Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 638 de 665Evaldo Gomes decide apoiar Frank Aguiar
Por Samantha Cavalca
Evaldo Gomes tinha comunicado ao blog que até o dia 20 deste mês decidiria seu segundo voto ao Senado. Ele decidiu: ficará com Frank Aguiar.
O deputado estadual do PTC também disse ao blog que irá com força total para colocar Pessoa no segundo turno contra Wellington Dias na disputa pelo Governo do Estado e que pode fazer Frank virar nas pesquisas de intenção de voto. Frank é o seu segundo voto, Marcos Vinicius, que é do seu partido, o PTC, já tinha o seu apoio.
Luiz Lobão convoca vereadores para fortalecer Marcelo Castro
Por Samantha Cavalca
Os resultados das pesquisas de intenção de votos ao Senado divulgadas nesta semana fizerem com que Marcelo Castro fizesse algumas modificações em suas estratégias de campanha.
Uma delas é abrir canal de negociação com os vereadores da capital. O coordenador da campanha de Castro em Teresina, Luís Lobão, foi escalado para correr atrás e marcou para hoje um café da manhã com vereadores e suplentes.
Ontem, Marcelo esteve ao lado de Wellington Dias e Ciro Nogueira em agenda pelo interior do Estado. Ele foi aconselhado pelo governador a fortalecer seu nome na capital. Wellington afirma que fará os dois senadores da sua chapa.
Wellington Dias promove jantar para arrecadar fundos para campanha
Por Samantha Cavalca
Ontem, o governador Wellington Dias promoveu jantar para apoiadores com o objetivo de arrecadar fundos para sua campanha.
Presentes, da chapa majoritária governista, Regina Sousa, Ciro Nogueira e Marcelo Castro, além de outros nomes da base de Wellington Dias como os deputados Júlio Arcoverde, João Madson, Pablo Santos, Merlong Solano, dentre outros. O jantar foi prestigiado pelos petistas das antigas.
Segundo a assessoria de Wellington Dias, compareceram ao evento cerca 500 pessoas. Foram vendidos ingressos que variavam de 50 a 2500 reais. O blog questionou a assessoria sobre os valores arrecadados na noite de ontem, mas foi informado que ainda não tinha os números disponíveis, já que os doadores fizeram pagamentos em cheque e através de transferência bancária ainda não apurados totalmente.
Twitter de Eduardo Cunha voltou
Por Samantha Cavalca
Eduardo Cunha continua preso em Curitiba e sem acesso a sua conta no Twitter, mas seu perfil na rede social voltou a ser a atualizado.
Os mais de 290 mil seguidores do perfil do ex-presidente da Câmara dos Deputados estão recebendo postagens relativas a campanha de sua filha, Danielle Cunha, candidata do MDB à deputada federal pelo Rio de Janeiro. Danielle já postou vídeo repudiando o ataque a Jair Bolsonaro e nota que critica a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais que decidiu pelo deferimento da candidatura da ex-presidente Dilma Roussef.
Os posts são assinados com a hastag #EquipeCunha. Eduardo Cunha era um assíduo participante do Twitter, onde tecia críticas à adversários políticos e comentava sobre futebol. Depois de sua prisão, o perfil estava desatualizado, mas não foi desativado e usuários da rede social sempre resgatavam publicações antigas de Cunha em forma de piada.
Candidato a deputado federal vota em outro candidato a federal
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Câmara de Vereadores de Parnaíba, Geraldinho, é candidato a deputado federal pelo PSB, partido de oposição ao governador Wellington Dias (PT). Mas ele protagoniza um fato curioso: apesar dele próprio disputar uma das 10 vagas da Câmara dos Deputados, Geraldinho vota no candidato a deputado federal Flávio Nogueira.
Para completar, Flávio é da coligação do governador Wellington Dias. Não se pode esquecer que Geraldinho é da base de apoio do prefeito Mão Santa na Câmara. E Mão Santa é rival ferrenho do governador Wellington Dias. Coisas da política piauiense.
Ciro: prefeito é preguiçoso, incompetente, despreparado e mentiroso
Por Arimatéa Carvalho
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) tem um conceito bem definido do prefeito de Picos, padre Valmir: Ele é preguiçoso, incompetente, despreparado e mentiroso. Para ele, o gestor deveria se retirar da vida pública, pois sofre rejeição da população de Picos e não consegue sequer andar nas ruas.
Ele afirma que a gestão do padre tem afastado investimentos da cidade e afirma que "graças a Deus" o político não o apoia ao Senado nesta eleição. "Eu não quero o apoio dele", avisa.
O padre é do PT, mas anunciou apoio ao candidato ao Senado da oposição Wilson Martins, do PSB. Para Ciro, isso é questão interna do PT. Ciro ressalta que a imagem do governador Wellington Dia (PT) nada tem a ver com a do padre, que é desgastada em Picos.
Dilma Rousseff grava vídeo em apoio à Marcelo Castro; veja
Por Samantha Cavalca
A ex-presidente e candidata ao Senado pelo estado de Minas Gerais, Dilma Rousseff, gravou um vídeo em apoio à candidatura de Marcelo Castro ao Senado pelo Piauí.
O vídeo está sendo distribuído via WhatsApp pela assessoria de Castro. Na gravação, Dilma ressalta que Marcelo foi seu ministro da Saúde e ressalta sua lealdade em votações importantes na Câmara dos Deputados.
Veja:
Ciro diz que recebe com humildade os números da Amostragem
Por Samantha Cavalca
Ao blog, o senador Ciro Nogueira comentou o resultado da pesquisa Amostragem que foi realizada em Teresina e divulgada nesta terça-feira (18) pelo Grupo Meio Norte de Comunicação. Ciro diz que recebe com muita humildade os números que o colocam ocupando a primeira posição nas intenções de votos ao Senado.
“A partir do momento que a população tomasse conhecimento de tudo que fizemos em Teresina em parceira com o governador Wellington Dias e com o nosso prefeito de Teresina, Firmino Filho, esse resultado iria aparecer, haveria esse reconhecimento”. Ciro acrescentou que isso aumenta a responsabilidade que ele tem com Teresina. Senador afirma que ele conseguiu trazer o maior volume de investimentos da história da capital do Piauí . “Tenho feito muito, mas vamos fazer muito mais”, finaliza Ciro.
Mulheres de Teresina farão atos contra Bolsonaro
Por Arimatéa Carvalho
O grupo “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro no Piauí” realiza nos dias 22 e 29 de setembro ações para mobilização da população contra o discurso de ódio que vem sendo disseminado contra mulheres, grupos LGBT, negros e índios nas redes sociais e na grande mídia pelo candidato à presidência da república, Jair Bolsonaro (PSL).
Nesse domingo, 16, aconteceu plenária no Parque da Cidadania para definir os principais pontos sobre os dois eventos.
O grupo é formado por profissionais liberais, professoras, estudantes universitárias e secundaristas, aposentadas, entre outros que são contra a homofobia, o racismo, o machismo e a violência divulgados nas propostas do candidato.
No dia 22, acontece ato de mobilização, articulação e diálogo às 8h, na Praça Rio Branco, Centro de Teresina e depois caminhada em direção à Praça da Bandeira.
Já no dia 29, a capital piauiense segue uma ação nacional que começa às 17h, com percurso da praça da Liberdade, no Centro, culminando com uma vigília e atividades culturais no Parque da Cidadania.
Elas argumentam que em 28 anos de mandato Jair Bolsonaro não aprovou nenhum projeto e entre os poucos que elaborou ou ajudou a elaborar está o Projeto de Lei 6055/2013 que impede o atendimento obrigatório do SUS às mulheres vítimas de violência sexual. Também votou pelo congelamento dos gastos em saúde, segurança e educação por 20 anos. Votou a favor da Reforma Trabalhista, que retirou direitos dos trabalhadores e expõe mulheres grávidas a ambientes insalubres. Foi contra a lei que garante direitos às empregadas domésticas.
Florentino: Wellington terá grande votação no litoral
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias (PT) terá uma expressiva votação no litoral do Estado no dia 7 de outubro. A previsão é do secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, que mergulhou de cabeça na missão de fazer o petista um campeão de votos em Parnaíba e cidades do entorno.
Ele conta com o empenho de outro ex-prefeito de Parnaíba, Zé Hamilton, que é primeiro suplente do candidato ao Senado Marcelo Castro. No final de semana, numa demonstração de união e força, ambos e mais Osmar Jr. participaram de grande ato político na cidade.
"Participaram de atos de campanha em Parnaíba ainda os deputados Zé Santana, Júlio Arcoverde e Flávio Nogueira Júnior", conta Floretino. A grande preocupação de Florentino tem sido fortalecer a campanha majoritária na região do litoral. Por isso, ele participa de eventos com todos os candidatos que lhe tem convidado.
"Zé Hamilton também está com força na campanha e tem reunido lideranças em torno da campanha de Marcelo Castro", conta. No final de semana, Zé Hamilton e Marcelo se reuniram com um grupo de lideranças de Luís Correia, Parnaíba e Ilha Grande.