podemos e para o Piauí”. Evaldo afirmou ainda que a última eleição ensinou muito sobre alianças. Sem citar nomes, ele manda recado: “as pessoas acertam acordos e depois seguem o que é melhor para elas, sem levar em consideração esses acordos”.
Viiiii....
Wellington vai à Inglaterra para evento e atrás de investimentos
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias viaja, entre os dias 24 e 30 de novembro, à Inglaterra, onde participa do Encontro de Altas Autoridades: Uma nova agenda para a Gestão Pública do Brasil, realizado na Escola de Governo de Blavatnik, na Universidade de Oxford, uma das mais conceituadas universidades do mundo.
O evento é organizado pela Fundação Lemann, parceira da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) em projetos como a plataforma Foco Aprendizagem e também na capacitação de professores da rede pública de ensino.
O objetivo do encontro é debater com profundidade questões centrais para a gestão pública, com foco em como a gestão de pessoas para cargos estratégicos pode ser relevante para garantir avanços para o país.
“A Fundação Lemann é uma importante parceira do Estado no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a educação. É com muita honra que participo de um evento desta magnitude, onde discutiremos os rumos do país e como podemos colaborar no desenvolvimento de nossa gente”, explica o governador.
Entre os eixos de debate que serão desenvolvidas estão as prioridades e desafios para o Brasil no âmbito da educação, bem como os governos podem performar e entregar melhores resultados para a população, a partir das de experiências internacionais.
Além do Encontro de Altas Autoridades, a agenda do governador em Londres, ainda em construção, prevê encontros com investidores internacionais interessados no mercado brasileiro e na capacidade produtiva piauiense.
W. Dias fala sobre Carta do Nordeste entregue a Bolsonaro
O governador Wellington Dias (PT) entregou, na manhã dessa quarta-feira (14/11), ao presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), a Carta do Nordeste fazendo algumas reivindicações da região.
Em entrevista a jornalista Samantha Cavalca, Wellington Dias contou que a carta tem um lado bom.
“Aqui na carta que apresentamos todos os governadores tem a pauta Brasil. O lado bom: a pauta Nordeste ficou dentro da pauta Brasil, vamos discutir segurança com prioridade, crescimento econômico, geração de emprego e temos propostas para isso com prioridade. Vamos tratar do tema do equilíbrio da previdência mas o Nordeste defende sempre nessa linha do respeito aos direitos para não se colocar nos mais pobres a carga do peso de uma reforma. Trabalhar as condições de uma política, a renovação do Fundeb, que vence agora e ele tem o compromisso de autorizar a renovação, assim como a parte da saúde. E um ponto que o ministro indicado para a fazenda Guedes colocou é uma pauta nova que é algo muito importante para estados e municípios: a disposição de discutir a partilha das receitas com contribuições”, declarou.
Confira a entrevista
Willian Guimarães cotado para a Secretaria de Ibaneis
Por Samantha Cavalca
Bastidores no Governo do Distrito Federal apontam que o advogado Willian Guimarães será secretário do governador eleito do DF, Ibaneis Rocha.
Núcleo próximo e comum a Ibaneis e Willian tem insistido para que o advogado piauiense assuma a pasta em razão da experiência como gestor e ser pessoa de absoluta confiança do governador.
A pasta seria a Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais, com status equivalente à de Secretaria de Estado. É órgão de apoio e assessoramento administrativo e político ao governador.
“Imprevisível”, diz Ciro sobre eleições do Senado
Por Samantha Cavalca
Ao blog, o senador Ciro Nogueira falou sobre as eleições do Senado: “imprevisível”.
Pelos corredores do Senado, Ciro é apontado como um dos nomes com chances para substituir Eunício Oliveira na presidência da Casa.
“Não é o momento, isso só será realmente conversado no próximo ano”, diz Ciro.
Caiado: “Bolsonaro pediu que Estados cortem na própria carne”
Por Samantha Cavalca
O governador eleito de Goiás, Ronaldo Caiado, falou ao blog sobre a reunião de Bolsonaro e sua equipe de transição com os governadores.
Ele declarou que Bolsonaro se coloca à disposição para ajudar a situação fiscal dos estados, mas que os governadores devem fazer a sua parte. “Deve ser uma via de mão dupla”, diz Caiado.
Futuro governador de Goiás disse que o presidente eleito pediu durante a reunião que as administrações estaduais cortem na própria carne.
Onyx diz que denúncia de Caixa 2 é tentativa de fragilizar Jair
Por Samantha Cavalca
Ao chegar na reunião que ocorre na manhã de hoje no Centro Cultural Banco do Brasil, local onde fica instalada a equipe de transição de Bolsonaro, o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, respondeu reportagem da Folha de São Paulo: “Eles esperam que ocorra o terceiro turno presidencial”.
A publicação relata que Onyx recebeu uma segunda doação eleitoral, via caixa 2, no valor de R$ 100 mil, que não foi admitida por ele. A reportagem apresentou informações de acordo com uma planilha apresentada por delatores da JBS à Procuradoria Geral da República.
Onyx disse que não é a primeira vez tentativa de atacar Bolsonaro e que a reportagem busca fragilizar o futuro governo. Ele não respondeu perguntas e finalizou dizendo que essa perseguição é o preço que se paga por combater a corrupção.
Assista:
Ministro libera recursos para Teresina e vem receber título
Por Arimatéa Carvalho
O ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, que é piauiense de Campo Maior, recebeu o senador Ciro Nogueira, o deputado estadual reeleito Hélio Isaías e a vereadora de Teresina Graça Amorim em seu gabinete, tratou de ações do ministério no Estado e confirmou que virá em dezembro a Teresina para receber o título de Cidadão Teresinense, proposto pela parlamentar.
"De volta ao Ministério da Integração na manhã de hoje para uma reunião com o ministro Pádua Andrade, ao lado da vereadora de Teresina Graça Amorim e o deputado estadual Hélio Isaías, tratamos sobre liberação de recursos para nossa capital", conta o senador Ciro.
O ministro tem ajudado o Estado e, quando a barragem do Bezerro, em José de Freitas, ameaçou romper, ele pessoalmente visitou o local, liberou kits e ajuda para as famílias atingidas, em caráter emergencial. Também visitou e liberou recursos para sua terra, Campo Maior.
O ministro agradeceu a vereadora pela iniciativa. "Para mim é um orgulho muito grande, pois nasci e cresci em Campo Maior", disse Pádua Andrade.
Prefeitos progressistas pedem Dó Bacelar candidato para a APPM
Por Samantha Cavalca
O Deputado Júlio Arcoverde comandou hoje (13) uma reunião com prefeitos progressistas.
Dentre questões administrativas, prefeitos também pediram que Dó Bacelar, do município de Porto, disputasse a presidência da APPM.
O pedido põe areia na tentativa da dupla Gil Carlos e Jonas Moura ter um candidato de consenso para as eleições
\“Wellington reuniu deputados no sítio, mas não tratei da Educação\”
Por Arimatéa Carvalho
"Eu estou falando com o futuro secretário de Educação Franzé Silva?", disse este blogueiro ao deputado estadual eleito Franzé Silva (PT) na tarde dessa terça-feira, dia 13. A resposta foi bem-humorada do mesmo modo: "Rapaz, todo mundo falando disso, todos sabem, menos eu".
Na verdade, o ex-secretário de Administração, Franzé Silva, disse que não conversou com o governador Wellington Dias sobre a pasta da Educação nem sobre qualquer outra pasta para ele ocupar em 2019. "Não falei nada com ele de secretaria", conta.
No último sábado, o governador Wellington Dias reuniu em seu sítio na Cacimba Velha os cinco deputados estaduais eleitos e reeleitos do PT, a vice-governadora Regina Sousa e três deputados federais mais próximos. Na conversa, que durou horas, Wellington disse o que pretende no seu quarto mandato e pediu empenho dos parlamentares para a obtenção das metas.
No entanto, ele não falou publicamente da ocupação de cargos e secretarias. Todos respeitaram o silêncio do governador sobre nomeações.
O nome de Franzé foi o assunto dessa terça-feira no Centro Administrativo, inclusive dentro da Seduc.