Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 649 de 665Zé Filho e parte do grupo de Mão Santa ficam com Ciro
Por Arimatéa Carvalho
A decisão do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, votar em Robert Rios e Wilson Martins provocou um racha no seu poderoso grupo político na segunda maior cidade do Piauí. Parte dos seus aliados e seu sobrinho, ex-governador Zé Filho, vão votar no senador Ciro Nogueira, do Progressistas, que disputa a reeleição.
Esse grupo não esquece que em 2012 o então governador Wilson Martins, do PSB, ficou contra Mão Santa na disputa pela prefeitura. Zé Filho tem um motivo extra para não acompanhar o tio: Mão Santa vai votar agora no deputado federal Heráclito Fortes, ao invés de ficar com Juliana Moraes Souza, que é ex-mulher de Zé Filho e faz dobradinha com ele, sendo ela para Federal.
As resistências já foram comunicadas ao prefeito, que tinha firmado compromisso com o senador Ciro após ele garantir uma série de recursos para a cidade, inclusive verba junto à Caixa para asfaltamento.
Vereador de Campo Maior substitui Rodrigo Martins
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Daniel Soares, presidente do PSB do município de Campo Maior, vai substituir o deputado Rodrigo Martins na disputa por uma das vagas na Câmara Federal. O anúncio foi feito nesta segunda-feira.
Rodrigo desistiu da reeleição alegando motivos pessoais e divulgou nota no final de semana confirmando sua saída.
“A cidade de Campo Maior não tinha nenhum representante disputando uma vaga para deputado federal", disse o susbstituto.
Para Luciano Nunes (PSDB), candidato a governador da chapa, a entrada de Daniel Soares na disputa, além de fortalecer a chapa proporcional, também dá um ajuda muito à chapa majoritária.
Lançamento de candidatura termina em confusão
Por Arimatéa Carvalho
O megalançamento das candidaturas a deputado estadual e federal de Flávio Nogueira Júnior e Flávio Nogueira (PDT) no bairro Bela Vista terminou em confusão depois que um foguete iniciou um incêndio em mata no local e assustou moradores. O Corpo de Bombeiros foi chamado e debelou as chamas.
Cerca de 15 mil pessoas participaram dos lançamentos, que levou centenas de carros e ônibus com militantes ao bairro da zona Sul de Teresina. "Ainda no domingo tinha fumaça na mata devido ao incêndio", relata ao blog a moradora Talita Sinara. A jornalista Soraia Almeida disse que a confusão foi grande.
Outra moradora, Élita Sousa, diz que "foi um sufoco para entrar no bairro". "Tive de dar váras voltas até chegar em casa, sem falar no barulho acordando meu filho", afirmou.
Joseane Nazereno questionou a soltura de foguetes durante o ato e Luiz Ferreira lembra da lei municipal do silêncio.
Segunda tem nova pesquisa Amostragem
Por Arimatéa Carvalho
A edição de segunda-feira do Jornal Meio Norte traz uma nova rodada de pesquisas de intenção de votos no Piauí. No dia 20 saem os números para governador. Na terça é a vez dos números para presidente e na quarta, dia 22, serão conhecidos os números para o Senado.
A pesquisa é do Instituto Amostragem, feita entre os dias 11 e 14 de agosto, ouvindo 1.137 eleitores em todas as regiões do Piauí.
Trata-se da primeira pesquisa do Instituto após as convenções partidárias.
14 candidatos ao Senado serão sabatinados
Por Arimatéa Carvalho
O quadro Jogo do Poder vai sabatinar os candidatos a senador nas eleições deste ano no Piauí a partir do dia 24 de agosto. O primeiro será Quem Quem, do Avante, dia 24.
As sabatinas prosseguem no dia 27 com o candidato Marcos Vinicius, do PTC. Dia 28 é a vez de Marcelo Castro, do MDB. A lista integral é:
Quem Quem dia 24
Marcos Vinicius dia 27
Marcelo Castro dia 28
Paulo Henrique dia 29
Frank Aguiar dia 30
Jesus Rodrigues dia 31
Fausto Ripardo dia 03 de setembro
Wilson Martins dia 4
Flávia Barbosa dia 5
Genival Oliveira dia 6
Elizeu Aguiar dia 7
Ciro Nogueira dia 10
Robert Rios dia 11
Antonio José Lira dia 12
As entrevistas começam às 13h15 e prosseguem até 13h45. Ao todo, 14 candidatos serão sabatinados. Eles concorrem por partidos com representação mínima de 5 parlamentares no Congresso Nacional.
Wilson Martins afirma que segue candidato ao Senado
Por Samantha Cavalca
Wilson Martins entrou em contato com o blog e nega qualquer especulação de assumir o lugar de Rodrigo Martins em uma candidatura a deputado federal. Ele segue candidato ao Senado na chapa majoritária de Luciano Nunes.
Wilson disse também que especulações como essas são uma tentativa de deslegitimar sua corrida ao Senado.
Veja nota de Rodrigo: “Saio por questões pessoais”
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Rodrigo Martins acaba de divulgar nota explicando sua desistência da campanha de reeleição à Câmara:
"Em uma década de militância política, trabalhei de maneira comprometida, honesta e pelo bem do nosso povo, sempre combatendo a má política, seus vícios e desvios. Mesmo com o reconhecimento do nosso trabalho enquanto Deputado Federal, estando bem avaliado no ranking nacional de parlamentares e aparecendo bem nas pesquisas eleitorais, meus princípios, valores e minha coerência levaram-me a uma reflexão e decisão fundamentada por questões pessoais e familiares, motivo pelo qual RETIRO minha candidatura à reeleição. REAFIRMO o total apoio e dedicação à campanha majoritária do candidato a Governador do Piauí, Luciano Nunes (PSDB), dos candidatos ao Senado, Wilson Martins (PSB) e Robert Rios (DEM), bem como as candidaturas proporcionais da coligação. Agradeço imensamente a confiança do povo do meu Piauí, amigos e colaboradores, sempre fiéis, e em especial a minha família, pela compreensão das minhas ausências durante essa caminhada. Que Deus nos abençoe sempre".
Bastidores e desdobramentos da desistência de Rodrigo Martins
Por Samanta Cavalca
Rodrigo Martins desistiu da sua candidatura à reeleição para a Câmara Federal. A informação foi ventilada na manhã de hoje, mas o martelo foi batido ainda na noite de sexta (17).
Depois de agenda de campanha, o pai de Rodrigo Martins foi até o apartamento do irmão, Wilson Martins, que é candidato ao Senado na chapa de Luciano Nunes. Por lá, a conversa familiar girou em torno ao acidente de avião em que Rodrigo estava a bordo, sobre a resistência da família e também em relação aos custos da campanha para o sobrinho de Wilson Martins.
O anúncio oficial deve ser feito ainda este sábado, mas o blog apurou outros bastidores relacionado a desistência de Rodrigo.
Primeiro, o discurso oficial será por questões familiares, mas não foi só isso que pesou na decisão, segundo fontes ligadas à Rodrigo. A questão é que todo o meio político calcula que a sua proporcional faria apenas dois federais. Uma vaga seria de Átila Lira e a outra seria disputada por Heráclito Fortes e o próprio Rodrigo. “Muito investimento para um risco alto”, avaliou um parente de Martins ao blog.
O desdobramento da desistência de Rodrigo causa transtornos a Átila e Heráclito. Existe um avaliação no meio político que somente eles, junto com Juliana Moraes Souza, ainda não seriam suficientes para a formação de quociente eleitoral significativo. Com a saída de Rodrigo, a coligação pode preencher apenas uma vaga.
Ainda existe outro bastidor relacionado a essa questão. Informações que chegam ao blog, tanto da ala governista quanto da própria chapa de Luciano, apontam a possibilidade de Wilson Martins desistir de sua candidatura ao Senado e concorrer à Câmara Federal no lugar de Rodrigo.
O blog está em Parnaíba, e também já conversou com grupo ligada ao Mão Santa. Eles acompanham com preocupação essa situação, já que Cassandra é a vice de Luciano e com uma possível saída de Wilson da corrida ao Senado, eles entendem que isso enfraqueceria a sua majoritária.
Confira nota de esclarecimento de Rodrigo Martins:
Em uma década de militância política, trabalhei de maneira comprometida, honesta e pelo bem do nosso povo, sempre combatendo a má política, seus vícios e desvios. Mesmo com o reconhecimento do nosso trabalho enquanto Deputado Federal, estando bem avaliado no ranking nacional de parlamentares e aparecendo bem nas pesquisas eleitorais, meus princípios, valores e minha coerência levaram-me a uma reflexão e decisão fundamentada por questões pessoais e familiares, motivo pelo qual RETIRO minha candidatura à reeleição. REAFIRMO o total apoio e dedicação à campanha majoritária do candidato a Governador do Piauí, Luciano Nunes (PSDB), dos candidatos ao Senado, Wilson Martins (PSB) e Robert Rios (DEM), bem como as candidaturas proporcionais da coligação. Agradeço imensamente a confiança do povo do meu Piauí, amigos e colaboradores, sempre fiéis, e em especial a minha família, pela compreensão das minhas ausências durante essa caminhada. Que Deus nos abençoe sempre!
Silas Freire pode chutar o balde de Pessoa
POR: SAMANTHA CAVALCA
O candidato a deputado federal pelo PRB, Silas Freire, segundo aponta informações de bastidores, está insatisfeito com os novos arranjos da coligação de Pessoa.
Na semana das convenções, os articuladores de Pessoa prometeram a Silas o apoiou da família Tapety em colégios no município de Oeiras. Em troca, PRB integraria a coligação e Silas apoiaria Vanessa Tapety como vice de Pessoa.
Segundo interlocutores do PRB, o trato foi cumprido pelo lado de Silas, mas não do lado dos Tapety. As informações dão conta que ao invés de apoiar Silas Freire, o família da vice de Pessoa estaria mais inclinada a apoiar a candidata à deputada federal Marina do PTC. Marina é a principal concorrente de Silas na proporcional à federal.
Esse final de semana, Silas cancelou agenda em Floriano. Bastidores apontam que ele não pretende ajudar a chapa Pessoa/Vanessa enquanto o compromisso relacionado a Oeiras não for cumprido. “São sinais claros que Silas começa a se afastar do palanque de Pessoa”, afirma interlocutor ligado ao PRB.
Ao blog, Silas Freire confirmou que a agenda em Floriano foi cancelada, mas não explicou os motivos. Silas vai chutar o balde ou botar para moer?
Dr. Pessoa é criticado por não “bater” no governo
Por Arimatéa Carvalho
Os conselheiros políticos do candidato a governador Dr. Pessoa (SDD) estão criticando o falto de ele não usar a tribuna da Assembleia Legislativa para desferir críticas ao governo através de discursos duros e acusações.
Além disso, esses experientes políticos acreditam que ele tem de ser mais incisivo durante as entrevistas e os debates. No primeiro debate entre os candidatos ao governo, promovido pela Rede Meio Norte no aniversário de Teresina, dia 16 de agosto, o mais duro entre os nomes da oposição foi o candidato Valter Alencar, do PSC.
Dr. Pessoa, embora crítico, adotou um tom mais ameno em relação à gestão de Wellington Dias. Já o governador fez uma pergunta sobre qualificação a Dr. Pessoa, numa sutil referência ao tema de vídeo no qual Dr. Pessoa se embaralha ao falar das universidades e do Instituto Federal de Educação.