Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 627 de 665Rubenita Lessa diz que será candidata em 2020
Por Samantha Cavalca
A advogada Rubenita Lessa, filiada ao PSL de Jair Bolsonaro, disse que será candidata em 2020. O blog perguntou a que cargo: se prefeita ou vereadora. Rubenita disse que “não decidirá sozinha a respeito dessa questão”.
Rubenita deixa claro que todas as suas ações na sigla são reportados diretamente a executiva nacional do PSL.
Defesa de Lula protocola novo pedido de HC e cita Moro na Justiça
Por Samantha Cavalca
A defesa do ex-presidente Lula protocolou hoje (05) novo pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal. Na documentação foi destacada a indicação do juiz Sergio Moro para ocupar cargo no Governo de Bolsonaro.
A defesa diz que Moro teria mantido contato com integrantes da campanha de Bolsonaro durante o processo eleitoral, o que configuraria parcialidade do magistrado - e justificaria o pedido de suspeição do juiz. “Providências tomadas em processos judiciais contra o Lula resultaram em benefícios eleitorais ao agora presidente eleito, que, logo após o sufrágio, concede um dos mais relevantes cargos do governo federal ao mesmo magistrado", afirma a defesa.
Dr. Pessoa já negocia sua ida para o PSC de Valter Alencar
Por Arimatéa Carvalho
Com o comando do partido Solidariedade ameaçado pela entrada do deputado estadual Evaldo Gomes na sigla, o deputado estadual Dr. Pessoa negocia sua ida para o PSC do ex-candidato a governador Valter Alencar.
Evaldo tem reunião com a presidente do Podemos, Renata Abreu, na segunda-feira para tratar da migração dele, da deputada federal eleita Marina Santos e do ex-candidato a senador Marcos Vinicius na agremiação, mas ele próprio admite que as conversas com o Solidariedade estão mais adiantadas.
O presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, já disse a Evaldo que o comando ficará, sim, com ele. O partido tem interesse em acrescentar uma deputada federal a sua bancada na Câmara.
Evaldo diz que, ingressando no Solidariedade, gostaria de contar com Dr. Pessoa, um nome que agrega, mas com ele Evaldo no comando. Pessoa e Evaldo estavam juntos na campanha de Pessoa ao governo do Estado neste ano.
Zé Santana: a carta na manga de Wellington Dias
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias costura um nome de consenso para a presidência da Assembleia Legislativa para evitar desgastes entre os principais aliados do PT, os Progressistas e o MDB, que já anunciou o presidente Themístocles Filho como candidato à reeleição.
E quem seria o nome de consenso, a ser aceito pelo próprio PT, pelo senador Ciro Nogueira, pelo prefeito Firmino Filho (que tem influência no pleito) e pelo MDB? O blog ouviu 6 deputados dos 3 partidos e surgiu o deputado Zé Santana, que tem bom relacionamento com todos e conhece a máquina da Assembleia como ningúem.
Ciro e Firmino aceitariam, mas o presidente Themístocles, é claro, prefere ele próprio como candidato. A estratégia de Wellington é: sendo um deputado do MDB, os demais parlamentares da sigla vão se sentir contemplados e não irão corresponder a um eventual chamado de revolta de Themístocles. Esse é o pensamento do Karnak.
Dois dos deputados ouvidos disseram que o documento proposto pelo Progressistas com mudanças na gestão de Wellington Dias (PT) teria provocado um desgaste com o PT, que viu na atitude um prenúncio da disputa entre os dois grupos pelo governo em 2022. Esperto, Themístocles tratou logo de defender o governo e se opor ao documento, para ganhar mais simpatia dos petistas.
Valter Alencar vai integrar equipe de transição de Witzel
Por Samantha Cavalca
O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, já convocou Valter Alencar. O jurista já se encontra no Rio de Janeiro.
Fontes do PSC nacional afirmam que ele vai integrar equipe de transição e tem chances grandes de participar da administração direta de Witzel.
Evaldo: \“PTC optar pelo Solidariedade o comando no PI será nosso\”
Por Samantha Cavalca
Evaldo Gomes, presidente do PTC no Piauí, informa ao blog que Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade, já fechou questão: se partido de Marina Santos realizar a fusão com Solidariedade, Evaldo terá o comando da sigla no Piauí.
Segundo o deputado estadual a questão da presidência regional não está mais em pauta. “Já está definido. Paulinho já se comprometeu comigo. O que estávamos vendo nesse momento são outras questões, mas essa já foi superada”
Evaldo também confirma que, próxima segunda-feira, vai receber em Teresina a deputada e presidente nacional do Podemos, Renata Abreu. Na quarta, ele, Marina Santos, deputada eleita, e Marcos Vinicius seguem para Brasília para almoço com Paulinho da Força. “Estamos entre Solidariedade e Podemos”, afirma o deputado.
Evaldo também aproveitou para parabenizar a iniciativa do Progressistas que entregou uma carta ao Governador Wellington Dias pedindo o enxugamento da máquina. “Mostra responsabilidade com o povo ao propor modernização do Governo”, finaliza.
Projeto de aplicativos chega à Câmara e PT já reclama
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito Firmino Filho (PSDB) encaminhou à Câmara de Vereadores de Teresina o projeto de lei que regulamenta o funcionamento do transporte individual por aplicativos na cidade, como Uber, 99 e Cabify. E tão logo chegou à Casa, os vereadores da oposição já criticam a proposta.
O vereador Deolindo Moura, do PT, disse que a proposta limita o número de motoristas nos aplicativos, padroniza veículos, cobra imposto municipal e impõe pesadas multas para casos de descumprimento das exigências.
Já o secretário municipal de Comunicação da Prefeitura de Teresina, Fernando Said, comenta que não há motivo para polêmicas, pois antes de apresentar o projeto à Câmara houve negociações e acertos com a categoria dos motoristas de aplicativos.
Vereador do PP alerta: Governo W. Dias já tem dificuldade de pagar
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) disse em discurso na Câmara de Teresina que muitos empresários têm relatado dificuldade para receber pagamento pelo serviço prestado ao Governo do Estado.
“O que nós percebemos pela classe empresarial é uma dificuldade no recebimento pelo trabalho realizado e dos produtos que foram vendidos para o Governo do Estado”, afirmou.
Ele defendeu a necessidade de mudanças e enxugamento da máquina administrativa, citando a carta com propostas apresentada pelo senador Ciro Nogueira ao governador Wellington Dias (PT).
No documento, o senador aconselha o gestor a diminuir a máquina pública do Estado, com intuito de melhorar as finanças.
"É necessário se fazer uma reflexão sobre o governo de Wellington Dias, que começa em janeiro de 2019”, ressaltou.
Partido Novo chega ao Piauí com evento político
Por Arimatéa Carvalho
Grande novidade na eleição do dia 7 de outubro, o partido Novo conseguiu eleger o governador do segundo maior colégio eleitoral do Brasil, Minas Gerais, o empresário Romeu Zema, e oito deputados federais.
No Piauí, o partido está chegando e fazendo jus ao nome: os envolvidos são, de fato, novidade na política, como o médico endocrinologista Wallace Miranda e o empresário do setor imobiliário Felipe Arraes. Embora não pretenda sair candidato, Felipe conta que Wallace é um nome preparado e pode, sim, já sair para as eleições municipais de 2020.
O evento de apresentação do Novo ao Piauí será no dia 9 de novembro, com o vereador de Porto Alegre Felipe Camozzato, em buffet da zona Leste de Teresina.
Felipe esteve reunido com o deputado federal do Novo por São Paulo, Vinícius Poit, e o presidente do Diretório Nacional do partido, Moisés Jardim, conversando sobre a presença da sigla no Piauí.
APPM: entendimento atual é por chapa única
Por Samantha Cavalca
Por Brasília, o atual presidente da APPM, Gil Carlos, disse que o trabalho em relação às eleições é para que haja entendimento pela formação de uma chapa única.
A novidade contada ao blog pelos prefeitos presentes ontem na capital federal é que eles ouviram de Wellington Dias e Ciro Nogueira que ambos não vão interferir nos rumos da APPM.