Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 624 de 665FEPISERH pode ser extinta na reforma de Wellington Dias
Por Samantha Cavalca
O blog está na cola das prováveis mudanças administrativas que serão realizadas por Wellington Dias. Há mais de uma semana, governador começou a pedir opinião de técnicos e políticos que compõem a sua base sobre algumas possibilidades. Em todas as conversas ele disse que não poderia errar já que esse é seu último mandato como Governador do Piauí.
Nessas conversas, Dias deixou claro que já amadureceu a ideia de extinguir a FEPISERH (Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares). Na avaliação de seus “conselheiros” a fundação foi um arranjo que não mostrou a que veio. Governador pretende direcionar as extinções para as coordenadorias.
Nas consultas feitas por Wellington também ficou claro que ele pretende acabar a disposição de servidores estaduais.
Uma outra novidade é que Wellington já teria martelo quase batido para transferir a conta única para o Bradesco.
Governador deverá se debruçar sobre essas questões durante toda a semana. Ele prevê concluir a reforma administrativa antes da votação do orçamento pela Alepi.
\“É desespero querer inventar discórdia no Progressistas\”
O clima é de harmonia entre os Progressistas na sucessão da Assembleia Legislativa. Para o presidente do partido e candidato à presidência, Júlio Arcoverde, há tentativas externas e "desesperadas" de produzir fagulhas no processo que envolve a escolha do nome do candidato, que tanto pode ser ele quanto o veterano Wilson Brandão.
"Eu ou Wilson, o Progressistas terá candidato. Não há duelo algum entre nomes dentro do nosso partido. Estamos unidos", comenta o deputado reeleito.
O Progressistas tem aliança com o PT para, juntos, elegerem o sucessor de Themístocles Filho (MDB). O problema é que Themístocles quer renovar o mandato. Nessa disputa, a posição do governador Wellington Dias (PT) é crucial. Ele acena que não vai interferir diretamente na escolha. Nos bastidores, todos sabem que vai.
Progresssistas e PT contam que o governador irá apoiá-los. O MDB quer uma neutralidade.
Ex-secretário diz que não será candidato
Por Samantha Cavalca
O advogado Alano Dourado informou ao blog que não será candidato à Prefeitura de Teresina. A informação foi ventilada por alguns meios de comunicação.
“Fico muito grato com a lembrança, mas a única eleição a que estou atento é a eleição para a OAB”. Alano, que já foi Secretário de Educação, é Coordenador da campanha do advogado Lucas Villa.
Fábio Sérvio diz que ninguém pode falar em nome do PSL no Piauí
Por Samantha Cavalca
O presidente do PSL no Piauí, Fábio Sérvio, cansou de ver seu nome envolvido em notícias que o colocam disputando indicação de cargos federais no governo Bolsonaro. Diante disso, ele soltou nota oficial por meio de grupos no WhatsApp desautorizando qualquer pessoa a falar em nome do PSL.
Na nota, Sérvio diz desautorizar “qualquer pessoa a falar em nome do PSL Piauí, mesmo que seja filiado ou ex-candidato”.
Bastidores apontam que existem grupos no PSL Piauí que tentam minar a liderança de Fábio como presidente da sigla, o que vem causando atritos internos.
Joaquim Levy aceita convite para presidir BNDES
Por Samantha Cavalca
O economista Joaquim Levy aceitou o convite e será indicado para presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O blog destaca que Levy é bem próximo do deputado Júlio César. Mais um indício que o deputado federal piauiense será forte no Governo Bolsonaro.
19 deputados formam aliança em torno de PP e PT
Por Samantha Cavalca
O blog está contabilizando quantos deputados já fecharam com a aliança Progressistas e PT em relação às eleições da Alepi. Já são 19.
De uma forte liderança petista no Piauí, o blog ouviu: “situação está mais do que consolidada”.
Segue o baile.
Iracema Portela também é nome forte para 2022
Por Samantha Cavalca
Na última semana, a imprensa pautou incansavelmente a grande possibilidade do Senador Ciro Nogueira ser candidato a Governador do Piauí. É um fato.
Blog destaca um detalhe: o Progressistas terá um candidato nas próximas eleições ao governo e as conjecturas até lá vão dizer quem é o nome. Nesse cenário, blog lembra da Deputada Iracema Portela.
Ela não esconde de ninguém que buscará viabilizar seu nome para 2022.
Ex-governador Alberto Silva une Mão Santa e Florentino
Por Arimatéa Carvalho
Só mesmo uma homenagem ao ex-governador Alberto Silva para unir em conversa amistosa o atual prefeito de Parnaíba, Mão Santa, e o ex-prefeito da cidade, Florentino Neto, que poderá disputar a eleição daqui a dois anos com o próprio Mão Santa.
Os rivais Florentino e Mão Santa se cumprimentaram hoje na Missa pelo Centenário de Alberto Silva. Florentino estava representando o governador Wellington Dias (PT) na solenidade. O elo da conversa entre os oponentes foi a escritora Lívia Ferraz, da Academia Parnaibana de Letras.
A conversa foi amena, versou sobre literatura, Alberto Silva e os dois não tocaram em política.
Wellington Dias vai se encontrar com Ibaneis em Corrente
Por Samantha Cavalca
Amanhã, em Corrente, sul do Piauí, o Governador Wellington Dias vai se encontrar com o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Bastidores apontam que Wellington aposta que um dos caminhos para se aproximar com Bolsonaro é através do governador do DF. Na semana que vem existe a expectativa que Dias participará de encontro da Frente de Governadores pelo Brasil que acontecerá em Brasília. A frente é organizado pelos governadores João Dória, Wilson Witzel e Ibaneis Rocha (DF).
João Madison pede que a base dê espaço ao Governador
Por Samantha Cavalca
O deputado João Madison, sem citar nomes, disse ao blog que o momento é de dar espaço ao Governador Wellington Dias. “governador precisa de tempo para refletir sobre a reforma administrativa e só depois falar sobre indicações”, diz ao blog o mdebista.
O deputado estadual diz que todos precisam de calma já que o ano nem acabou. Ele destaca que Wellington Dias precisa de indicações de como será o governo Bolsonaro para só organizar a administração estadual.