Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 639 de 665Themístocles rasga elogios a toda chapa de Wellington Dias
Por Samantha Cavalca
Neste domingo, Themístocles Filho acabou com qualquer rumor de mal entendidos em relação ao seu apoio ao governador Wellington Dias, Ciro Nogueira e Marcelo Castro.
Em comício na cidade de Demervão Lobão, o presidente da Alepi, rasgou elogios ao governador: “todos têm problemas com Governo, vejam o caso do Rio de Janeiro. O Piauí não atrasou salários e continuou fazendo obras”. Themístocles ainda disse que o governador não poderia se queixar em momento algum do seu desempenho à frente da Assembleia.
Não foi só Wellington que ganhou elogios, já que Themístocles reservou grande parte da sua fala para elogiar o desempenho do senador Ciro Nogueira em relação à obtenção de recursos para todo o Piauí: “ele conseguiu emendas, conseguiu ambulâncias, melhorou a saúde da minha cidade. Eu voto nele por isso, porque hoje ele navega muito melhor do que navegava 8 anos atrás”, afirmou.
O presidente da Alepi ainda soltou indireta para a oposição: “na hora que você ver candidato zangado é porque tá faltando votos”.
Elmano tem adesão dos prefeitos de C. do Buriti e Pimenteiras
Por Arimatéa Carvalho
Os prefeitos Venicio do Ó, de Pimenteiras, e Marcos Nunes Chaves, o Marquinhos, de Canto do Buriti, declararam apoio a Elmano Férrer, neste final de semana, em grande reunião popular realizada em Canto do Buriti.
Elmano Ferrer se declarou muito feliz com adesões de tão importantes lideranças ao seu projeto de Governo para mudar o Piauí. “O prefeito de Pimenteiras viajou cerca de 500 quilômetros para nos receber neste evento popular e por acreditar que podemos fazer mais por nosso Piauí já tão castigado. Não podemos deixar esse governador continuar a fazer do Estado um cabide de interesses pessoais dele e de seus aliados”, relata Elmano.
O prefeito de Pimenteiras, Venicio do Ó, entende que o Piauí precisa avançar e que Elmano Ferrer pode fazer isso por sua experiencia e vontade de mudar a realidade de dificuldade dos municípios que não recebem apoio do Estado.
Já o gestor de Canto do Buriti, Marquinhos, diz que apoia o Vein Trabalhador porque o Piauí precisa de um governador que tenha compromisso com a sua gente. E o vice, o Dr. Luiz Ayrton, é também um médico e cidadão humano e preocupado em ajudar os piauienses.
Candidatos fazem dobradinhas para ganhar força
Por Arimatéa Carvalho
Os candidatos a deputado estadual e federal se viabilizam através de parcerias em determinadas regiões ou cidades do Estado, fazendo dobradinhas com base na preferência de suas lideranças. Tem sido assim também nessa campanha.
O candidato a deputado estadual Oliveira Neto (PPS) e o candidato a deputado federal Fábio Abreu (PR) são de coligações diferentes (o primeiro de Elmano Férrer o segundo, de Wellington Dias, do PT), mas têm lideranças em comum e estão juntos em comunidades.
Em Teresina, a campanha do jovem Oliveira Neto, de 23 anos, também conseguiu adesões de vereadores e lideranças dos mais diferentes partidos e coligações. Ele diz que a campanha vem sendo reforçada naturalmente, no dia a dia.
Juiz nega pedido de improbidade contra Rafael Fonteles
Por Arimatéa Carvalho
O juiz Aderson Antônio Brito Nogueira, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Teresina, negou ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual contra o ex-secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, e o contador geral do Estado, Ricjardeson Dias.
O MPE havia pedido a condenação dos gestores por improbidade administrativa em virtude de atrasos nos repasses de empréstimos consignados dos servidores estaduais para o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Piauí (IASPI).
O inquérito foi instaurado a partir de uma representação formulada pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí. O juiz rejeitou o pedido e mandou extinguir a ação.
O magistrado diz em decisão que os gestores comprovaram que os atrasos foram regularizados e que, no entendimento dele, os gestores não tiveram má-fé ao atrasar os repasses, o que afasta a hipótese de crime de improbidade. "Não vislumbro, no gestor, a má-fé ou a manifesta intenção de lesar o erário, que justifique a imposição de sanção prevista na lei 8.429/92. Sem a comprovação do elemento subjetivo da conduta não há que se falar em ato de improbidade, sendo insuficiente a mera prática de irregularidade administrativa", afirma Aderson Nogueira na decisão.
O juiz entendeu que a demora nas transferências ao IASPI e aos demais beneficiários das contribuições descontadas dos segurados não pode ser observada de forma isolada, apartada do contexto de crise financeira pelo qual atravessa o Estado do Piauí e o país como um todo. "Segundo relatado pelos réus, durante sua gestão no Estado do Piauí, enfrentava críticos transtornos em suas finanças, marcados por uma despesa mensal substancialmente maior do que a receita, fato de conhecimento público e largamente divulgado pela imprensa local", afirma.
O juiz fez questão de frisar que o caso analisado versa sobre o atraso no repasse das consignações retidas em folha de pessoal. "Não se trata de ausência de pagamento, mas de suposto atraso", declarou.
Em sua defesa, Rafael Fonteles reiterou o que já havia dito que o Estado não tem qualquer débito com relação a consignações de servidores públicos referentes a 2017.
Por motivos de saúde, vereador Caio Bucar desiste da candidatura
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Caio Bucar (PRTB) desistiu de sua candidatura a deputado estadual no Chapão. Ele havia sido convidado pelo presidente do partido e seu amigo, deputado estadual Fernando Monteiro.
Caio Bucar foi um dos vereadores mais votados da capital em 2016, ficando em sexto lugar, com 5.955 votos. "O médico já vinha insistindo para eu desistir da campanha, porque isso não é bom para minha recuperação", conta o vereador, lamentando ter que tomar a decisão na reta final da campanha.
Fernando Monteiro convenceu Caio Bucar para reforçar a votação do partido, tendo em vista a boa penetração dele em Teresina e outros municípios. "Tenho como não atender o pedido médico, dos amigos, da família e do meu pessoal", diz Caio, que já tinha tido o problema de trombose em outra ocasião mas havia se recuperado.
TRE decide por manter a candidatura de Marcos Vinicius
Por Samantha Cavalca
O Tribunal Regional Eleitoral julgou hoje (14) embargos de declaração opostos pelo candidato ao Senado, Marcos Vinicius do PTC. Isso reverte a virtual inelegibilidade do candidato na chapa de Pessoa.
O advogado Wallyson Soares, advogado da coligação composta pelo PSOL e PCB, foi um dos autores do pedido de impugnação do Marcos junto ao TRE. Eles alegam abuso do poder político. O advogado disse ao blog que irá recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
Evaldo Gomes, presidente do PTC, comemorou a decisão do TRE, disse que continua abraçando a candidatura de Marcos. Sobre o segundo voto ao Senado, Evaldo já abriu diálogo com outros candidatos, mas não fechou apoio a nenhum. Bastidores apontam que Evaldo teve conversas com Ciro Nogueira e começou a conversar com interlocutores de Marcelo Castro. O blog perguntou se ele apoiaria Frank Aguiar, ele disse que ainda não existe nada fechado.
Outro bastidor sobre a permanência de Marcos nas eleições é que o fato joga areia nos planos de Jeová Alencar. O presidente da Câmara Municipal estava de malas prontas para voltar a apoiar senador Ciro Nogueira. Interlocutores de ambos os lados revelaram ao blog que Jeová quer contribuir com a vitória de algum candidato ao Senado: “Jeová sabe que Marcos não tem chances reais, já que as pesquisas mostram uma pontuação irrelevante”. Nesse cenário, até o próprio Firmino Filho, aliado de primeira hora de Ciro, comentava ao seu círculo próximo que não criaria objeções e já até elogiava o presidente da Câmara de Vereadores.
Partido ameaça expulsar vereadores infieis
Por Arimatéa Carvalho
Em documento enviado aos 42 vereadores do Solidariedade no Piauí, a cúpula nacional do partido avisa que vai fechar os diretórios municipais e expulsar os parlamentares que não votarem nos candidatos a deputado federal do partido nestas eleições.
O documento, assinado inclusive pelo presidente Paulinho da Força, vai mais longe: não aceita que os vereadore escolham candidatos a federal da mesma coligação, mas de outra agremiação. Tem de ser do Solidariedade.
O partido invoca a fidelidade e resoluções do partido para exigir o voto nos candidatos da sigla.
TRE-PI decide pelo deferimento da candidatura de Heráclito
Por: Samantha Cavalca
O Tribunal Regional Eleitoral decidiu, por unanimidade, pelo deferimento da candidatura a deputado federal de Heráclito Fortes.
Há duas semanas, Wallyson Soares, advogado da coligação “Poder Popular na Construção do Piauí”, formada pelos partidos PSOL e PCB, pediu ao TRE-PI a impugnação da candidatura do deputado federal Heráclito Fortes. O advogado afirmava que o candidato “foi condenado por estar fazendo promoção pessoal com dinheiro público quando foi Prefeito de Teresina. A condenação foi em ação popular, em razão da existência de crime contra o patrimônio público, tornando-o inelegível, eis que se encontra no prazo de execução da condenação.”
Sua advogada no caso, Geórgia Nunes, destacou que ele segue com a candidatura de forma transparente.
Evaldo: é preciso primeiro concluir investigação
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estaudal Evaldo Gomes (PTC), um dos líderes da oposição no Piauí, afirma que a operação Itaorna, desenvolvida pelo Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, Grupo de Combate ao Crime Organizado no Piauí e Polícia Rodoviária Federal, precisa ser concluída e as investigações finalizadas para então se afirmar se os acusados são inocentes ou culpados. Ele disse que o momento é delicado, mas requer cautela.
A operação cumpriu mandados de busca e apreensão atrás de provas da prática de fraudes em licitações.
A operação envolveu o cumprimento dos mandados junto a Secretaria de Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Instituto de Desenvolvimento do Piauí – IDEPI, Coordenadorias de Desenvolvimento Social e Lazer, Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural e Construtora Crescer.
“É uma situação preocupante, mas é necessário esperar que a investigação seja concluída para saber se de fato os acusados são inocentes ou culpados. Esse processo de fiscalização, conferido pelo poder investigatório do Ministério Público, se deu em âmbito nacional e agora chega aos estados. No entanto, é preciso a população ficar atenta. Há um sentimento hoje da população ser o fiscal das instituições públicas, então é preciso que ela fique vigilante, porque onde há fumaça há fogo “, afirma Evaldo Gomes.
Procuradores serão investigados e polêmica ganha fôlego no Piauí
POR: SAMANTHA CAVALCA
A Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público abriu investigação contra procuradores e promotores que denunciaram políticos em meio ao processo eleitoral. A alegação é que a motivação é meramente política.
O conselheiro do CNMP, Luís Fernando Bandeira de Mello, enviou um memorando à Corregedoria, citando casos contra os presidenciáveis Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), além do candidato ao Senado pelo Paraná Beto Richa (PSDB), que foi alvo de ações do Ministério Público estadual e federal, na terça (11).
CONFIRA ABAIXO O MEMORANDO
CNMP - eleições - Memo 12-2018.pdf
O debate promete ser um dos mais acirrados nesse período eleitoral e já tomou conta do meio jurídico. No Piauí, a pauta deve entrar em campo em breve, principalmente depois da operação do MP-PI, que teve como base uma denúncia feita ao TCE, que cumpriu mandatos de busca e apreensão na Secretaria Estadual de Turismo, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Instituto de Desenvolvimento do Piauí, duas coordenadorias estaduais e em uma construtora na cidade de Timon, no Maranhão.
Em entrevista à Rede Meio Norte, o governador Wellington Dias disse que vai dialogar com o MP e com o TCE. “São instituições respeitáveis e não podem permitir que alguns de seus membros pratiquem espetáculo”.
Ainda dentro desse tema, segundo informações repassadas ao blog pelo jornalista Ananias Ribeiro, na próxima semana deve ocorrer um ato em que parlamentares irão ao TCE entregar um pedido de afastamento do conselheiro Luciano Nunes, pai de Luciano Nunes Filho, candidato ao governo do Estado pelo PSDB e da conselheira Lilian Martins, esposa do candidato ao Senado Wilson Martins na chapa de Luciano. A alegação, segundo informações de Ananias, é que eles estariam fazendo uso político eleitoral do cargo de conselheiro utilizando informações privilegiadas tidas pelo cargo e ainda a liberação de operações sistemáticas que tem como objetivo específico prejudicar a campanha de reeleição do governador Wellington Dias.