Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 663 de 665Vereadora Graça Amorim deve ser a pré-candidata ao Senado
Por Samantha Cavalca
A vereadora Graça Amorim mandou ao blog a seguinte mensagem: dia 03 de agosto será a convenção do PMB e teremos surpresas.
Ela não sabia que a supresa já tinha sido repassada ao blog: ela deve ser candidata ao Senado.
Ela avalia com bons olhos a questão já que o pedido está sendo feito espontaneamente por outras mulheres. Representatividade feminina é a pauta do momento.
Firmino Filho ajuda Lucy fora de Teresina também
O prefeito Firmino Filho (PSDB) não se restringe a ajudar a primeira-dama da capital, dona Lucy Soares, apenas em Teresina. Na Semana Cultural de Monsenhor Gil, o gestor e dona Lucy circularam juntos cumprimentando a população e angariando simpatias.
Dona Lucy é pré-candidata a deputada estadual pelo Progressistas e na capital há expectativa de uma votação estrondosa para a esposa do prefeito. Em Monsenhor Gil, no evento tradicional da cidade, o casal estava acompanhado do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, Também estavam no evento a deputada federal candidata à reeleição Iracema Portela, mulher de Ciro, e o deputado estadual Georgiano Neto (PSD), além do prefeito da cidade.
Frank comanda reunião da chapinha e diz que PRB pode integrar grupo
Por Samantha Cavalca
Terminou quase meia noite mais uma reunião da chapinha. Essa aconteceu na sede do PV e foi convocada por Frank Aguiar.
O pré-candidato ao Senado pelo PRB falou aos demais integrantes sobre a nota deste blog, postada ontem, que apontava que sua sigla já tinha desistido de Pessoa e Elmano. Na reunião, Frank disse: “ainda tenho esperança e estou trabalhando para que o PRB fique com vocês”. Segundo o cantor, ele ainda vê esperança até em composição com o PTC.
Mas a chapinha deve romper sim, sem atritos e de maneira calculada. Se ocorresse a entrada do PTC e PRB, a composição dos emergentes ficaria com 12 partidos. Nesse cenário, ficariam seis partidos de um lado e seis de outro na proporcional para federal. Já para a estadual, o arranjo seria 5 a 7.
A majoritária também entrou em pauta. Eles decidiram que se Elmano for ao Governo, os senadores seriam Pessoa e Frank. Se Pessoa for o cabeça da chapa, Frank e mais outro nome seriam os pré-candidatos ao Senado.
Eles aguardam martelos serem batidos. A próxima reunião já esta marcada. Acontece próxima quarta e com a presença de Elmano Ferrer e de representantes nacionais do Solidariedade.
Bastidor: Por lá, eles também já contam com apoio informal de Themistocles Filho e João Madson.
Wellington Dias comunica a Regina Sousa: “você é a nossa vice”.
Por: Samantha Cavalca
O comunicado aconteceu na quinta-feira. O governador Wellington Dias chamou a senadora Regina Sousa para conversar e comunicou que ela é sua escolha para ser a sua vice na chapa majoritária governista.
Bastidores do Karnak apontam que a conversa começou com Regina mostrando preocupação com a possibilidade de alguma reviravolta. Dias garantiu que não haverá.
Procurada pelo blog, Regina voltou a falar que não tratará do assunto. Fontes palacianas informaram que petistas combinaram que Regina só falará a respeito depois do anúncio oficial que será feito pelo próprio governador.
Karnak trabalha com a data de terça ou quarta-feira da próxima semana para o anúncio.
Dividir para somar: Chapinha se divide em 2 para receber PRB e PTC
Por Arimatéa Carvalho
Os dez partidos aliados chamado informalmente de "Chapinha" ou "Chapa Alternativa" tem nova estratégia para proporcional, tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara dos Deputados.
Os dez vão se dividir em 2 grupos, mas não é um racha: um com 6 partidos e outro com quatro siglas. A ideia é acomodar na Chapinha A os partidos maiores PTC e PRB, que vêm com caciques como Evaldo Gomes, Gessivaldo Isaías e Silas Freire.
Assim, ambos os grupos poderiam eleger, juntos, 5 deputados estaduais e 2 federais. Houve consenso sobre essa tática. Falta, no entanto, o PRB concordar com a ida. O pré-candidato ao Senado Frank Aguiar concorda. Mas o deputado estadual Gessivaldo e Silas Freire estão avaliando.
'Se Dr. Pessoa sair para Federal, eu nem me filio ao partido'
Por Arimatéa Carvalho
A major da Polícia Militar do Piauí Elizete Lima não gostou nada de saber que o presidente do partido Solidariedade, Dr. Pessoa, pode sair candidato a deputado federal nesta eleição. Ela disse que, caso isso aconteça, nem se filia ao SDD.
A major, que coordenou com brilhantismo o projeto de prevenção às drogas entre os jovens Proerd, disse que já recebeu diversos convites de outras siglas. E é verdade. Embora ela não cite, o blog apurou que os convites incluem o PSC do advogado Valter Rebelo, o PHS de Thiago Vasconcelos e Cida Santiago e o PRP de Laécio Borges.
Elizete contava que Dr. Pessoa candidato ao Senado iria fortalecer a candidatura dela à Câmara dos Deputados. Ele tinha tudo para ser o xodó do SDD rumo a Brasília. Mas com Dr. Pessoa podendo sair a Federal, a situação muda e ela está repensando sua estratégia.
Pessoa comunica a Paulinho da Força que será candidato ao Governo
Como este blog antecipou, Pessoa foi a São Paulo para conversar com o Presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força.
Pelos bastidores, a especulação era que Paulinho tentaria convencer Pessoa a sair candidato ao Senado ou à Câmara Federal. Os motivos são óbvios: partidos querem ganhar musculatura em Brasília.
Segundos fontes ligadas ao Solidariedade em São Paulo, Pessoa propôs sair candidato ao Governo do Piauí. A surpresa: Paulinho apoiou Pessoa.
Bastidores apontam que Paulinho pediu ao deputado estadual algo além de intenções. Pessoa mostrou os cenários, pesquisas e possíveis coligações.
Eles já marcaram nova conversa sobre estrutura de campanha, ainda sem data para acontecer. Solidariedade começa a enxergar Pessoa com prioridade no cenário nacional.
PS: Ainda carece de confirmação do próprio Dr Pessoa está informação recebida de fonte fidedigna.
Vereador Joninha quer dobradinha com Marcelo Castro
Por Arimatéa Carvalho
O vereador de Teresina Joninha (Avante) foi confirmar seu apoio à candidatura do presidente do MDB, deputado federal Marcelo Castro, ao Senado na chapa do petista Wellington Dias. Joninha será candidato a deputado federal com o apoio do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB).
O ex-vereador tucano (ele está ameaçado de perder o mandato por ter saído da sigla sem janela partidária) quer fazer dobradinha com Marcelo Castro na capital e onde mais for possível. Marcelo recebeu o apoio com alegria. Mas deve lançar o filho Dario, que é jornalista, para sua vaga na Câmara dos Deputados.
PT e Progressistas fazem acordo para a presidência da Assembleia
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Assis Carvalho (PT), presidente do PT no Estado, já acertou com os Progressistas. Os dois partidos, juntos, vão tentar eleger o presidente da Assembleia Legislativa. O presidente seria o deputado estadual Wilson Brandão, do Progressistas. A vice seria a deputada estadual Flora Isabel.
Pelo acordo, Wilson ficaria 2 anos na presidência e depois cederia para Flora Isabel ficar os outros dois anos.
PT agora teme o Themístocles Pistola
Por Ari Carvalho
Reunidos na quarta-feira em Teresina para avaliar as repercussões negativas do anúncio pelo governador Wellington Dias (PT) que o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio, não será o vice na chapa governista, os petistas comandados pelo presidente Assis Carvalho chegaram a uma conclusão: o pior risco é, como retaliação, Themístocles viabilizar CPIs contra o Governo que ele sempre barrou na Assembleia.
Nesse caso, eles apelidaram o deputado de Themístocles Pistola, uma referência ao Canarinho Pistola da Seleção Brasileira. Pistola é uma gíria e quer dizer que a pessoa está zangada. No entanto, um petista declarou: "Ele se enfraqueceu e não teria os votos necessários para abrir nenhuma CPI contra o governador, sobretudo porque estamos no recesso".