Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 625 de 665Fábio Abreu segue favorito para Segurança e aponta mudanças
Por Samantha Cavalca
Wellington Dias conversou com Fábio Abreu na manhã de hoje (09) no Karnak. O esperado, inclusive pelo deputado federal, era que na conversa o martelo fosse batido e que Fábio continuasse à frente da Segurança. Governador pediu calma e disse que só tratará do secretariado em dezembro. Fábio Abreu segue favorito para continuar na pasta e já tem algumas mudanças para o quadro da Segurança Pública no Piauí.
Bastidores apontam que Fábio deve manter o Delegado Francisco Bareta à frente da DHPP. A mudança ficaria em relação à Delegacia Geral, sairia Riedel e entraria o Delegado Luccy Keiko.
Blog também registra forte corrente em torno de Abreu para que a Coronel Júlia se torne a primeira a mulher a assumir o Comando Geral da PM no Piauí. Ao blog, ela desconversou e se limitou a dizer: “que os anjos digam amém”.
Outro bastidor diz respeito ao comando do PROERD, existe forte campanha interna que sinaliza que o nome mais forte para assumir seja do capitão Saraiva. Atualmente ele é comandante estadual dos pelotões mirim.
Briga das cartas: \“Entregaremos declaração de apoio\”, diz Mádison
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual reeleito João Mádison afirmou ao blog que o MDB desistiu de formular carta ao governador Wellington Dias. Ao invés disso, para mostrar que está ao lado do petista, haverá uma declaração de apoio à futura gestão, anunciando que defende as decisões que ele irá tomar na área administrativa.
Segundo João Mádison, o interlocutor dessa declaração é o presidente do partido, deputado federal e senador eleito Marcelo Castro. "O MDB está unido e só quer manifestar que apóia as decisões sobre a máquina que o governador tomar no seu quarto mandato", disse.
O presidente do Progressistas, senador reeleito Ciro Nogueira, entregou a Wellington uma carta propondo mudanças a partir de 2019, com uma máquina menor, com a fusão de secretarias e a extinção de pastas e coordenadorias, além de citar obras importantes que precisam ser feitas ou concluídas.
O MDB realizou uma reunião e havia decidido também entregar uma carta ao governador com sugestões, mas optou por manifestar apenas o apoio às decisões que ele vier a tomar.
Os dois partidos estão em rota de colisão na Assembleia Legislativa, onde o MDB espera reeleger o atual presidente, Themístocles Sampaio, enquanto o Progressistas propõe uma renovação no comando, com nomes como Júlio Arcoverde (presidente regional do PP) ou o veterano Wilson Brandão.
O PT compõe com o Progressistas nesse cenário pela troca de presidente na Assembleia, mas os deputados do MDB festejaram a carta entregue ao governador. Motivo: ela teria irritado os petistas a ponto de isso azedar o acordo pela presidência da Alepi e beneficiar Themístocles. A conferir.
Piauí pode ter primeira mulher como procuradora geral do Estado
Por Arimatéa Carvalho
A Associação Piauiense de Procuradores de Estado enviou ao governador reeleito Wellington Dias a lista tríplice como sugestão para a escolha do cargo de Procurador Geral do Estado.
O cargo de Procurador Geral do Estado é de livre nomeação do governador, mas é de praxe, em respeito à categoria, haver a escolha a partir da lista enviada pelos procuradores.
"Respeitamos as capacidades dos colegas e suas condições para exercerem o cargo. A lista é uma sugestão e tem o intuito de auxiliar o governador nesse processo de escolha. Representa as aspirações da nossa categoria", afirma a presidente da Associação, Lourdes Terto.
A lista tríplice já foi acatada na escolha para os cargos de Procurador Geral da República, Ministro do Supremo Tribunal Federal e nos Tribunais Regionais Eleitorais.
Compõem a lista tríplice os procuradores:
1. Francisco Diego Moreira Batista. Nomeado em 2005, atualmente é consultor chefe da Secretaria Estadual de Educação. Mestre em Direito pela PUC/RS e professor universitário;
2. Plínio Clerton Filho. Atual titular da PGE. Foi nomeado em 1995 e já exerceu o mesmo cargo em outros mandatos;
3. Maria de Lourdes Terto Madeira. Faz parte do quadro da PGE desde 1991. Atual presidente da Associação e diretora da Associação Nacional de Procuradores do Estado (Anape).
O cargo de Procurador Geral tem prerrogativas de secretário de Estado.
Primos deputados vão fazer dobradinha pela Saúde
Por Arimatéa Carvalho
Os primos Pablo Santos e Marina Santos, ele deputado estadual reeleito e ela deputada federal eleita, vão repetir em seus mandatos a bem-sucedida dobradinha que fizeram na campanha.
Em Picos, região dos dois, eles tiveram mais de 4 mil votos cada um, praticamente a mesma votação. A mãe de Marina, ex-prefeita Carleusa, é tia de Pablo Santos e a família sempre foi muio unida.
A sintonia permanece com ele no MDB ligado ao governador Wellilngton Dias (PT) e ela no Podemos, ligado ao presidente Bolsonaro. "Tudo pelo Piauí", diz o deputado, destacando que o fato de Marina e ele serem médicos naturalmente os faz ter um olhar mais focado na área de Saúde.
Pablo dirigia a Fundação Hospitalar do Piauí, que faz a gestão de seis hospitais regionais no Estado. Sob o comando dele, os hospitais ampliaram atendimentos e receberam investimentos em equipamentos e novos serviços.
Já Marina Santos, que está de saída do PTC para o Podemos e integrará a bancada de Jair Bolsonaro na Câmara, sempre destacou o setor de Saúde em sua campanha.
Bancada indicam e Bolsonaro anuncia Tereza Cristina na Agricultura
Por Samantha Cavalca
Na tarde de hoje (07), alguns deputados federais foram surpreendidos com um pedido de ministro Onyx Lorenzoni para que fossem com urgência ao Centro Cultural Banco do Brasil, local onde está instalada a equipe de transição de Bolsonaro.
Um dos deputados convocados foi o deputado Júlio César, coordenador da bancada do Nordeste. Na pauta do encontro estava o incentivo a agricultura e, o principal, Bolsonaro pediu que os participantes indicassem três nomes para que fosse escolhido um para ocupar o Ministério da Agricultura. O nome escolhido, em consenso, foi o da Deputada Tereza Cristina do DEM-MS. A parlamentar foi cogitada como vice na chapa de Geraldo Alckmin.
Na oportunidade, Bolsonaro também defendeu que as pastas relacionadas a agricultura nos estados sejam indicadas pelos representantes da agropecuária em âmbito federal, o que favorece Júlio César.
O blog já tinha avaliado que o deputado piauiense poderia ter destaque no governo Bolsonaro, já que o presidente eleito vai priorizar tratar com coordenadores de bancadas temáticas no Congresso.
Vereador Gustavo Carvalho é convidado a ingressar no PR
Por Samantha Cavalca
Coronel Carlos Augusto, Deputado Estadual eleito, esteve hoje na Câmara de Vereadores de Teresina e por lá aproveitou para convidar o vereador Gustavo Carvalho para ingressar no seu partido, o PR.
O vereador explica ao blog que seu partido, o Patriota, não conseguiu alcançar a cláusula de barreira, logo estão escutando todos os convites que sejam interessantes para 2020.
Temer e Bolsonaro trocam cortesias em pronunciamento
Por Samantha Cavalca
Em curto pronunciamento no Planalto, Bolsonaro e Temer mostraram “match” entre eles com trocas de agradecimentos nesse momento de transição. Temer disse que vai colaborar com Bolsonaro em projetos de interesse do novo governo. Bolsonaro agradeceu a cortesia e disse que contará com Temer em seu governo e acrescentou que o “Brasil não pode se furtar do conhecimento daqueles que passaram pela Presidência"
A expectativa da imprensa presente era que ambos trouxessem informação sobre a Reforma da Previdência. Isso não aconteceu. Bastidores no Planalto apontam que Temer conversou com o presidente eleito mostrando a resistência do Congresso de votar essa pauta em 2018. Um assessor do Planalto também revelou ao blog que eles conversaram sobre a manutenção de membros da equipe econômica de Temer na equipe definitiva de Bolsonaro.
Governador e Prefeito com olhos em Abreu
Por Samantha Cavalca
Fábio Abreu quer tentar a prefeitura de Teresina em 2020 e isso já não é mais segredo para ninguém. Para isso ele deseja permanecer à frente da Secretaria de Segurança do Piauí.
Ao blog ele disse que, além de ter estruturado a Segurança e ter planos novos para a pasta, é uma maneira de permanecer mais próximo de Teresina. Hoje, Governador Wellington Dias mandou WhatsApp para ele marcando conversa para baterem martelo a respeito da sua permanência na pasta. A conversa deve ocorrer ainda nessa quarta em Brasília.
Voltando ao assunto sobre a PMT, bastidores já apontam que Wellington Dias teria dito a Abreu que “aprova esse projeto”. Também em Brasília, o assunto foi pauta de um encontro entre Firmino e Fábio, na semana passada. Governador e Prefeito estão de olhos abertos em relação a Abreu.
Em BSB, Adriana Sousa se encontra com lideranças do PSL
Por Samantha Cavalca
A médica Adriana Sousa está em Brasília. Por aqui já se encontrou com algumas lideranças da sigla de Bolsonaro, a qual ela pertence, dentre elas o Presidente Nacional do PSL, Luciano Bivar.
Ela também tem agenda relacionada à escolha de um novo nome para a Saúde. Adriana informa ao blog que é líder do maior movimento na área: O Aliança Nacional. “Estamos nos mobilizando. Nossas sugestões são o Deputado Mandetta e o Dr. Lincoln”.
Em tempo: o Presidente do PSL no Piauí, Fábio Sérvio, adiou a sua vinda a Brasília e chegará nesta quinta.
Renan Calheiros diz que Moro dará grande contribuição à Democracia
Por Samantha Cavalca
Ao blog, Senador Renan Calheiros diz que não está engajado na disputa pela presidência do Senado e que ela não pode ser um fim em si mesmo.
Ele também relatou que ontem teve uma conversa amena com o presidente Michel Temer:
“achei que depois do rompimento não voltaria nunca mais ao Planalto”.
Segundo o Senador, a conversa teve o propósito de posicionar o MDB no novo cenário político: “queremos contribuir com avanço na economia brasileira e rótulos de oposição, ideológico ou partidário”.
Ao ser questionado se partido seria oposição a Bolsonaro, senador disse que sigla não será oposição ao Brasil e que todas as pautas de interesse nacional devem ser defendidas.
Renan também comentou sobre a escolha do juiz Sérgio Moro como Ministro da Justiça: “Será de grande contribuição à democracia. Sempre defendi a Lava Jato. Só não defendo excessos”, declara Renan Calheiros.