Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 88 de 665Disputa de Francisco Costa x Flávio Nogueira pelo 1313 tem vencedor
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Francisco Costa ganhou o embate com o deputado federal Flávio Nogueira, ambos do PT. O duelo interno tinha nome, ou melhor, número: 1313. Esse foi o número usado nas urnas pela deputada federal Francisca Trindade e o deputado Assis Carvalho, ambos falecidos durante o exercício do mandato.
Já está definido
O 1313 também foi usado pelo ex-deputado Antônio José Medeiros. Costa, que disputa uma cadeira de federal herdando a maior parte dos colégios eleitorais de Assis Carvalho, solicitou o número sem sorteio. Flávio Nogueira ameaçou judicializar. Foi feito um novo sorteio entre os que desejavam usar o 1313 e Francisco Costa ganhou, portanto, utilizará o número disputado.
Luís Coelho desiste de ser candidato a deputado pelo MDB. Entenda motivos
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a deputado estadual Luís Coelho desistiu de disputar na chapa do MDB. Em carta à imprensa, ao partido, lideranças e eleitores, ele explicou que é sócio de uma das maiores empresas mineradoras do Brasil e, portanto, não teria como exercer função pública. Ele, no entanto, permanece na vida pública e apoiando Rafael Fonteles e Wellington Dias.
APOIO NÃO ANUNCIADO
Luís Coelho é ex-prefeito de Paulistana, foi presidente da APPM e secretário estadual por duas vezes. Casado com a ex-deputada estadual Liziê Coelho, ele teria entre 20 e 25 mil votos e ainda não anunciou quem apoiará a partir de agora. Mas é um apoio e tanto.
VEJA A ÍNTEGRA DA CARTA
Aos amigos e amigas do Piauí
Ingressei na vida pública no início da década de 90, na até então longínqua e acanhada Paulistana, onde tive a oportunidade de ser prefeito por três mandatos e entregar uma cidade muito melhor para sua população. Hoje, Paulistana é referência na região e em todo o estado do Piauí.
Fui eleito presidente da Associação Piauiense de Municípios - APPM por dois mandatos, fortalecemos o municipalismo, buscando soluções para os mais diversos problemas enfrentados pelos 224 municípios do Estado.
Tive a oportunidade de ser Secretário de Estado por duas vezes, contribuindo para o desenvolvimento do Piauí. Como Secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, pude participar efetivamente daquilo que colocaria o Piauí definitivamente no mapa do desenvolvimento do Brasil, o boom das energias renováveis. Ao entregar a pasta, deixamos o Estado entre os cinco maiores produtores de energia solar e eólica e, principalmente, como o mais atrativo para projetos futuros.
Com a ajuda dos amigos e amigas piauienses, conseguimos a eleição de minha esposa, Liziê Coelho, deputada estadual por duas vezes, sempre com votações expressivas. O principal legado de seu mandato foi a propositura do Programa Piauiense de Desenvolvimento de Energias Limpas - PROPIDEL, que virou lei e viabilizou o desenvolvimento dos grandes projetos de energias solar e eólica no Piauí. Com a referida lei, não só os grandes projetos foram viabilizados, mas todo cidadão que hoje pode instalar placas solares em sua residência ou pequeno comércio também foram beneficiados.
Andar pelo Piauí e observar os milhares de tetos cobertos por placas solares gerando economia à população, percebo quão grande foi nossa contribuição e isso não tem preço.
Somados os pleitos municipais e estaduais, participei efetivamente de 22 campanhas eleitorais. Posso dizer que sou um homem realizado politicamente, saindo de onde saí, filho de um pequeno comerciante e de uma dona de casa, me tornei médico e alcancei todos os meus objetivos na política, mas tudo isso teve um preço. As renuncias, o afastamento de minha família, não poder ter acompanhado o crescimento dos meus filhos como gostaria, os negócios negligenciados e colocados em segundo plano são coisas que não voltam.
Hoje, com a experiência e amadurecimento que tenho, vejo que não posso mais negligenciar minha família e meus negócios pessoais. Atualmente, sou sócio e executivo de uma das maiores empresas de mineração do Brasil, que em seu estatuto proíbe seus dirigentes de acumularem função pública.
Diante da impossibilidade de conciliar a vida pública com meus negócios e tendo o sentimento de realização enquanto político, retiro minha pré-candidatura a deputado estadual.
Não se trata de uma despedida da vida pública, mas tão somente uma licença temporária. Agradeço a todos amigos e amigas que me receberam tão bem durante todos esses anos, aos companheiros de jornada, meu partido, ao Time do Povo liderado por Rafael Fonteles e Wellington Dias por todo suporte.
Atenciosamente,
Luís Coelho.
Ex-deputado federal Jesus Rodrigues apoiará reeleição de Merlong Solano
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Merlong Solano (PT) teve encontro na sexta-feira (22) com o ex-deputado federal Jesus Rodrigues, hoje sem partido. Os dois já foram companheiros de partido, chegando a fazer dobradinha juntos em 2010, quando foram eleitos deputado estadual e federal, respectivamente.
Nas redes sociais, o petista publicou que conversaram sobre política e abastecimento de água na região sul do Piauí. Mas a coluna apurou que os dois também discutiram o apoio político de Jesus à pré-candidatura de Merlong.
Merlong participa neste sábado (23) da convenção do PT no Atlantic City que irá confirmar os nomes de Rafael Fonteles como candidato a governador e Wellington Dias como candidato ao Senado. Merlong é um dos principais nomes da chapa de federal e é cotado para ficar com uma das quatro vagas esperadas para a federação entre PT, PV e PCdoB.
Povos de Terreiro entregam carta-proposta a Rafael e colar de proteção
Por Arimatéa Carvalho
Em auditório lotado na avenida Frei Serafim, Centro de Teresina, os Povos de Terreiro entregaram carta-proposta ao pré-candidato a Governo do Piauí pelo PT, Rafael Fonteles, e demais candidatos a vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal.
O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (21) e contou com lideranças de matriz africana de diversos municípios como Nazária, Oeiras, Boa Hora, Piripiri, Inhuma, Pedro II, Parnaíba, entre outros.
Entre as principais propostas apresentadas estão a implementação da Lei 10.639, que garante o ensino da História Cultural Africana no currículo das escolas municipais e estaduais e o fortalecimento de projetos de Geração de Emprego e Renda;
Também estão na carta-proposta os itens: potencialização do Empreendedorismo nas Comunidades de Terreiro por meio da comercialização e confecção de produtos como indumentárias, roupas, artigos religiosos e ainda a criação de mecanismos de enfrentamento a Violência Contra estas Comunidades.
PATRIMÔNIO VIVO
O deputado estadual Fábio Novo (PT), apoiador do povos de terreiro, esteve no encontro e comentou que "reafirmamos nosso compromisso de seguir valorizando e respeitado esse povo de axé que professa religiões de matrizes africanas no nosso Estado".
"Tive a honra como secretário de Cultura de valorizar sua cultura, tradições e reconhecer Mãe Maria como a Mãe de Santo mais longeva do Piauí, hoje um patrimônio vivo do nosso Estado".
COLAR DE PROTEÇÃO
Além da carta, o pré-candidato Rafael Fonteles recebeu fios de conta utilizadas como proteção por praticantes das religiões de matriz afro. "Rafael por ser um candidato jovem, representa esperança e futuro para nossas comunidades", disse mãe Joelfa de Xangô, do quilombo pai Zé Pretinho.
Fonteles, ao assinar a carta, comprometeu-se a analisar as propostas e trabalhar por mais participação dos povos de Terreiro nas repartições, por mais respeito e tolerância e agradeceu a presença dos pais, mães e filhos de santo que se dispuseram a fortalecer a plenária.
Evandro com Ciro Gomes em Brasília: “Representa a esperança para o Brasil”
Por Arimatéa Carvalho
O presidente regional do PDT, Evandro Hidd, foi a Brasília para a convenção nacional do partido que homologou, por unanimidade, Ciro Gomes como candidato a presidente da República.
"Ciro representa a esperança para o Brasil avançar e voltar a crescer, através do Projeto Nacional de Desenvolvimento", comentou o vereador da capital, ao lado de Ciro.
Na sexta-feira (22), em Teresina, o PDT realiza encontro em hotel da Zona Leste para anunciar o apoio a Sílvio Mendes (União Brasil) para governador e Joel Rodrigues (PP) para senador.
O partido também lançará chapas de estadual e federal, sendo que o próprio Evandro Hidd disputará vaga para a Câmara Federal. A convenção do PDT deve ocorrer no dia 30, mesma data das convenções de União Brasil e Progressistas.
Prefeito de Cristalândia, que vota em C. Neto, anuncia apoio a Sílvio/Joel
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito da cidade de Cristalândia, no extremo Sul do Piauí, Moisés Filho (PTB), anunciou adesão ao pré-candidato a governador Sílvio Mendes (União Brasil) e ao pré-candidato a senador Joel Rodrigues (Progressistas).
O gestor participou de reunião na tarde desta quarta-feira (20) com o presidente do PSDB, ex-deputado estadual Luciano Nunes, com o deputado estadual Gustavo Neiva (PP) e com os pré-candidatos Sílvio Mendes e Joel.
O Progressistas tinha o prefeito como dúvida, pois ele vota em Castro Neto (PSD) para deputado federal. Ao ser perguntado pelo blog se ele continua votando em Castro Neto mesmo depois de aderir a Sílvio e Joel, fonte do PP foi irônica: "Sim, continua. Até agosto".
Enzo Samuel se reunirá com Rafael Fonteles e deve ficar na base
Por Sávia Barreto
Quem se reúne com o pré-candidato a governador do PT nesta quinta-feira pela manhã é o presidente eleito da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel (PDT). Eles devem acertar os ponteiros já que Enzo não estaria tendo espaço político proporcional ao seu novo status de futuro presidente de um Poder. Segundo fonte da coluna adiantou ontem, Enzo Samuel tem dialogado com a oposição e poderia deixar o lado de Rafael Fonteles para apoiar Sílvio Mendes.
O vereador Dudu entrou na polêmica e afirmou que se tiver alguma mudança de apoio dos vereadores da capital, caso ocorra, será “muito pouca” e não vai interferir na base de Rafael Fonteles. Ele afirma que muitos “boatos e fake news” são plantados pela oposição e chama isso de “tensão pré-convenção”. Dudu também responde ao vereador Jeová Alencar e deixa claro que tem muita “conversa fiada” do outro lado.
Gessivaldo poderia apoiar Sílvio; deputado só se pronuncia dia 27
Por Sávia Barreto
A coluna apurou com fontes da oposição a informação de que haveria uma ponte de diálogo avançado com o deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos). Ele, que apoia Rafael Fonteles ao Governo do Estado, e faz dobradinha com a deputada federal Rejane Dias (PT), poderia apoiar Sílvio Mendes ao Governo do Estado e Joel Rodrigues ao Senado. Gessivaldo é pastor e tem forte influência no segmento evangélico.
Questionado pela coluna, o deputado esclarece que seguirá o seu partido, e que essas e outras questões serão discutidas apenas na convenção marcada para o dia 27, às 15h no Clube do Gari. “Sou do Republicanos e teremos nossa convenção dia 27, vou nesse momento expor meu posicionamento. Nosso partido não terá candidatura majoritária e essas questões será discutidas na convenção”, pontuou Gessivaldo, sem esclarecer se fica com Rafael ou Sílvio.
Número 1313 é dado a Francisco Costa sem sorteio e Flávio vai à Justiça
Por Arimatéa Carvalho
A briga foi grande. Os números dos candidatos foram muito disputados nas chapas de estadual e federal do PT. Nos casos em que havia mais de um pré-candidato interessado no número, ou seja, para os melhores números, houve sorteio para definir quem ficaria com a sequência.
Por exemplo: a ex-vereadora da capital Cida Santiago e o deputado estadual Nerinho disputavam o 13.000. Cida ganhou no sorteio. A reunião aconteceu na tarde de terça-feira (20) e o bicho pegou mesmo na hora dos números para federal.
JANAÍNA GANHOU
No caso do número 13.456 havia seis disputando a sequência, fácil de memorizar. A deputada estadual Janaína Marques, que saiu do PTB para a sigla, foi a sorteada. Nos casos em que o número já pertence a um petista com mandato, ele tem a preferência. Nos demais, sorteio mesmo.
SEM SORTEIO
Já na escolha para o número 1313, que pertencia ao deputado federal Assis Carvalho, a questão vai parar na Justiça mesmo.
O deputado estadual Francisco Costa pleiteava junto com o deputado federal Flávio Nogueira, assim como a liderança Maria Kazé. Costa entrou com um recurso alegando sua história junto a Assis. A Executiva do partido disse sim a ele, no entanto, Flávio contou ao blog na noite desta terça-feira (20) que irá recorrer à Justiça Eleitoral e Comum para que o estatuto do partido seja cumprido e haja o sorteio.
"Nada contra ninguém, apenas quero se cumpra o estatuto", explicou Flávio. Na verdade, o deputado federal ficou do lado da pré-candidata Maria Kazé, que também queria o 1313. Ela era liderança forte de Assis Carvalho na zona Sul de Teresina e após a confusão anunciou que não será mais candidata.
NÚMERO FORTE
O número 1313 tem história no PT. Já foi da veterana Zenaide Lustosa e também da deputada federal Francisca Trindade, que morreu aos 37 anos de idade durante o mandato, em 2003, de aneurisma cerebral. O último a usar o 1313 foi o deputado Assis Carvalho, que também morreu durante o mandato, aos 58 anos de idade, ao sofrer um infarto em sua terra, Oeiras, no dia 5 de julho de 2020.
Wellington Dias nunca usou: preferiu o 1311, hoje utilizado por sua esposa, a deputada federal Rejane Dias.
BOMBEIRO W. DIAS
A expectativa é que o ex-governador e pré-candidato ao Senado Wellington Dias entre em campo para pacificar a briga entre Costa e Flávio nesta quarta-feira (21).
E tem mais. Maria Kazé desistindo de disputar vaga de federal impõe ao PT encontrar duas mulheres: uma para a vaga dela na chapa de federal e outra para a vaga de Fabíola na chapa de estadual. Fabíola desistiu e irá apoiar Flávio Jr. Em troca, ele apoiará ela para vereadora em 2024. Faz sentido.
Enzo Samuel deve ser novo apoio “de peso” para Sílvio Mendes no dia 16
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que no próximo dia 16 de agosto a oposição encabeçada pelo pré-candidato Sílvio Mendes (União Brasil) deve anunciar um “apoio de peso”. No mundo político, as especulações e apostas estão altas a respeito desse nome. De acordo com fontes ouvidas, o político a aderir a Sílvio poderia ser o vereador Enzo Samuel (PDT), presidente eleito da Câmara de Teresina.
Um dos motivos seria o fato de que Enzo Samuel não estaria sendo bem contemplado pelo grupo de Rafael Fonteles (PT). Ideologicamente, a ligação de Enzo seria natural junto a base aliada, já que o parlamentar tem origem política no movimento estudantil de esquerda e já foi filiado ao PC do B antes de migrar para o PDT no último pleito, onde teria maiores condições de disputar a reeleição como vereador.
Depende
Ainda segundo fonte ouvida pela coluna, o diálogo de Enzo estaria sendo intermediado pelo presidente da Câmara, Jeová Alencar (Republicanos), que aderiu a Sílvio Mendes e Joel Rodrigues. Dessa forma, há a possibilidade de que Enzo leve outros vereadores com ele, aumentando o placar em prol da oposição. Hoje há 19 vereadores da capital com Rafael Fonteles, 9 com Sílvio e um indeciso, Levino de Jesus.
Tem tempo
No entanto, fontes também ouvidas pela coluna afirmam que ainda há tempo e pontes para diálogo de Enzo com a base aliada para que a debandada não ocorra.