Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 658 de 665Vanessa Tapety: o nome da vez do PTC
Por Samantha Cavalca
O blog já tinha antecipado que a advogada Vanessa Tapety estava cotada para ser a vice de Pessoa.
Na tarde de ontem (29), Vanessa esteve reunida com o presidente do seu partido, Evaldo Gomes. De lá, ela seguiu para conversar com João Henrique Sousa. Na pauta com o presidente nacional do Sesi, Vanessa pediu sua opinião sobre essa possível candidatura.
João Henrique transmitiu ao blog o que conversou com Vanessa: que ela deveria encarar esse desafio, porque tem grande afinidade com a política.
João Henrique acrescentou, ainda, que ontem conversou com o senador José Amauri e que ele expôs as razões pelas quais não iria mais trabalhar para compor com Pessoa. “Isso colocou Vanessa duas casas na frente”, afirma João Henrique.
O blog antecipou que o Podemos de Amauri não iria apoiar composição com Pessoa, já que Elmano deve apoiar Luciano Nunes.
A novidade é que PTC também negocia com o grupo de Luciano. O blog apurou que Evaldo tem como interlocutor o deputado Heráclito Fortes. O ponto de encontro em todas as conversas é Vanessa Tapety, que poderia compor como vice, seja na chapa de Pessoa ou na chapa de Luciano. No caso de Luciano, falta combinar com Mão Santa, que se encontra em agenda oficial em Brasília.
Vanessa conheceria Pessoa ainda no domingo. Pré-candidato ao Governo viajou para o interior e encontro ficou para hoje.
Evaldo Gomes ficou de comunicar governador Wellington Dias da sua decisão, se fica ou se rompe, esta segunda.
Nome de vice de Alckmin deve sair amanhã
Por Samantha Cavalca
Durante o final de semana, as conversações não pararam em torno da escolha do nome que irá ocupar a vice de Geraldo Alckmin.
Até o momento, martelo ainda não foi batido, mas bastidores apontam que existem alguns nomes mais cotados. Dentre eles: Aldo Rebelo do Solidariedade, Maria Amélia e Margarete Coelho, ambas dos Progressistas do senador Ciro Nogueira.
O nome da senadora Ana Amélia é considerado forte. A senadora é vista como uma política preparada, pesa ao seu favor o conhecimento que ela tem sobre a pauta municipalista, mas informações vindas do comitê de Alckmin apontam que alguns tucanos mostram resistência em relação ao nome de Amélia por considerá-la muito independente.
A vice-governadora Margarete Coelho também continua bem avaliada para ocupar a vice de Alckmin. O blog já citou os motivos: nordestina, currículo respeitável e vice de um governador petista.
Aldo Rebelo também é bem cotado. Comitê de Alckmin avalia que Aldo conseguiria mexer a estrutura das eleições. Tucanos terão como base para a escolha o nome que possa sair bem tanto em primeiro turno quanto em eventual segundo turno. Eles querem alguém que possa pegar os votos que foram para Bolsonaro.
Não se pode esquecer o nome de Flávio Rocha do PRB. Ele é empresário e se fosse escolhido mandaria recado para a classe, além de poder financiar sua campanha. Bastidor aponta que Flávio seria escalado para tratar do tema das privatizações. O recado de Alckmin é tratar o assunto com parcimônia.
Hoje, Ciro Nogueira suspendeu sua agenda no Piauí. Tem voos marcados para São Paulo e para Brasília. A expectativa é que a definição do nome ocorra nesta terça-feira.
Partidos reclamam de assédio do Karnak à Chapinha
Por Arimatéa Carvalho
Os presidentes de partidos da Chapinha estão reclamando do que eles classificam como "canto da sereia" do Palácio do Karnak para esfacelar o grupo de 10 siglas e enfraquecer as candidaturas da oposição, sobretudo a do deputado estadual Dr. Pessoa.
O vice-presidente do SDD, partido de Pessoa, Jorge Lopes, que é pré-candidato a deputado federal, afirma que os partidos garantem que eles ficam unidos. O anúncio de uma chapinha formada por PRTB, PRP e PHS pegou muitos integrantes de surpresa e expôs as negociações do governador Wellington Dias com alguns partidos.
Agora, o esforço é para evitar que essa e outras chapinhas com as bênçãos do governador sejam formadas até o dia 3 de agosto.
'Só faz coligação com candidatos. Presidente sozinho não faz“
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a deputado estadual Paulo Roberto da Iluminação, do PRP, avisa: coligação entre partidos se faz com os candidatos envolvidos, não é uma decisão isolada de presidente de sigla.
A reação foi depois de nota deste blog informando sobre a Chapinha formada por PRTB, PRP e PHS para proporcional. Ele tem resistência a se colocar com partidos que já tem parlamentares, caso do PRTB de Fernando Monteiro.
O acerto entre os presidentes, portanto, pode esbarrar na oposição de pré-candidatos dentro das siglas.
Chapinha PRTB, PRP e PHS será lançada quarta com aval de W. Dias
Por Arimatéa Carvalho
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro - PRTB do Piauí realiza na quarta-feira, no Atlantic City, sua convenção estadual.
Na oportunidade serão homologadas as candidaturas a deputado federal e estadual que concorrerão ao pleito e o presidente do partido, deputado estadual Fernando Monteiro, comunicará que a sigla irá fazer uma chapinha para coligações do mesmo nível.
A chapinha que será anunciada será formada por PRTB, PRP e PHS. Com isso, fica conformado o racha da Chapinha de 10 partidos que seguiriam juntos. Para estadual, além de Fernando Monteiro, há nomes competitivos como o do ex-vereador de Teresina Tiago Vasconcelos e do ex-vereador de Teresina Paulo Roberto da Iluminação, do PRP. Para federal, um dos principais nomes é o da vereadora de Teresina Cida Santiago e do vice-prefeito de Parnaíba, Samarone.
O deputado Fernando Monteiro recebeu uma ligação do governador Wellijgton Dias aprovando essa Chapinha, mas o presidente do PT, Assis Carvalho, também ligou hoje dizendo que não aceita essa formação. No entanto, Fernando resolveu comprar a briga e vai seguir com a Chapinha, que será lançada na quarta.
Pela 3ª vez, Fábio Sérvio recusa Pessoa e diz que já escolheu vice
Primeiro, Pessoa convidou Fábio Sérvio para ser seu vice. Fábio recusou. Na sequência, o pré-candidato ao Governo do Estado pelo Solidariedade convidou Sérvio novamente para ser senador na sua chapa. Fábio declinou novamente.
Na sexta, ocorreu mais um convite. Fábio seria o vice e o ex-vereador, Antônio José Lira, um dos candidatos ao Senado na chapa de Pessoa. O pré-candidato ao Governo do PSL, sigla de Bolsonaro, recusou também.
“Conversei com os demais membros do nosso partido e entendemos que não compor com Pessoa era a melhor alternativa para nossa sigla”, afirma Sérvio ao blog, comentando a terceira recusa aos convites. Ele ainda cita a questão nacional: “PSL de Bolsonaro não orientava compor com o Solidariedade de Paulinho da Força”, mesmo em nível regional.
Fábio aproveita para informar que sua chapa já está formada e que o PSL já bateu martelo em relação ao vice: será o tenente-coronel Carlos Pinho, presidente da Associação dos Oficiais Militares do Piauí. Ambos vão compor com os pré-candidatos ao Senado: Antônio José Lira e Elizeu Aguiar.
Chapa Power Rangers
Por Samantha Cavalca
Depois do Governador Wellington Dias mandar foto ao blog e avisar que a chapa majoritária estava montada, agora foi a vez do Senador Ciro Nogueira mandar a mesma mensagem em suas redes sociais.
Ciro postou em seu Instagram a foto dos bastidores da primeira gravação do programa da chapa governista. O blog achou que a foto foi no estilo Power Rangers. Cada um com uma cor diferente e só faltou a famosa frase: “é hora de morfar”.
Wellington Dias contra-ataca e faz proposta para Evaldo Gomes
POR SAMANTHA CAVALCA
Na tarde de hoje (27), Evaldo Gomes estava almoçando na casa de Marcos Vinicius, quando recebeu uma ligação do governador Wellington Dias.
O blog soube da conversa e entrou em contato com o presidente do PTC que relatou as propostas feitas a ele por Wellington Dias.
Primeira proposta: PTC lançaria Marcos Vinicius em uma candidatura isolada ao Senado, mas teria que aceitar chapão para federal e estadual.
Segunda proposta: PTC aceitaria a chapinha de estadual e indicaria Marina Santos para federal. Dessa maneira, eles teriam que abrir mão da pré-candidatura isolada de Marcos Vinicius ao Senado.
O blog vai ligar a tecla SAP e contar com exemplos o que é uma candidatura isolada. Wellington Dias tem na sua chapa dois pré-candidatos ao Senado: Ciro Nogueira e Marcelo Castro. Eles são os candidatos oficiais e, portanto, usarão o tempo de tv destinado à coligação. Em uma candidatura isolada ao Senado, como propôs Wellington Dias a Evaldo, o pré-candidato Marcos Vinicius também seria candidato de Wellington Dias, mas na tv não usaria o tempo de coligação, e sim o tempo do PTC.
Evaldo Gomes ficou de responder Wellington Dias na segunda-feira (30). Disse que precisava conversar com os demais membros do partido.
Durante a ligação, Evaldo afirmou ao blog que Wellington Dias reconheceu seu trabalho de apoio ao Governo na Alepi.
Ciro Nogueira diz que tem político com obsessão por ele
Por Arimatéa Carvalho
O senador Ciro Nogueira postou em seu perfil na rede social Twitter um desabafo na tarde desta sexa-feira, dia 27 de julho: “Alguém pode me informar se existe algum termo médico que defina uma pessoa com fixação em outra?”.
O advogado Cleanto Jales comentou em seguida na postagem: “Desejo, geralmente define! Mas em termos políticos, chama-se inveja! De qualquer forma sugiro que você contrate uma Escada Magirus para apagar a inveja”.
Nas últimas 24 horas, o senador e o deputado federal Heráclito Fortes (DEM) tiveram embate público por conta da indicação da vice-governadora Margarete Coelho (Progressistas) para o cargo de vice-presidente na chapa do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB).
Nesta sexta-feira, Heráclito Fortes, que tinha simpatia pelo nome da deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS) para a função, disse que a decisão é do presidente da sigla, ACM Neto, e que não tinha ficado contra o nome de Margarete.
Prefeito importante do PR anuncia adesão a Luciano Nunes
Por: Arimateia Carvalho
O pré-candidato a governador pelo PSDB, deputado estadual Luciano Nunes, recebeu apoio de peso no Médio Parnaíba. O prefeito Dr. Hermes Júnior, de Regeneração, manifestou oficialmente seu voto ao tucano e, inclusive, gravou vídeo para as redes sociais do pré-candidato explicando sua decisão.
“Temos constatado a realidade difícil do Brasil e do Piauí e, como médico, procuro sempre focar na saúde de minha cidade, mas não tenho recebido ajuda do governador para isso”, reclamou o prefeito, que é do PR, partido da base de sustentação do governador Wellington Dias (PT), comandado pelo deputado estadual Fábio Xavier.