Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 641 de 665Assis Carvalho ganha apoio de 6 categorias
Representantes de entidades sindicais se reuniram com o candidato a deputado federal Assis Carvalho nessa segunda-feira, no auditório do Sindicato dos Comerciários de Teresina.
Assis falou do momento político nacional, da perseguição ao ex-presidente Lula, da retirada de direitos dos trabalhadores, de Fernando Haddad como possível candidato e principalmente de sua luta em defesa da classe trabalhadora na Câmara Federal.
Estavam presentes diversos sindicalistas ligados aos sindicatos dos Comerciários de Teresina, da Construção Civil, dos Rodoviários, dos Previdenciários, Sindicato dos Trabalhadores em Telefonia (Sinttel-PI) e dos Bancários, que apóiam a reeleição de Assis Carvalho.
O candidato a deputado estadual pelo PT, Zé Gomes, também presente, recebeu o apoio de diversas lideranças sindicais no seu projeto de defender a classe trabalhadora na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí.
A abertura da reunião foi feita pelo anfitrião, secretário geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Gilberto Paixão.
PF procura milhões em empresa de segurança
Por Arimatéa Carvalho
Nessa segunda-feira, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na empresa de segurança privada CET SEG, cumprindo mandado da Justiça Federal.
A operação investigava denúncia de que dinheiro de campanha eleitoral não declarado estaria depositado naquela empresa. Nada foi encontrado pelos agentes dentro do estabelecimento, mas a investigação da Polícia Federal está em curso em outras frentes.
A denúncia feita é de que seriam milhões de reais guardados na empresa.
Procurador proíbe uso de chapéu de couro por candidato
Por Arimatéa Carvalho
O procurador regional eleitoral Patrício Noé proibiu o candidato a deputado federal da Rede Sustentabilidade, ambientalista Dionísio Carvalho, de usar em sua fotografia na urna um chapéu de couro. A decisão enfureceu o candidato.
"O Ministério Público Eleitoral quer impugnar minha candidatura por conta do meu chapéu. Na eleição passada eles aceitaram meu chapéu na urna e dessa vez querem proibir meu chapéu de vaqueiro. Daqui a pouco vão me proibir de andar no meu fusca", desabafou.
Ele também reclama que a divisão dos recursos do fundo eleitoral no partido, acusando a direção de privilegiar a candidata a deputada federal Irmã Graça.
"A Rede no Piauí está furada. Ser candidato num país dominado por gente de discurso fajuto dá nisso. Até ontem uma candidata desconhecida do eleitorado Piauiense chamada de Irmã Graça aparece subitamente entre as primeiras numa pesquisa no meio de deputados federais de mandato. Mais surpresa ainda é ela receber sozinha do fundo eleitoral R$ 190.000,00 reais", reclama.
"Isso é nova política? O porta-voz do partido, o empreiteiro, Ildemar Silva, também conhecido no meio político como 'Vampirão', o qual foi já financiador de campanhas petistas segundo a site da transparência, está por trás da trama de financiar sua candidata a qual é muito parecida apenas esteticamente com a candidata a presidente Marina Silva, mas para mim a irmã não é sósia, e sim uma 'fake", completa.
"É uma vergonha ver essa situação. A Rede no Piauí é uma extensão da sua construtora do empreiteiro, pois é composta em sua maioria por seus funcionários. Enquanto isso eu e meus outros companheiros de partido vamos fazendo a campanha do tustão de forma simples e honesta. Tenho fé que as coisas mudem nesse país. Desse jeito não muda", finaliza.
Tribunal afasta impugnação e defere candidatura de Frank Aguiar
Por Samantha Cavalca
O Tribunal Regional Eleitoral afastou a impugnação e deferiu a candidatura de Frank Aguiar, que disputa o Senado nessas eleições pelo Piauí. Contra Frank, segundo a ação do MPE, a impugnação ocorreu devido à reprovação das contas da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo-SP no exercício financeiro de 2012, por irregularidades "graves e insanáveis", caracterizadas como "ato doloso de improbidade administrativa".
A decisão relata que: Sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, acordam os Membros do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, por unanimidade, em julgar improcedente a impugnação e em deferir o pedido de registro de candidatura, nos termos do voto do Relator.
Tomaram parte no julgamento os Excelentíssimos Senhores: Desembargador Pedro de Alcântara da Silva Macêdo; Juízes Doutores – Daniel Santos Rocha Sobral, José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, Paulo Roberto de Araújo Barros, Astrogildo Mendes de Assunção Filho e Antônio Soares dos Santos. Presente o Procurador Regional Eleitoral Doutor Patrício Noé da Fonseca.
Dobradinhas estão acima de coligações
Por Arimatéa Carvalho
Uma candidatura a deputada federal com diferentes dobradinhas com estaduais, tanto da coligação quanto da chapa governista de Wellington Dias. Com essa habilidade, a médica Marina Santos, do PTC e da chapa de Dr Pessoa, costurou parceria com o deputado estadual Pablo Santos (MDB) em Picos, com o deputado estadual Zé Santana em Nazaré do Piauí e com o deputado estadual Evaldo Gomes em Pedro II.
Marina disputa na política pela primeira vez e faz dobradinha com o marido, candidato a senador Marcos Vinicius, do PTC. A médica diz que está muito empolgada com a aceitação de suas propostas em todo o Piauí.
Candidato do Psol: meu pai também foi esfaqueado
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a deputado federal pelo Psol no Piauí Leandro Aquino gravou um vídeo de solidariedade ao candidato a presidente Jair Bolsonaro, que foi esfaqueado no abdômen em Minas Gerais por um ex-integrante do Psol, Adélio Bispo.
Leandro Aquino lembra que sentiu na pele algo parecido com o que os filhos de Bolsonaro estão sentindo, pois o pai, que é agente penitenciário, também foi esfaqueado, dentro do presídio enquanto trabalhava.
Leandro Aquino condena o ato de Adélio Bispo e recrimina violência. Ele disse que há pessoas que votam nele e também votam em Bolsonaro, assim como há eleitores que declaram voto nele e em candidatos de esquerda.
O candidato do Psol afirma que é preciso respeitar as diferentes opiniões, porque isso fortalece o processo democrático.
Juliana em seu habitat natural
Por Samantha Cavalca
Feriadão e todo litoral, especiamente Barra Grande, recebe uma onda de turistas. Nesse cenário, a candidata a deputada federal Juliana Moraes Souza aproveitou para intensificar o chamado corpo a corpo da campanha.
A candidata juntou apoiares e enfrentou o calor do litoral dizendo que estava em seu habitat natural. Ela espera ser bem votada na região norte, sua região.
Evaldo: “vou levar essa eleição pro segundo turno”
Por Samantha Cavalca
O deputado estadual Evaldo Gomes tem um mantra e repete a todo momento: “vou levar essa eleição ao segundo turno”.
Ele repetiu muito essa frase durante sua passagem com Pessoa pela cidade de Pedro II. Para todas lideranças que encontrava, Evaldo falava sobre segundo turno.
As pesquisas de intenção de voto não mostram essa tendência, mas Evaldo acredita em uma tsunami. O blog já havia dito que ele é o inimigo número um do Governo.
Regina Sousa diz que Haddad fará indulto para soltar Lula
Por Samantha Cavalca
A candidata a vice governadora na chapa de Wellington Dias, Regina Sousa, abraçou a missão de divulgar o nome de Fernando Haddad no Piauí.
Durante suas caminhadas de campanha, Regina informou que o anúncio da decisão de Lula será através de carta que será divulgada pelas redes sociais na próxima terça-feira, dia 11.
Ela disse o primeiro decreto de Haddad, sendo eleito, será o indulto ao ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas de intenção de votos.
Iracema Portela é outra vítima de fake news
Por Samantha Cavalca
Em suas redes sociais, a deputada Iracema Portela mostrou por A mais B como se combate fake news: com a verdade.
Em postagem da deputada, ela mostra uma página do Facebook que usou uma de suas fotos e descontextualizou o assunto. Ela usou a postagem fake da página e comparou com o que realmente aconteceu.
O print abaixo do Instagram de Iracema é auto explicativo: