Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 648 de 665Deputado detona prefeito na Assembleia Legislativa
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fábio Xavier (PR) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer um duro discurso contra o prefeito de Regeneração, sua terra natal. “O homem que não sabe governar o município e não tem a decência de governar a cidade", desabafou Fábio.
O prefeito é Dr. Hermes Júnior, do partido do próprio Fábio Xavier. "Peço desculpas ao povo de Regeneração por ter defendido esse malandro", disse na tribuna da Alepi.
"Temos uma horda de assaltantes, comandada pelo filho do prefeito, atuando na cidade, destruindo tudo que já foi construído por lá", acrescentou, para completar que acionou o Ministério Público para investigar os desmandos no município.
Fábio acrescentou que o cunhado do prefeito tem "a chave do cofre da prefeitura na mão" e vem fazendo mau uso do dinheiro da cidade. "Eu me sinto indignado com a maneira como tudo vem sendo conduzido na minha terra", lamentou.
Confira o vídeo com o trecho do discurso do deputado;
Jeová marca segundo grande evento da oposição
Por Arimatéa Carvalho
Encabeçada pelo presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar (PSDB), juntamente om o seu grupo “Juntos com Alegria”, a oposição teve seu maior evento em Teresina nessa caminhada. E já marcou o próximo, para o dia 29, no bairro Km 7.
O ato foi pelas ruas do bairro Promorar, zona sul de Teresina, local de origem de Jeová e onde tem forte penetração. "Foi para apresentar o candidato a governo do Estado do Piauí, Dr. Pessoa(SD), a candidata a deputada federal Dra. Marina (PTC) e o candidato ao Senado, Antônio José Lira (PSL)", diz. Lira é votado por Jeová, mas é candidato na chapa de Fábio Sérvio, do partido de Jair Bolsonaro.
Jeová Alencar destacou a sua gratidão pelos amigos da região da zona sul, que demostraram apoio e vontade de querer mudança. “Vamos juntos caminhar e conquistar a população com comprometimento e verdade”, ressalta.
O parlamentar aproveitou para convidar a população para uma reunião com os seus candidatos, na Churrascaria do Valmir, no Km 7, bairro Santo Antônio no dia (29.08), para apresentarem as suas propostas e ouvir os interesses da população.
Encontro dos Brics tem conferência de Marcus Vinicius
Por Arimatéa Carvalho
O ex-presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcus Vinícius Furtado Coelho, foi um dos conferencistas na abertura do Brics Legal Forum Conference (Fórum Jurídico dos Países dos Brics), na Cidade do Cabo, África do Sul.
O evento prossegue até sexta-feira e reúne juristas do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O objetivo é discutir a integração jurídica dos chamados países emergentes. “Segurança jurídica e liberdade são dois valores fundamentais para o progresso social e econômico das nações que compõem os Brics”, disse Marcus Vinicius Coelho, na abertura do evento.
Mdebistas pedem Themistocles com Wellington. Ele aceita.
Por Samantha Cavalca
Os deputados estaduais do MDB-PI assinaram carta aberta destinada a Themistocles Filho, também MDBista e presidente da ALEPI. Na carta eles pedem a unidade do partido na marcha pela coligação encabeçada por Wellington Dias.
O blog já relatava há algum tempo o estremecimento da relação entre Wellington e Themistocles, inclusive mostrando os bastidores dos encontros após a escolha de Regina Sousa como vice em sua majoritária.
De acordo com o deputado mdbista João Madison, não haverá qualquer dissidência no partido. O presidente da Alepi acatou os termos da carta e estão unidos pela reeleição de Wellington Dias.
O núcleo duro do governador recebe a decisão de Themistocles com satisfação. Wellington sabe que sua base é grande, e tem como meta evitar atritos internos. Themistocles vai se concentrar por completo na sua reeleição a deputado estadual e na eleição de seu filho, Marcos Aurélio, a deputado federal.
Silas Freire fecha com ex-cunhada de Fábio Abreu
Por Samantha Cavalca
Silas Freire informa ao blog mais uma adesão à sua campanha a deputado federal. Trata-se de Raquel Lima, candidata à deputada estadual. Raquel mantém suas bases no município de José de Freitas.
Ela é empresária e já foi casada com o vice-prefeito de José de Freitas, Antônio Abreu. Ele é irmão do também candidato à federal Fábio Abreu. Uma das plataformas de campanha de Raquel é o combate à violência contra a mulher.
Bolsonaro contrata advogada do Piauí para seu Jurídico
Por Arimatéa Carvalho
A campanha nacional do candidato a presidente Jair Bolsonaro ganhou o reforço de uma piauiense. A advogada especialista em direito eleitoral Andréia Araújo foi convidada, e aceitou, para ser advogada da campanha de Bolsonaro em Brasília, junto com uma profissional de São Paulo é outra da Bahia.
"Fui convidada para compor o jurídico da campanha do Jair Bolsonaro e fiquei lisonjeada. Já estou trabalhando, mesmo à distância", explicou a advogada. "Vou ficar nessa ponte aérea Teresina/Brasília, mas já estarei em Brasília na próxima semana", completou.
Andréia Araújo vai se dividir entre Brasília e Teresina porque está fazendo o Jurídico do candidato ao Senado Marcelo Castro.
Cartazes dos Nogueiras
POR: SAMANTHA CAVALCA
Hoje foi a inauguração do comitê do deputado João Madson Nogueira. Senador Ciro Nogueira conseguiu chegar a tempo para prestigiar o colega mdebista. Por lá, depois de algumas conversas, equipe de Ciro saiu colocando material do senador por todo o espaço. “Demarcando território”, comentou um dos presentes ao blog, que acrescentou: “aqui é todo mundo Nogueira”.
Fábio Abreu e Merlong lançam campanhas com Wellington e senadores
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias e os candidatos ao Senado Marcelo Castro e Ciro Nogueira vão dar peso na noite desta quarta-feira aos lançamentos das candidaturas a deputado federal de Fábio Abreu e do professor Merlong Solano.
Fábio já é deputado federal, foi secretário estadual de Segurança e candidatou-se à reeleição. Ele é do PR e aparece sempre nas primeiras posições nas pesquisas de intenção de votos.
O lançamento da campanha de Fábio Abreu ocorre às 19h, no Kangaço, no bairro São João.
Um dos fundadores do PT e braço direito do governador nessa gestão, Merlong detém grande prestígio na coligação "A Vitória com a Força do Povo". O lançamento da campanha dele será a partir das 19h30, no Atlantic City.
Advogados dizem que Marcos Vinicius está inelegível
Por Samantha Cavalca
Elenilza Silva, advogada da coligação composta pelo PSOL e PCB, informou ao blog que ainda no domingo (19), ingressou com uma ação no TRE-PI pedindo a impugnação do registro de candidatura ao Senado de Marcos Vinicius do PTC. Ele é candidato na chapa majoritária de Pessoa.
Segundo informou ao blog, Elenilza se baseou no fato de Marcos Vinicius já ter sido condenado em órgão colegiado. “Grosso modo, podemos dizer que a situação se assemelha ao caso do ex-presidente Lula. Se Lula não pode se candidatar por causa da condenação em órgão colegiado, Marcos Vinicius também não”, afirma a advogada.
A argumentação do pedido de impugnação da candidatura tem como base o processo de número 1-28.2017.6.18.0018, que segundo a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, condenou Marcos Vinicius por abuso de poder político com reflexos econômicos no município de Novo Oriente.
A defesa de Marcos Vinicius trabalha com a tese de que o processo ainda não foi concluído, já que faltam os julgamentos dos embargos no TRE. Sobre isso, Elenilza disse ao blog que embargos são recursos acessórios e que, de regra, não tem efeito de modificar a sentença.
Em agenda restrita, governador pede respeito às bases
Por Samantha Cavalca
Em meio à agenda de campanha, governador Wellington Dias convocou uma reunião com todos os deputados que compõem a sua base. Além dos deputados, estavam presentes também a sua chapa majoritária: Regina Sousa, Ciro Nogueira e Marcelo Castro. Do MDB, quem não compareceu foi Themistocles Filho.
A reunião aconteceu ontem em espaço fechado de um hotel de Teresina e foi considerada “agenda restrita”. Assessores não puderam participar.
Por lá, governador deixou claro que não irá permitir que um candidato avance nas bases do outro. “Era uma solicitação que alguns já faziam há tempos ao governador. Ontem, ele mandou recado duro sobre respeito às bases”, afirma um dos participantes. Wellington sabe que sua coligação é grande e quer evitar atritos internos.
O blog também apurou que Dias avaliou os números da pesquisa Amostragem ao Governo do Estado. Governador também quis saber das agendas dos presentes, já que se comprometeu a participar ativamente da campanha de todos.