Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 642 de 665André Santos está vivo
Por Samantha Cavalca
André Santos pediu para avisar que está vivo. Andrezinho, como é conhecido o candidato a deputado federal pelo PSDB, foi vítima de uma fake news que dizia que ele tinha falecido.
Ao blog, Andrezinho revelou que sua família e amigos entraram em desespero.
“Eu estava em Parnaíba visitando lideranças e amigos, quando comecei a receber inúmeras ligações dos meus familiares. Eles tinham recebido a notícia que eu tinha falecido”.
André Santos disse também que acionará a polícia para saber de onde partiu mais essa Fake News.
João Henrique assiste desfile com Temer
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do Conselho Nacional do Sesi, João Henrique Sousa, assistiu ao desfile militar em Brasília no camarote oficial junto com sua esposa, empresária Michele Alves, na presença do presidente Michel Temer. João Henrique é muito ligado ao presidente da República.
João Henrique é coordenador político da campanha de Henrique Meirelles à Presidência da República e tem acompanhado o candidato. Henrique tem emprestado sua experiência à tarefa de eleger o candidato do MDB.
Oposição aposta em caminhadas
Por Arimatéa Carvalho
Os candidatos da oposição têm apostado em caminhadas para manter contato com o eleitor e conseguir votos, tanto em Teresina como nos municípios do interior do Piauí.
Os tucanos Marden Menezes (PSDB), que busca a reeleição para a Assembleia Legislativa; e Luciano Nunes, que concorre ao Governo do Estado, realizaram, nos últimos dias, caminhadas em cidades como Barras, Esperantina e Piripiri.
Em Teresina, Luciano Nunes já vem realizando caminhadas durante toda a semana.
Átila destaca trabalho de Ciro e Wilson
Por Samantha Cavalca
Ontem, durante evento promovido pelo médico Edvar Cavalcante, tio do deputado Fábio Xavier, e respeitada liderança em Teresina, ocorreu um dos encontros mais aguardados: Ciro Nogueira e Wilson Martins.
Quem apostava em rivalidade perdeu. Ciro e Wilson esbanjaram cordialidade e trocaram brincadeiras entre si.
Ainda em clima pluripartidário, o deputado Átila Lira fez um discurso lotado de elogios a ambos. Átila exaltou as conquistas de Wilson como ex-governador e de Ciro que levou seu trabalho como senador para os 224 municípios do Piauí.
Ontem choveu em Teresina, inclusive elogios.
“Tentaram matar, mas Bolsonaro vencerá no primeiro turno”
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a deputado federal Major Diego, que é do Pros e foi convidado a sair candidato pelo próprio presidenciável Jair Bolsonaro, gravou áudio para o blog afirmando que tentaram matar o próximo presidente do Brasil. Ele se refere à facada desferida contra Bolsonaro em Juiz de Fora (MG).
"Ele tem andado democraticamente pelo Brasil defendendo o que é certo, a família e a União do país", diz. Ele afirma que Bolsonaro vai se recuperar e voltará a andar pelo Brasil, de modo a vencer a eleição logo no primeiro turno.
Major Diego afirma que a verdadeira oposição no Piauí segue firme e confiando que Bolsonaro logo estará circulando entre os brasileiros.
Wellington Dias diz que lamenta ataque sofrido por Bolsonaro
Por: Samantha Cavalca
O governador do Piauí, Wellington Dias, através de nota disse lamentar profundamente o ataque sofrido pelo candidato Jair Bolsonaro.
Dias disse ainda que “uma democracia plena não se faz com violência. Uma campanha política se faz com respeito, mesmo com as diferenças partidárias. O radicalismo é prejudicial para estabelecermos a paz da nação”.
Presidente da OAB repudia ato de violência contra Bolsonaro
Por: Samantha Cavalca
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, através de nota, falou em repúdio ao ato de violência contra o o candidato ao Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro.
Lamachia também disse que o momento pede reflexão a respeito do momento marcado por extremismos, por discursos de ódio e apologia à violência.
Confira a nota completa:
“A Ordem dos Advogados do Brasil manifesta repúdio ao ato de violência praticado contra o candidato Jair Bolsonaro. A democracia não comporta esse tipo de situação.
A realização das eleições em ambiente saudável depende da serenidade das instituições e militantes políticos. O processo eleitoral não pode ser usado para enfraquecer a democracia.
Neste momento, cabe a reflexão a respeito do momento marcado por extremismos, por discursos de ódio e apologia à violência. Tudo isso apenas estimula mais violência, numa situação que prejudica a todos.
A OAB acompanha atenta o desdobramento desse fato. É preciso que todas as forças políticas possam participar do pleito e que os eleitores tenham assegurado o direito à livre escolha."
CLAUDIO LAMACHIA, presidente nacional da OAB
Fábio Sérvio: “ao ferirem Bolsonaro, também feriram a Democracia”
Por Samantha Cavalca
O candidato ao governo pelo PSL, mesma sigla de Bolsonaro, Fábio Sérvio, disse ao blog que a democracia do Brasil foi ferida: “ao ferirem Bolsonaro, feriram a democracia".
Sérvio diz ainda que acredita que esse “ataque a Jair Bolsonaro é fruto do desespero da esquerda e a prova que a direita não prega o ódio”. O candidato ao Governo pelo PSL ainda acrescentou que acredita que todos os protocolos de segurança em relação às campanha devem ser modificadas, já que é inédito um atentado contra um candidato a Presidência da República.
O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, levou uma facada enquanto participava de ato realizado na cidade Juiz de Fora, em Minas Gerais. Segundo informações em sites nacionais, Bolsonaro foi retirado por seguranças do local.
Dono da Itaipava se reúne com Dias e Ciro; pode abrir fábrica no PI
Por Samantha Cavalca
O proprietário da Cervejaria Itaipava, Walter Faria, chegou em Teresina na manhã de hoje (06). Ele veio a convite do senador Ciro Nogueira. O senador intermediou uma conversa entre Walter e o governador Wellington Dias.
A conversa não foi divulgada pela assessoria de ambos os políticos, mas o blog descobriu o encontro. Ao ser questionada, a assessoria do senador Ciro Nogueira confirmou a reunião. “A reunião não foi divulgada na agenda de campanha porque poderia gerar problemas com a Justiça Eleitoral. Ciro é senador e Dias é governador, eles estão em campanha e continuam trabalhando pelo Piauí”, afirma a assessoria do senador.
O blog apurou também que a conversa entre Wellington Dias, Ciro Nogueira e Walter Faria teve como pauta a instalação de uma fábrica da Itaipava no Piauí. Nada foi fechado ainda, mas a expectativa de Dias é que Itaipava se instale no Piauí e que empregos sejam gerados.
Presidente troca Heráclito por Flávio Nogueira
Por Arimatéa Carvalho
Troca de apoio forte na segunda maior cidade do Piauí, Parnaíba. O presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Alencar, do PSB, trocou o deputado federal Heráclito Fortes pelo candidato a deputado federal Flávio Nogueira, do PDT.
Geraldinho faz parte da base de apoio do prefeito Mão Santa na Câmara e Mão Santa vota em Luciano Nunes e Heráclito Fortes. Mas o presidente segue agora com candidato do Chapão do governador Wellington Dias.
Em 2015, Geraldinho apoio Heráclito Fortes, mas agora deixou o parlamentar da oposição.