Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 643 de 665Zé Filho desmente apoio a Dr. Pessoa
Por Arimatéa Carvalho
O ex-governador Zé Filho (PSDB) negou que ele e seu grupo político tenham aderido à campanha de Dr. Pessoa ao Governo do Estado. A informação partiu de vereadores de Parnaíba, mas Zé Filho afirma que está ao lado de Luciano Nunes, o candidato a governador do seu partido.
Nesse registro, ambos aparecem na terça-feira na cida de de Altos, com os dois candidato a senador da chapa.
Zé Filho faz dobradinha com Juliana Moraes Souza, ele para a Assembleia Legislativa e ela para a Câmara dos Deputados.
Rafael Fonteles esclarece denúncia sobre consignados
Por Arimatéa Carvalho
O ex-secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, informou que o Estado não tem qualquer débito com relação a consignações de servidores públicos referentes a 2017.
O esclarecimento do ex-secretário se refere a notícias veiculadas nos últimos dias na imprensa sobre ação ajuizada pelo Ministério Público Estadual, cobrando a devolução de valores referentes a consignações que, segundo a denúncia, não teriam sido repassados pela Sefaz ao Iaspi (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado).
Rafael explicou que não foi ainda notificado da ação, e afirmou que não há sequer o que cobrar, visto que os repasses das consignações já foram regularizados. “É uma ação que não tem mais objeto, visto que não há qualquer débito de consignados referentes a 2017”, afirmou. Segundo ele, a denúncia tem base em relatório de técnicos do TCE-PI (Tribunal de Contas do Estado), que apontou atraso no repasse das contribuições dos servidores.
“Os eventuais atrasos de 2017, devidos à forte crise econômica e fiscal que castiga todos os estados e municípios, já foram todos regularizados, conforme colocado nos esclarecimentos feitos ao TCE-PI, e que serão juntados à defesa da ação do MP”, disse ele.
O ex-secretário lamentou que ações desse tipo sejam adotadas justamente no período eleitoral, e disse que seus esclarecimentos são uma forma de dar satisfação aos servidores e à sociedade piauiense.
“Entendo que o Ministério Público seja parte legítima no processo de fiscalizar a gestão pública, mas lamento que ações desse tipo apareçam justamente durante um processo eleitoral, gerando todo tipo de especulação absolutamente desnecessária”, finalizou.
Sai Samuel Silveira, entra Kleber Montezuma
Por: Samantha Cavalca
O blog deu a partida falando da corrida rumo à 2020. Já até elencou alguns nomes aqui, mas algo no cenário é certo, o nome ungido por Firmino Filho será um dos mais fortes para substituí-lo na Prefeitura de Teresina.
Bastidores sempre apontaram para Samuel Silveira, mas outro nome parece agradar Firmino: Kleber Montezuma.
Pelo Palácio da Cidade todos sabem que Kleber é da tropa de choque do prefeito e carrega o título informal de gestor da educação de qualidade.
Se o IDEB sobe, Montezuma também sobe.
Deputado Fábio Xavier diz sentir repulsa de Elmano Ferrer; vídeo
Por Samantha Cavalca
O deputado Fábio Xavier manifestou surpresa (e indignação) com a postura de Elmano Ferrer.
Em vídeo, o parlamentar afirma que em 2014 Elmano Ferrer teve total apoio de Wellington Dias na sua campanha e agora ataca o governador.
Fábio Xavier diz sentir repulsa dessa atitude, e acredita que os eleitores devem levar em consideração isso, uma vez que, segundo ele, Elmano não teria qualquer chance em 2014 sem o apoio de Wellington.
Assista:
Firmino comanda grande ato ao lado de Lucy e Samuel
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), comanda na noite dessa quarta-feira grande ato político ao lado da primeira-dama, dona Lucy Soares, e do secretário municipal e vereador da capital Samuel Silveira no Clube do Gari, no bairro Matadouro, zona Norte da capital.
Dona Lucy tem forte penetração na Zona Norte e Samuel vem realizando um trabalho diferenciado na região do Parque Lagoas do Norte, inclusive reduzindo os índices de criminalidade na região. Samuel tem se tornado muito popular na região.
No evento para dona Lucy no Clube do Gari são esperadas na noite de quarta-feira pelo menos 4 mil pessoas. Ela disputa vaga na Assembleia Legislativa.
Marden: candidato da oposição que for ao 2º turno, ganhará
Por Arimatéa Carvalho
Candidatos da coligação Piauí de Verdade III se reuniram, em Teresina, em evento realizado pelo deputado Marden Menezes (PSDB) na zona Leste da capital. A palavra mudança deu o tom nos discursos dos candidados dos três partidos que caminham junto com Luciano Nunes (PSDB).
O deputado Marden Menezes citou problemas que a população piauiense vem vivenciando em áreas como segurança, saúde e educação. Para ele, isso tem despertado nas pessoas o desejo de mudança. "Nós teremos segundo turno e o candidato que chegar lá, ganha a eleição", completou.
Luciano Nunes, que concorre ao Governo do Estado, também reforça este discurso. "Estamos em uma luta em favor do estado do Piauí, desde janeiro estamos percorrendo os municípios, do extremo norte, lá em Cajueiro da Praia, até o extremo sul do Piauí, em Sebastião Barros, e o que nós estamos presenciando é um estado de abandono", afirmou.
Também participaram do evento os candidatos ao Senado, Robert Rios e Wilson Martins, candidatos a deputado federal, além de lideranças, apoiadores e amigos do deputado Marden Menezes.
Flora e Mainha juntos em Batalha
Por Arimatéa Carvalho
A candidata a deputada estadual Flora Isabel, do PT, e a deputado federal Mainha, do PP, fizeram grande ato político conjunto município de Batalha, no Norte do Estado.
Organizado pelo filho de Flora e vereador pelo Progressistas em Teresina, Venâncio Cardoso, o ato político reuniu centenas de participantes na Capital do Bode. "Organizamos esse encontro grande para a deputada e pela Mainha", comenta Venâncio.
Em Teresina, Floraz faz dobradinha para federal com o colega de partido Merlong Solano, ex-secretário estadual de Governo.
MPE requer improcedência da ação de impugnação contra Frank Aguiar
Por Samantha Cavalca
O Ministério Público Eleitoral pediu a improcedência do pedido de impugnação da candidatura de Frank Aguiar.Segundo o advogado de Frank, Rodrigo Kawamura, não há qualquer ato de dolo ou improbidade por parte do candidato.
“O próprio MPE reconheceu que Frank agiu corretamente relativo às contas quando vice-prefeito do município de São Bernardo do Campo”. O processo ainda deverá ser julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral, mas o advogado de Frank afirma que, diante desse pedido do MPE, a candidatura será deferida.
CONFIRA ABAIXO INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO
Álvaro é 1º candidato a presidente a vir ao Piauí em campanha
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a presidente Álvaro Dias (PODEMOS) estará em Teresina nessa terça-feira ao lado do candidato a governador Elmano Férrer.
Álvaro Dias é o primeiro presidenciável a cumprir agenda no Piauí durante a campanha. O candidato participará de reunião no Clube do Gari, zona norte de Teresina, às 19h.
“Nosso candidato vem prestigiar o Piauí, em especial os teresinenses. Momento onde ele estará apresentando as propostas para um país melhor. Juntos trabalharemos no combate a corrupção, em busca de melhorias para o povo, acabar com uma política eleitoreira”, afirmou Elmano Férrer, ressaltando a história de vida e ficha limpa de Álvaro Dias.
Elmano tem cumprido agenda em todo o Estado. Ele comenta que a população tem reforçado seu apoio e pedido por melhorias, principalmente na área de segurança, saúde, educação e geração de empregos.
Biografia
Álvaro Dias está no quarto mandato de senador – reeleito em 2014 com quase 80% dos votos válidos – e é o atual Líder do Podemos. Foi vereador, deputado estadual, deputado federal e governador do Paraná, apontado pelo Datafolha como o melhor governador do Brasil. Indicado pelo DIAP, nos últimos anos, como um dos mais influentes parlamentares do País, também foi escolhido, por meio de votação realizada pelo site Congresso em Foco, o melhor senador do País em 2006. O Senador Álvaro Dias é licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual de Londrina. Em julho de 2007, recebeu em San Diego, na Califórnia, o diploma de Doutor honoris causa em Administração Governamental (Doctor of Government Administration) pela Southern States University.
Meio político já mira em 2020 e tem nomes fortes para corrida à PMT
Por Samantha Cavalca
Temos eleições em 2018, mas a verdade é que o meio político também já faz suas prospecções para a próxima corrida eleitoral. Em 2020, ocorrerão eleições municipais, e além de fortalecer apoio pelas prefeituras do interior, políticos estão com as antenas viradas para quem irá assumir o lugar de Firmino Filho à frente da Prefeitura de Teresina.
O blog acompanha toda essa movimentação e cita os nomes mais comentados no meio para 2020.
Margarete Coelho - forte candidata à deputada federal pelos Progressistas, Margarete Coelho, eleita ou não, é um nome a se considerar. Em sua atual campanha, ela faz dobradinha com Lucy Silveira e com apoio de Firmino. Prefeito já declarou ao blog que de agora em diante "a era é das mulheres”.
Jeová Alencar - Presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, ele apoia Pessoa. Sabe também que se Pessoa for eleito Governador, ele teria campo aberto para disputar à PMT com apoio do Karnak. Se não for eleito, Jeová aproveita essa campanha para fazer seu nome circular.
Samuel Silveira - se quer encontrar Samuel Silveira, procure por Firmino Filho. Ele anda na cola do prefeito de Teresina, porque sabe que seu nome já circula em bastidores como possível candidato à PMT e poderia contar com o importante apoio de Firmino. Prefeito de Teresina avalia em círculo próximo essa possibilidade.
Evaldo Gomes - nessas eleições, bastidores já apontam que ele é o inimigo número 1 do Governo. Ele rompeu com Wellington Dias e é coordenador geral da campanha de Pessoa. Evaldo é conhecido no meio por sua capacidade de articulação. Lideranças na capital já “pressionam” Evaldo para que ele tente a PMT.
Graça Amorim - a vereadora é uma das mais atuantes na Câmara de Vereadores. Mulher e levanta a causa das mulheres. Ela recebe “pressão” há algum tempo para tentar vaga em outro cargo. Ela já avalia compor chapa em 2020.
Fábio Abreu - em todas as pesquisas de opinião pública, Abreu aparece em primeiro lugar na corrida à Câmara Federal. Seu maior eleitorado é justamente em Teresina. O nome dele não deve ser descartado em nenhuma hipótese.
Dudu - O vereador é um dos nomes fortes do PT na capital. Partido dos Trabalhadores tem essa dificuldade de trabalhar novos nomes e Dudu pode se beneficiar disso. Fontes revelam que Dudu poderia compor chapa à PMT, inclusive como vice.
Sílvio Mendes - quando o assunto é Teresina, Sílvio Mendes tem eleitorado fiel. A imagem técnica agrada aos teresineneses. Ele tem experiência na administração, além de ser próximo a Firmino Filho.