Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 626 de 665Confira a decisão do TCU sobre o Finisa 1
O plenário do TCU, em acórdão publicado hoje, por unanimidade, decidiu cancelar a liminar que havia concedido no processo 10.441/2018 (Finisa), que proibia a Caixa Econômica Federal de aceitar a prestação de contas dos recursos da primeira parcela do Finisa 1 que tivessem sido objeto de reembolso de gastos feitos pelo Estado do Piauí antes da assinatura do contrato. Com a decisao, a CEF deverá aceitar as despesas feitas pelo tesouro estadual antes da assinatura do contrato, sendo portanto tidas como legais as transferências (reembolsos) dos valores pagos para a conta única do Estado.
Confira a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), sobre o Finisa 1
Elmano diz que pode abrir mão do comando do Podemos no Piauí
Por Samantha Cavalca
Senador Elmano Ferrer também estava presente na primeira sessão no Congresso, na qual Bolsonaro participou como presidente eleito.
Elmano não quis entrar em detalhes sobre a presidência do Senado, mas levantou a bandeira pela Senadora Simone Tebet (MDB - MS). Ao blog ele também disse que abre mão da presidência no Piauí se isso for necessário ao partido e que já comunicou à presidente nacional do Podemos, Deputada Renata Abreu.
Da bancada federal, além de Elmano estavam presentes os Deputados Júlio César, Átila Lira e Paes Landim.
Major Diego diz que pode ingressar no PSL
Por Samantha Cavalca
Por Brasília, Major Diego diz que pode se desfiliar do PROS e migrar para o PSL de Bolsonaro. Ele está na capital federal e diz que vai tentar conversar com o presidente eleito, com os deputados federais do partido e com integrantes da equipe de transição.
Sobre cargos federais, Diego diz que o normal é que a governo eleito faça as indicações.
Guedes não para de trabalhar
Por Samantha Cavalca
Ministro da Fazenda de Bolsonaro, o economista Paulo Guedes não larga celular, a única pausa foi na hora do Brasil. Ele está presente no plenário da Câmara onde ocorre solenidade que homenageia os 30 anos da Constituição de 88.
Guedes chama atenção por carregar uma grande bolsa.
Bolsonaro chega ao Congresso e conversa com Temer, Eunício e Maia
Por Samantha Cavalca
Ao chegar no Congresso, Jair Bolsonaro foi direto para a Presidência do Senado, onde foi recebido por Michel Temer, Eunício Oliveira e Rodrigo Maia. Também estava presente José Sarney, além de outras autoridades, como o Presidente do STF, Dias Toffoli e a Procuradora-geral da República, Raquel Dogde.
Nesse momento presidente eleito compõe mesa de honra em sessão solene do Congresso que homenageia os 30 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988.
Fábio Sérvio vai apresentar relatório sobre o Piauí a Bolsonaro
Por Samantha Cavalca
O presidente do PSL no Piauí, Fábio Sérvio, também montou sua equipe. Composta por três técnicos, a intenção é apresentar ao governo federal um retrato do Piauí.
“Vou apresentar a equipe do presidente eleito como anda a situação da Segurança Pública, Infraestutura dentre outras. Nossa intenção é conseguir apoio do Governo Federal para nosso Estado”, diz ao blog Fábio Sérvio.
Ele acrescenta que alguns órgãos federais apresentaram de maneira voluntária alguns balancetes sobre suas respectivas administrações e que essas informações serão encaminhadas a equipe de Bolsonaro.
Fábio Servio estará quarta-feira em Brasília e confirma que irá se encontrar com a direção nacional do PSL e abrir diálogo com deputados federais eleitos pela sigla de Bolsonaro.
Fábio Sérvio também disse que o momento é de cautela e que não vai tratar sobre indicações de cargos, como está sendo ventilado pela imprensa regional: “quero discutir o Piauí”.
Major diz que não reconhece advogada como coordenadora
Por Arimatéa Carvalho
O major Diego Melo (PROS-PI) reagiu à afirmação da advogada Rubenita Lessa de que ela seria a coordenadora de campanah do presidente eleito Jair Bolsonaro(PSL) no Piauí.
“É de total desconhecimento nosso de que a campanha de Bolsonaro no Piauí PSL/PROS tenha sido Coordenada por Rubenita Lessa", disse. "Reconheçemos que a Coordenação da Campanha de Bolsonaro no Piauí foi exercidade pelo Presidente do PSL-PI, Fábio Sérvio, que junto os candidatos do PSL e do PROS, organizou dezenas de carreatas, motoratas , adesivaços, caminhadas, reuniões, mobilizações e eventos outros, Pró- Bolsonaro por todo o Estado, sempre com a colaboração e o apoio de Voluntários", afirma o presidente do PROS-PI, major Diego Melo.
*Bolsonaro no Piauí*
O major, que foi candidato pela primeira vez e que também é vice-presidente da Associação dos Oficiais PMs e Bms do Piauí, AMEPI, conhecia Bolsonaro do Congresso Nacional, principalmente por sua participação, representando a AMEPI, em audiências no Congresso Nacional ligadas à pauta da Segurança Pública.
Em abril de 2017, por ocasião da vinda de Bolsonaro pela primeira vez ao Piauí, Diego Melo recebeu o hoje presidente Bolsonaro na sede da AMEPI, quando foi convidado pessoalmente pelo próprio Bolsonaro para se candidar a deputado federal em 2018.
A partir daquele encontro, iniciou-se um intenso trabalho político de construção da estrutura político partidária pro Bolsonaro no Piauí, em que Fábio Sérvio se inseriu em agosto e assumiu o compromisso de ser candidato a Governador, o primeiro do Brasil, em reunião no Gabinete Parlamentar do Bolsonaro em Brasília.
No segundo semestre de 2017 e em 2018, major Diego e Fábio Sérvio tiveram vários encontros com Bolsonaro e Julian Lemos em Brasília, desenhando as ações para a Campanha do Bolsonaro no Piauí.
Foi concretizada uma Coligação PSL/PROS, em apoio formal à Bolsonaro, com 50 nomes de Bolsonarianos que se candidataram nas eleições deste ano, Coordenados pelo Candidato a Governador Fábio Sérvio, e que percorreram todo o Estado do Piauí levantando a Bandeira de Bolsonaro, com milhares de Bolsonarianos Voluntários, por todas as cidades do Piauí.
"Foi uma luta árdua, de David contra Golias, em que todos, candidatos e Bolsonarianos Voluntários, herculeamente, com muita fé e coragem, se esforçaram e conquistaram ainda no primeiro turno quase 350 mil votos para Bolsonaro no Piaui, que é a Venezuela do Brasil", diz.
Major Diego Melo obteve 17.527 votos para deputado federal, com quase 10 mil votos somente em Teresina, ficando em primeiro da coligação, seguido da médica Adriana Sousa, candidata pelo PSL, que recebeu quase 15 mil votos, ficando em segundo colocada na coligação e em primeiro colocada do PSL no Piauí.
Equipe de transição de Bolsonaro é composta só por homens
Por Samantha Cavalca
Edição extraordinária do Diário Oficial da União, publicado hoje (5), traz os primeiros 22 nomes da equipe de transição de Jair Bolsonaro. A lista inclui outros cinco nomes designados pelo governo Michel Temer, totalizando 27 técnicos e futuros ministros.
Bolsonaro poderá nomear até 50 pessoas para a equipe de transição. Existe uma expectativa que as demais indicações devem ser realizadas a medida em que os nomes de novos ministros forem anunciados pelo presidente eleito.
Até o momento, nenhuma mulher integra a equipe de transição.
Veja os nomes:
1) Marcos Aurélio Carvalho
2) Paulo Roberto
3) Marcos César Pontes, futuro ministro da Ciência e Tecnologia
4) Luciano Irineu de Castro Filho
5) Paulo Antônio Spencer Uebel
6) Augusto Heleno Ribeiro Pereira, general da reserva e futuro ministro da Defesa
7) Gustavo Bebianno Rocha, advogado e ex-presidente do PSL
8) Arthur Bragança de Vasconcellos Weintraub
9) Gulliem Charles Bezerra Lemos
10) Eduardo Chaves Vieira
11) Roberto da Cunha Castello Branco
12) Luiz Tadeu Vilela Blumm
13) Carlos Von Doellinger
14) Bruno Eustáquio Ferreira Castro de Carvalho
15) Sérgio Augusto de Queiroz
16) Antônio Flávio Testa
17) Carlos Alexandre Jorge da Costa
18) Paulo Roberto Nunes Guedes, economista e futuro ministro da Economia
19) Waldemar Gonçalves Ortunho Júnior
20) Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub
21) Jonathas Assunção Salvador Nery de Castro
22) Ismael Nobre
23) Alexandre Xavier Ywata de Casravalho
24) Pablo Antônio Fernando Tatim dos Santos
25) Waldery Rodrigues Júnior
26) Adolfo Sachsida
27) Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque
Luís André também coloca nome à disposição do PSL para PMT
Por Samantha Cavalca
O partido de Bolsonaro já tem alguns nomes que anunciaram que podem concorrer à Prefeitura de Teresina: Elizeu Aguiar, Antônio José Lira e Rubenita Lessa. O blog informou hoje, durante o Jogo do Poder na TV Meio Norte, que essa lista cresceu. Isso porque o vereador Luís André não descarta a possibilidade de concorrer para o cargo que hoje é ocupado por Firmino Filho.
Ao blog ele informa que se prepara para uma tentar releição a vereador, mas que também coloca seu nome à disposição para investir na majoritária.
Quem Quem encarna capitão Nascimento
Por Samantha Cavalca
Não deu para Quem Quem nesse último pleito, mas o candidato ao Senado nas últimas eleições não perde o holofotes. Ele divulga através de seu WhatsApp montagem em que aparece prestigiando o dia nacional do cinema fantasiado de Capitão Nascimento.
Quem Quem, na nova roupagem de crítico de cinema, aproveita a data para indicar o filme Tropa de Elite.