Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 632 de 665Bolsonaro telefona para Mão Santa; entenda
Por Samantha Cavalca
O candidato à presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro ligou para o prefeito de Parnaíba, Mão Santa. A ligação faz parte da estratégia do candidato fortalecer sua candidatura em estados do Nordeste.
Durante a ligação, Bolsonaro pediu que Mão Santa fortalecesse o nome de alguns aliados no litoral piauiense, inclusive o de Fábio Sérvio, presidente da sigla em nível regional. Na visão de Bolsonaro, Mão Santa pode reverter de maneira setorial a votação obtida pelo candidato petista Fernando Haddad. Ao blog, interlocutor ligado ao prefeito contou que Bolsonaro lembrou que ele poderia ter sido seu vice nesta corrida rumo ao Palácio do Planalto.
B. Sá pode preparar o terno: deve assumir mandato efetivo
Por Arimatéa Carvalho
O Chapão elegeu 24 dos 30 deputados estaduais do Piauí no dia 7 de outubro e o governador Wellington Dias deve chamar pelo menos seis deles para compor o secretariado. Com isso, seis suplentes assumem mandato na Assembleia Legislativa. Mas um deles, exatamente o primeiro suplente, B. Sá, do Progressistas, deve assumir efetivamente o mandato no próximo ano, deixando a condição de suplente.
Isso porque o conselheiro Luciano Nunes, pai do ex-candidato a governador Luciano Nunes, deve se aposentar do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e abrir uma vaga a ser ocupada por parlamentar. Embora não se possa hoje apontar quem vai para o TCE, já se sabe que será um dos 24 eleitos pelo Chapão. Qualquer que seja o eleito, a vaga aberta fica pelos próximos três anos com o filho do veterano B. Sá.
Na Assembleia, um dos nomes já citados para o lugar de Luciano Nunes no TCE é o do deputado Wilson Brandão, do Progressistas, um intelectural e querido pela maioria no parlamento. A influência do governador Wellington Dias na escolha, no entanto, é muito forte e isso precisa ser levado em consideração. Ele pode indicar um nome do PT para a cobiçada vaga no Tribunal.
Themístocles vai se encontrar com Temer amanhã em Brasília
Por: Samantha Cavalca
O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, tem pauta amanhã (16) com o presidente Michel Temer. O tema da conversa: a finalização da BR 222.
“Quem tá construindo a 222 é o Exército, pedirei ao presidente que ele reforce verba federal ao Exército”, diz TT.
O deputado federal eleito, filho de Themistocles, Marco Aurélio também participará da audiência.
Dr. Pessoa diz que abandona a política
Por Samantha Cavalca
Pode ser só porre da campanha acompanhado da ressaca da derrota ao Governo do Estado, mas Dr. Pessoa disse que abandonaria a política.
Ao seu círculo próximo, Pessoa teria declarado que não tem estrutura para ser candidato a prefeito e nem humildade para tentar ser vereador. Então, abandonaria a política.
Marco Aurélio Sampaio à PMT pelo MDB
Por Samantha Cavalca
Antes mesmo do encerramento do pleito de 2018 em nível regional, o blog já vinha pautando os nomes mais fortes para 2020. A lista já é grande e, dentre os nomes, bastidores apontam como um dos fortes o deputado federal eleito Marcos Aurélio Sampaio.
Ele é filho de Themístocles Filho e também pertence ao MDB. O sobrenome político dele não é novidade, mas sua imagem será amplificada como nova e terá como palco principal a Câmara dos Deputados.
Dificilmente isso será confirmado nesse momento por pura questão de estratégia. A possibilidade de Marcos disputar a PMT vai reacender a disputa Themístocles versus Firmino, principalmente nesse momento em que existe uma articulação para que Themístocles tenha um adversário real na disputa pela presidência da Alepi. “Se perder a presidência, ele vai ganhar fôlego político através de Marcos”, informa uma fonte ao blog.
Elizeu: ganhou ou perdeu?
Por Samantha Cavalca
Elizeu Aguiar obteve exatos 79.781 votos na disputa ao Senado que foram anulados por decisão do Ministério Público Eleitoral.
“Quando registrei minha candidatura, fiz com dois suplentes, como manda a lei e ela foi deferida. Acontece que um dos suplentes desistiu e com isso o partido indicou outro suplente. O advogado da coligação perdeu o prazo para a troca dos nomes. O MPE pediu o indeferimento da minha candidatura”, explica Elizeu Aguiar.
Em política nem todo perdedor de fato perde e nem toda anulação é o fim do mundo, já que Elizeu já é apontado com um dos nomes mais fortes para uma candidatura à vereador em 2020. O blog já soube que ele é uma das apostas do Progressistas.
“Se não tivesse meus votos anulados teria ficado em sexto, logo atrás do Frank Aguiar”, lamenta Elizeu.
Evaldo Gomes: “não sou oposição a ninguém”
Por Samantha Cavalca
O presidente regional do PTC, e deputado estadual reeleito, disse ao blog: “não tem essa de querer me rotular como oposição. Não sou oposição a ninguém”.
Evaldo é conhecido no meio pelo seu pragmatismo político, e disse que ser oposição será mais uma decisão do governador do que dele. Ao blog ele relatou que a pauta prioritária é cumprir o que prometeu durante a sua campanha para a reeleição à Alepi. “Liguei para o senador Ciro Nogueira para falar sobre essas questões”.
Sobre o futuro do PTC, ele também conta que o partido está avaliando a proposta de se fundir com o Patriota. “Seríamos nove na bancada federal e ainda teríamos o cargo de vice-presidente nacional da sigla, mas estamos avaliando outras propostas”, finaliza o deputado.
O blog considera interessante mesmo é a declaração de Evaldo sobre 2020: “nosso grupo será protagonista nas eleições para a Prefeitura de Teresina".
Aliados querem ampliar votação de Haddad em Parnaíba
Por Arimatea Carvalho
O secretário estadual de Saúde e um dos coordenadores da campanha do governador Wellington Dias (PT) ao Governo do Estado, Florentino Neto, organizou grande caminhada em Parnaíba no final de semana em apoio à candidatura a presidente de Fernando Haddad.
"Foi um evento supra partidário", explicou Florentino Neto, que conseguiu no dia 7 de outubro garantir uma vitória para o governador na segunda maior cidade do Estado, com mais de 30 mil votos para o petista. Florentino diz que Haddad terá novamente uma grande vitória no segundo maior colégio eleitoral.
No primeiro turno, Haddad obteve 34.621 votos em Parnaíba, ante 25.247 de Bolsonaro. A ideia é ampliar ainda mais essa votação do petista no dia 28 de outubro.
Bolsonaro une Mão Santa e Samarone em Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
Muitos parnaibanos se surpreenderam ao ver no final de semana o prefeito Mão Santa junto ao vice-prefeito Samarone, que são rivais políticos e pessoais desde que o prefeito assumiu o mandato. O que uniu os dois políticos tem nome e sobrenome: Jair Bolsonaro, candidato a presidente que lidera as pesquisas de intenção de votos.
O senador Magno Malta esteve na segunda maior cidade do Piauí em ató pró Bolsonaro e atraiu tanto o prefeito, que declarou voto no capitão, quanto seu vice e rival. Magno Malta também veio a Teresina para ato a favor de Bolsonaro.
Evaldo: fico no PTC se a fusão for satisfatória
Por Arimatéa Carvalho
14 partidos não alcançaram a cláusula de barreira e, portanto, ficarão sem o dinheiro do fundo partidário e sem tempo de propaganda no rádio e na TV. As siglas são: PCdoB, Patriota, PHS, PRP, PMN, PTC, Rede, PPL, DC, PRTB, PMB, PCB, PSTU e PCO.
O presidente do PTC no Piauí,deputado estadual reeleito Evaldo Gomes, afirmou que a tendência é a maioria desses partidos partir para fusões entre si, de modo a atingir a cláusula e continuar recebendo tanto o fundo quanto tempo de propaganda. As fusões são permitidas e viabilizam financeiramente as agremiações.
Em relação ao seu PTC, ele disse há várias possibilidades já em negociação, citando PMN, PHS, Patriota, PRTB e PRP. No entanto, Evaldo faz uma ressalva: para ele não interessa permanecer na nova sigla se o comando do partido não ficar com ele no Estado do Piauí. Por isso, as negociações se desenvolvem com calma.
Além de garantir sua reeleição, Evaldo elegeu a deputada federal Marina Santos e o ex-prefeito Marcos Vinicius obteve expressiva votação para o Senado.