Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 659 de 665“Não tem mais volta, a chapa está formada”, avisa governador
Por: Samantha Cavalca
Governador Wellington Dias esteve reunido agora a pouco com Regina Sousa, Ciro Nogueira e Marcelo Castro, tratando de detalhes da convenção partidária. “Não tem mais volta. A chapa está formada”, avisa Wellington.
Fábio Sérvio, do PSL de Bolsonaro, diz Não novamente a Dr. Pessoa
Foi não de novo. Em nova investida feita pelo pré-candidato a governador Dr. Pessoa (SDD), o empresário Fábio Sérvio, do PSL, disse que não abre mão de sua própria candidatura ao governo.
Com isso, Fábio acrescentou que não aceita ser candidato a vice de Dr. Pessoa nem candidato ao Senado na chapa.
Elmano vai declarar apoio a Luciano Nunes
Por: Samantha Cavalca
Elmano ainda não declarou oficialmente, mas já conversa nos bastidores que irá apoiar Luciano Nunes ao Governo.
Interlocutor do senador contou ao blog que Elmano começa a denominar as “forças ocultas que agiram contra sua pré-candidatura”. Uma delas seria o senador José Amauri. “Elmano acredita que Amauri já trabalhava para ser o vice de Pessoa”, relata a fonte.
E agora? Com isso, Amauri que trabalhava nos bastidores para ser o vice de Pessoa, como já relatou o blog, fica distante dessa possibilidade já que integrantes do PODEMOS (Elmano e Sérgio Bandeira) não vão apoiar Pessoa, mas sim Luciano Nunes.
A decisão de Elmano de apoiar Luciano tem reflexos diretos na chapinha. Eles decidiram se unir e bateram martelo em relação a chapa branca. “Não vamos nos unir em torno de um candidato ao Governo. Cada sigla está livre para apoiar quem quiser”, relata um dos presidentes de sigla que compõem a chapinha.
Até o momento, na chapinha, Pessoa terá apenas o apoio do Solidariedade e do PMN. Luciano já tinha o Patriota e conseguiu hoje o do Podemos. Demais siglas conversam.
Pessoinha desiste de ser candidato a deputado estadual
Por Samantha Cavalca
O filho de Dr. Pessoa, Pessoinha, filiado ao PMN, desiste de tentar uma vaga na Assembléia Legislativa. Ele sairá candidato à federal.
Pessoinha fez a mudança considerando os partidos que estão compondo com seu pai. O filho de Dr. Pessoa entende que suas chances para estadual seriam mais concretas se comparadas à federal, mas explica: “nossa coligação para federal estava vulnerável, agora ela ganha esse reforço”.
Até o momento, a coligação liderada por Pessoa conta com Solidariedade, PTC, Podemos e PMN.
Ciro e Heráclito brigam por vice de Alckmin: Margarete x Tereza
Por Ari Carvalho
O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, está numa queda de braço com o deputado federal Heráclito Fortes no coração do Centrão pela indicação da vice do pré-candidato tucano à presidência da República, Geraldo Alckmin.
Enquanto Ciro indicou a vice-governador do Piauí, a advogada Margarete Coelho, o deputado quer emplacar a amiga Tereza Cristina (DEM-Ms). Eles eram do PSB e migraram juntos para o DEM. Heráclito pode perder porque o DEM já teria, em eventual vitória de Alckmin, a presidência da Câmara, com Rodrigo Maia.
Se Tereza ganhar, na verdade, quem perde mesmo é o Piauí. Na disputa, portanto, Centro-oeste versus Nordeste.
'Defendi aliança com o Dr. Pessoa desde o início“, desabafa Frank
Por Arimatéa Carvalho
Frank Aguiar garante que defendeu desde o início a aliança do seu partido, o PRB, com o pré-candidato Dr. Pessoa, do Solidariedade.
Ele confirmou que o PRB deve mesmo ficar com Dr. Pessoa, ele ocupando uma das vagas para o Senado. A outra fica com o PTC, que indicou o ex-prefeito Marcos Vinicius.
Para fechar de vez a ida do PRB para a oposição, basta vencer algumas resistências aos nomes de Silas Freire e Gessivaldo Isaías dentro da Chapinha de dez partidos. Frank espera que o partido vá unido apoiar sua candidatura ao Senado. O PRB sempre foi muito legal com ele, segundo o cantor e compositor.
Ex-prefeitos lideram lista de inelegíveis do Piauí
Por Arimatéa Carvalho
Os ex-prefeitos dominam a lista de políticos inelegíveis no Estado do Piauí. Entre eles estão os ex-prefeitos de Esperantina, Felipe Santolia (campeão de processos); de Santo Antônio dos Milagres, Adalberto Gomes Vilanova; de Dirceu Arcoverde, Alcides Lima Aguiar; e de Jerumenha, Afonso Henrique Alves Pinto. O ex-prefeito Chico Filho também consta na relação.
O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou a lista de contas irregulares para fins eleitorais, com 333 processos no Piauí, Existem 224 envolvidos que devem ficar fora do pleito de outubro.
A lista será encaminhada para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que poderá decretar a inelegibilidade desses políticos.
Na lista aparecem ainda ex-gestores como Patrol Landim.
Vice de Alckmin deve ser definido até domingo
Por Samantha Cavalca
As conversas entre o comitê de Geraldo Alckmin e o bloco conhecido como Centrão não param. As informações dão conta que eles já chegaram em um consenso: definir nome de vice no domingo e testá-lo até terça-feira.
Após o teste, se tudo correr bem, eles anunciam. Margarete Coelho continua cotada e foi indicada pelo presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira. Tucanos também avaliam o nome de Flávio Rocha. Ele é dono da Riachuelo e filiado ao PRB. Flávio retirou sua pré-candidatura à Presidência em 13 de julho. Na data o blog antecipou, durante participação no quadro Jogo do Poder, que PRB também estava interessado em compor a chapa tucana.
Aldo Rebelo, do Solidariedade, também é lembrado. Hoje, Aldo retirou seu nome da corrida ao Palácio do Planalto, por questões óbvias: Solidariedade faz parte do Centrão, que decidiu apoiar Alckmin.
Tereza Cristina também é lembrada para a vaga de vice do tucano. Ela era líder do PSB na Câmara e é produtora rural em Mato Grosso do Sul.
O consenso é que Democratas não faça a indicação. Eles devem ficar com a vaga de presidente na Câmara dos Deputados.
Centrão entendeu que apoiar Alckmin era o melhor caminho e por isso decidiram caminhar juntos. Primeiro, porque era a chance de levar as eleições para o segundo turno, já que terão mais tempo na tv e, depois, porque tem relação com a governabilidade do próximo Governo. Centrão é formado por cinco partidos e possui 164 deputados federais e 17 senadores no Congresso.
Uma mulher para a vice de Pessoa
Por Samantha Cavalca
O blog já relatou que o senador José Amauri está interessado e trabalha para ser o vice de Pessoa. Enquanto martelo não é batido, outro nome ganha força: o da advogada Vanessa Tapety.
Vanessa é filiada ao PTC. Sobre a informação, ela disse ao blog: “o que o PTC definir, estarei de acordo. Me sinto honrada de ter sido lembrada”.
Bastidor aponta que Vanessa tem apoios influentes, dentre eles do mdebista João Henrique Sousa e do prefeito de José de Freitas. E claro, de presidente de seu partido, Evaldo Gomes. Vanessa é sobrinha do ex-deputado Mauro Tapety, que é muito ligado à Themistocles Filho.
Centrão decide quem é vice de Alckmin na casa de Ciro Nogueira
Por: Samantha Cavalca - direto de Brasília
Ciro suspendeu sua agenda no Piauí, inclusive viagens. Pediu para que Júlio Arcoverde o representasse, já que não tem como sair de Brasília nesse momento.
Motivo? Centrão está reunido na casa do senador e presidente nacional dos Progressistas. Na pauta a definição da vaga de vice de Geraldo Alckmin. Margarete Coelho continua bem cotada.
Fonte próxima a Alckmin contou ao blog que eles reviraram as redes sociais de Margarete. “Gostamos quando ela se denominou sertaneja”.