Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 631 de 665Bastidores: PT e PP fecham acordo para a presidência da Alepi
Por Samantha Cavalca
Uma das pautas mais quentes no meio político é a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí. Bastidores apontam que ainda antes do primeiro turno, PT e Progressistas, em acordo com governador Wellington Dias, fecharam que a presidência da Casa será ocupada por uma das siglas.
Um dos “cabeças” petista informou ao blog que por dois anos será o PP e outros dois anos o PT: “A única dúvida que temos é qual partido será primeiro, no mais, estamos fechados”.
PT e PP hoje possuem dez deputados eleitos, numericamente não é suficiente para eleger um presidente, mas a fonte revelou a blog que eles também terão outras siglas na estratégia. Fonte do progressistas também revelou que atualmente apenas 6 deputados não estariam dentro desse grupo.
Luciano Nunes é convidado por Firmino para assumir a Administração
Por Samantha Cavalca
Sílvio Mendes saiu da Fundação Municipal de Saúde e para seu lugar o prefeito de Teresina, Firmino Filho convidou Charles Silveira que ocupava a secretaria de Governo.
O blog perguntou a Firmino Filho se teria novas modificações administrativas. Ele disse que convidou Luciano Nunes para a Administração que ainda não deu resposta.
Políticos marcam festa da vitória de Bolsonaro em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
A festa da vitória de Jair Bolsonaro em Teresina já está marcada por seus apoiadores, lideranças e políticos que gravitam em torno do PSL e movimentos simpatizantes. A convocação está sendo feita por nomes como o da médica Adriana Sousa, que concorreu à Câmara dos Deputados no dia 7 de outubro e obteve 14.754 votos.
O evento vai acontecer depois do encerramento da votação, a partir das 18h, com concentração na Avenida Raul Lopes, embaixo da Ponte Estaiada.
Major Diego confirma que será candidato em 2020
Por Arimatéa Carvalho
Convidado pelo próprio Jair Bolsonaro para disputar as eleições deste ano no Piauí, o presidente do PROS no Piauí, Major Diego Melo, anunciou que será candidato a um cargo nas eleições de 2020.
Ele assegurou que continuará trabalhando para prosseguir o seu projeto de renovação politica e que quer tentar um cargo na cidade de Teresina, onde obteve uma votação expressiva com mais de 9 mil votos para deputado federal em 2018.
Major Diego Melo diz que após tentar pela primeira vez uma eleição em 2018, passou por um período de reflexão e, após conversa com eleitores, lideranças políticas e amigos, resolveu tomar mais uma importante decisão na sua vida pública.
“Quero continuar o meu trabalho de mudança. Senti que o povo quer mudança e pude observar através da minha votação, onde obtive um total de 17.527 votos. Quero poder continuar com esse trabalho de renovação na política”, afirma.
Militar há mais de 20 anos no Estado do Piauí, Major Diego Melo vem seguindo um trabalho de apoio ao candidato a presidência do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), realizando carreatas e reuniões em todo o Piauí. Recentemente esteve ao lado do deputado federal, Magno Malta (PR), e do presidente do PSL, Fábio Sérvio, em dois grandes eventos em apoio ao candidato nas cidades de Parnaíba e Teresina.
Sobre o Major Diego Melo
Major Diego Melo, é Policial Militar há mais de 20 anos, cristão, casado, defensor da família, da fé, dos bons costumes e das pessoas de bem. Formado e Pós-graduado em Direito e Segurança Pública, Ações Táticas Especiais e Piloto do Helicóptero da PMPI. Criamos a RONE, o Ronda Cidadão, a DITEL, o Sistema de Monitoramento da PMPI, e sou Vice-Presidente da AMEPI (Associação dos Oficiais Militares do Estado do Piauí) e o único representando do RenovaBr, no Estado do Piauí.
Facebook de Regina Sousa é invadido e postagem cita ator
Por Arimatéa Carvalho
Hackers invadiram a conta da rede social Facebook da senadora Regina Sousa (PT) e postaram que ela está em um relacionamento sério com o deputado federal eleito Alexandre Frota, que era ator pornô e se elegeu com discurso alinhado ao do candidato a presidente Jair Bolsonaro.
O jornalista Alisson Bacelar informou ao blog que as medidas legais já foram tomadas para identificar os invasores. Ela denunciou e pediu uma investigação para identificar o autor.
Veja porque Fábio Xavier terá força no governo de Bolsonaro
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do PR no Piauí, deputado estadual reeleito Fábio Xavier, terá muita força no Estado se Jair Bolsonaro for eleito presidente no dia 28.
Em Brasília esta semana, o parlamentar se reuniu com a cúpula do partido, que tem a promessa de três ministérios no novo governo, um deles para o senador não reeleito Magno Malta.
No Piauí, o PR elegeu Fábio Abreu para a Câmara dos Deputados e três estaduais (Dr. Hélio, coronel Carlos Augusto e o próprio Fábio), portanto, tem bala na agulha para indicar cargos federais.
\“Não descarto ingressar em nova sigla, mas agora não\”
Por Arimatéa Carvalho
Sobre postagem feita aqui no blog por este jornalista, afirmando que o vereador de Teresina Ítalo Barros está saindo do PTC e ingressando no Progressistas, o vereador reitera que "tenho recebido uma série de convites e de vários partidos políticos, entre eles, o Progressistas".
"No entanto, continuo filiado ao PTC, onde fui eleito vereador de Teresina com 4.626 votos. Tenho um compromisso com o partido e com os dirigentes da agremiação. Inclusive, tenho uma excelente relação com o presidente, deputado estadual Evaldo Gomes", explica o parlamentar.
"Não avalio, neste primeiro momento, deixar de integrar os quadros do PTC, contudo, não descarto ingressar em uma nova legenda", conclui.
\“Estou me preparando para o meu trabalho\”, diz novo deputado
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal eleito Marcos Aurélio Sampaio (MDB) fez sua estreia em Brasília atrás de recursos para o Piauí e exercitando a arte de fazer política na capital federal.
Acompanhando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), o futuro parlamentar teve audiências com o ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua Andrade, com o ex-comandante Militar do Nordeste, general Artur Costa Moura, e com o presidente da República, Michel Temer.
No Ministério da Integração Nacional, os parlamentares solicitaram a liberação de recursos para obras e aquisição de equipamentos para o estado.
“Já estou me preparando para meu trabalho como parlamentar. Além do papel de elaboração de leis, temos a responsabilidade de destinar recursos e cobrar a aplicação dos mesmos em nosso estado,” afirmou Marcos Aurélio.
Já com o General Artur Costa Moura, ex-Comandante Militar do Nordeste, a pauta era sobre a conclusão do trecho piauiense da BR-222, executada pelo 2º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército.
A BR222 também foi o assunto tratado com o Presidente da República Michel Temer. Os deputados piauienses solicitaram a liberação de recursos para a finalização da obra: “também vou me dedicar para que essa obra seja concluída, vamos buscar os recursos para que o Piauí seja ligado aos estados do Ceará, Maranhão e Pará através dessa BR. Eu penso no legado de oportunidades que essa obra vai gerar depois de concluída,” disse o futuro deputado federal.
Também participaram das audiências o ex-deputado estadual Antônio Félix (PTC) e o deputado estadual eleito Henrique Pires (MDB).
Momento é de focar em Bolsonaro, avisa Mão Santa
Por Arimatéa Carvalho
A secretária de Infra-estrutura da Prefeitura de Parnaíba e filha do prefeito Mão Santa, Graça Moraes Souza, não será candidata a nada em 2020 e tampouco está sendo discutindo o assunto nesse momento.
Segundo o grupo político do prefeito Mão Santa, eles estão empenhados na campanha do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) e cumprindo agenda administrativa.
A eleição de 2020 será tratada no momento certo, de acordo com o prefeito. Ele está sem partido e apóia Jair Bolsonaro com força no segundo maior colégio eleitoral do Estado,
Com Ítalo Barros e Neto do Angelim, PP dobra bancada
Por Arimatéa Carvalho
A bancada do Progressistas na Câmara de Teresina vai dobrar. Atualmente, os vereadores Venâncio Cardoso (que ocupa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Teresina) e Aluísio Sampaio (ex-ocupante da pasta) compõe a dupla progressista, mas estão de entrada na agremiação os vereadores Neto do Angelim (DC) e Ítalo Barros (PTC).
Neto do Angelim saiu da Democracia Cristã atirando. Ele classificou de "desastrosa" a campanha ao governo do Estado de Romualdo Seno e disse que não tem bom relacionamento no partido. Neto é ligado ao prefeito Firmino Filho, do PSDB, mas que tem ligações muito fortes com o senador Ciro Nogueira e pode, ele próprio, ir para o Progressistas. Além disso, Firmino agora tem a esposa, dona Lucy Soares, como deputada progressista. Assim, a ida de Neto do Angelim é natural.
O outro nome ingressando no Progressistas é o vereador Ítalo Barros, atualmente no PTC. Nesse partido, há muito tempo Ítalo e o presidente Evaldo Gomes não se entendem. O presidente do Progressistas, deputado estadual reeleito Júlio Arcoverde, foi quem convidou Ítalo.
Tanto Neto do Angelim quanto Ítalo Barros, ao irem para o Progressistas, resolvem o problema de seus partidos atuais não terem atingido a cláusula de barreira e, portanto, ficarem sem tempo de propaganda e sem dinheiro do fundo partidiário para manter-se.