Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 662 de 665Themistocles faz reunião com Silas. Ele quer eleger 16 aliados
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themistocles Sampaio, vai se reunir com o presidente de honra do PRB nesta segunda-feira para tratar da possibilidade de uma chapa proporcional entre MDB, PRB e PTC.
Nas contas do experiente político, essas três siglas juntas conseguem eleger 13 deputados estaduais e 3 federais. Com a Chapinha de 10 partidos elegendo mais três estaduais, o grupo de Themistocles teria 16 deputados e a reeleição do emedebista para mais um mandato na presidência da Casa estaria garantida.
Essa chapa proporcional, é claro, se concretiza se o MDB migrar para a oposição ao governador Wellington Dias (PT). Themistocles não descarta disputar a convenção com Marcelo Castro, escolhido pelo governador para a segunda vaga ao Senado na chapa da situação.
Marcelo pode transferir votos para Severo se eleger Federal
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Marcelo Castro (MDB), presidente do partido no Estado, não será candidato à reeleição neste ano. Em seu lugar, iria concorrer à vaga seu filho Dário Castro, jornalista, assessor do pai e poeta dos bons (ele assinou coleção de acessórios com a designer de joias Tamar Campos).
Castro sempre esteve entre os mais votados para a Câmara, quando não era o mais votado. Na última eleição, a campeã foi a primeira-dama e deputada federal Rejane Dias (PT), com 134.157 votos, mas Castro teve 111.132 votos e ficou em quatro lugar entre os dez da bancada.
Dario é jovem, inteligente e articulado. Ou seja, com o perfil dele é mais fácil transferir os colégios eleitorais.
No entanto, as conversas estão avançadas para Marcelo transferir seus robustos colégios eleitorais para o deputado estadual Severo Eulálio (MDB), que trocaria uma reeleição tranqüila pela mais difícil disputa da história da Câmara dos Deputados.
Montada a chapa Pessoa/Themístocles!
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio (MDB), reuniu-se na tarde de domingo (22) com o presidente do PTC, deputado estadual Evaldo Gomes, após conversar com os deputados estaduais do próprio MDB mais uma vez. Apesar de eles estarem atrás de votos nos municípios do interior, as conversas são intensas o tempo inteiro. Nessas conversas, o alinhavo para a chapa a governador do Dr. Pessoa, do Solidariedade.
Dr. Pessoa anuncia sua decisão em entrevista coletiva na segunda-feira, às 9h30, no Salão Nobre da Assembleia. O presidente da Assembleia pretende indicar o vice na chapa. Ele irá disputar com o colega Marcelo Castro a convenção do MDB. Themístocles terá a seu lado o presidente do Conselho Nacional do Sesi, João Henrique Sousa, um dos coordenadores da campanha de Henrique Meireles à Presidência e homem muito próximo do presidente Michel Temer.
O deputado estadual Evaldo Gomes recebeu o convite para indicar uma das vagas ao Senado na chapa. E o nome será do ex-prefeito Marcos Vinicius (na foto com sua esposa, a médica Marina Santos, pré-candidata a deputada federal). O outro nome do Senado fica a cargo do PRB e será o cantor Frank Aguiar.
Assim, a chapa de Dr. Pessoa está montada:
Dr. Pessoa governador
Vice indicado por Themístocles (provavelmente coronel Wagner Torres, major Elizete Lima ou até a deputada estadual Juliana Moraes Sousa)
Marcos Vinicius Senador
Frank Aguiar Senador
“Eu avisei que a vice não era do MDB” diz João Henrique Sousa
Por: Samantha Cavalca
Muito se fala sobre a crise no MDB. No meio desse tsunami político, o blog lembrou de conversar com um dos protagonistas da sigla: João Henrique Sousa.
Antes de continuar, vamos fazer o momento "recordar é viver". João Henrique era pré-candidato ao Governo do Piauí. Ouviu de Marcelo Castro e de Themistocles Filho que não conseguiria passar numa convenção. João Henrique não desistiu. Até que ouviu de Castro que deveria retirar a sua pré-candidatura, porque o MDB seria contemplado com a vice de Wellington Dias e a sequência era assumir o Governo com a saída do Governador para uma eventual candidatura ao Senado.
João Henrique nunca acreditou nisso e argumentou contra a imposição da sigla. Foi em vão. Lá atrás, ele disse várias vezes a essa jornalista: “MDB não será contemplado com a vice. E se for, não será Themistocles. PT nunca permitirá isso”. A argumentação de João Henrique foi desacreditada, tanto Marcelo quanto Themistocles tinham interesses paralelos ao ex-ministro.
Pois bem, João Henrique estava certo. A vice de Wellington Dias é Regina Sousa.
O momento nos diz que Themistocles está possesso e que será a mão amiga e oculta (ok, nem tão oculta assim) na candidatura de Pessoa ao Governo. Uma candidatura, alguns apostam, que tira Wellington Dias da sua zona de conforto.
No meio dessas questões surge uma dúvida: Themistocles levaria essa questão às convenções e disputaria os rumos do MDB com Marcelo? Se isso acontecer, blog avalia que João Henrique será peça decisiva neste cenário .
O que diz João Henrique? “O que eu ganharia me metendo nisso agora? Estou envolvido diretamente na campanha de Henrique Meirelles à Presidência da República. Lá atrás, fizeram eu retirar minha pré-candidatura em nome da vice. A vice não chegou”.
A avaliação interna do MDB é que Themistocles não ganha de Marcelo em uma convenção. Para que isso ocorra, a influência de João Henrique junto aos delegados mdebistas teria que entrar em campo.
O blog perguntou ao ex-ministro se Castro ou Themistocles já o procuraram. Ele disse que não.
“Nao recebi ligação de nenhum deles, mas vou entrar em contato para convidá-los para a convenção nacional do MDB que acontece dia 02 de Agosto. Lá atrás me “expulsaram” dessas questões. Meu foco é Meireles”, finaliza João.
O blog finaliza: Quem avisa mdebista é!
W. Dias confirma informações dadas pelo blog Primeira Mão
Por: Samantha Cavalca
Prego batido e ponta virada na majoritária governista. Wellington anuncia Regina Sousa a vice e Ciro e Marcelo ao Senado. É claro, ele ao Governo.
Ufa!
Pessoa adia decisão e diz: “chance zero de eu sair ao Senado“
Por: Samantha Cavalca
Em reunião, Pessoa adia mais uma vez sua decisão. Terça ele dirá a que cargo vai concorrer.
Durante a reunião que aconteceu em seu gabinete, no início da tarde deste sábado, Dr. Pessoa adiou, mais uma vez, sua decisão a respeito de qual cargo irá concorrer.
O novo prazo anunciado por Pessoa é terça-feira da semana que vem. O deputado estadual também definiu outra questão: chance zero dele sair candidato a senador ou a deputado estadual.
Pessoa informou que sairá candidato a governador ou a deputado federal.
Informações da reunião dão conta que Luís Adriano, um dos principais assessores de Paulinho da Força, afirmou diretamente a Pessoa que a sigla irá respeitar sua decisão, mas que para ele sair ao Governo, com real estrutura partidária, Pessoa tem que agir rápido e formar as coligações necessárias.
Jorge Lopes também estava presente. Bastidor aponta que ele se alterou com a decisão de Pessoa. Jorge sempre foi defensor da ideia que Pessoa saísse ao Senado.
Dois pontos também chamaram atenção no encontro. O primeiro é que Pessoa falou que sua relação com Elmano não está boa. O segundo, ele destacou que não será usado por Themistocles contra Wellington Dias. “Ele briga com o governador e vem querer me usar”, disparou Pessoa.
Bolsonaro só terá 3 segundos de propaganda e vira novo Enéas
Como está, até o momento, o "tempo de TV" dos presidenciáveis:
– Geraldo Alckmin do PSDB - 4m46s
– Candidato do PT - 1m31s
– Henrique Meirelles - 1m27s
– Ciro Gomes do PDT - 28s
– Paulo Rabello do PSC - 19s
– Manuela D'ávilla do PCdoB - 13s
– Boulos - 8s
– Álvaro Dias do Podemos - 7s
– Marina Silva da Rede - 4s
– Jair Bolsonaro do PSL - 3s
– Levy - 3s
– Amoêdo - 2s
– PSTU - 2s
Encontro de Wellington Dias com Themistocles: climão
Por Samantha Cavalca
O blog apurou os bastidores do encontro de Wellington Dias e Themistocles Filho que aconteceu na noite desta quinta-feira.
Governador pediu para falar a sós com presidente da Alepi. Themistocles não aceitou e levou João Madson para a conversa que aconteceu na residência de Pablo Santos.
Antes de falar com Themistocles, WD conversou com João Madson. Era um aquecimento do que viria.
Wellington explicou os motivos de ter preterido o mdebista ao favorecer Regina Sousa. Explicou que essa era a única maneira de conseguir o tão sonhado o chapão. Wellington fez questão de deixar claro que não existe uma conspiração petista e progressista contra o presidente do Legislativo do Piauí.
Themistocles só se manifestou no final e disparou contra o governador: "o senhor falou, falou, falou...e eu não acredito em nada”.
Foram atualizadas as definições de climão.
“Wilsão escapou do acidente, mas não da praga”
Por Samantha Cavalca
Felizmente Wilson Martins escapou do acidente, mas nosso blog não deixa escapar nada. Depois do susto, tanto Wilson quanto Rodrigo Martins, que também estava no avião, foram socorridos por grupo de trabalhadores rurais.
Um deles não reconheceu Wilson. Ao perguntar quem era recebeu como resposta que se tratava do próximo governador do Piauí.
Rodrigo Martins não perdeu a oportunidade e disparou ao tio: “Wilson, você escapou do acidente, mas não escapou da praga”.
Dr. Pessoa já diz nome do seu vice
Por Samantha Cavalca
Como blog antecipou em primeira mão, Dr. Pessoa está empolgado com o sinal verde dado por Paulinho da Força. O deputado estadual chegou de São Paulo, cumpriu agenda em Monsenhor Gil e, por lá, soltou que já tem um vice: coronel Wagner Torres.
Ele também falou em Frank Aguiar e Antônio José Lira ao Senado.