Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 89 de 665Castro Neto e Marcelo Castro participam de encontro com Lula
Por Arimatéa Carvalho
A convite do senador Marcelo Castro (MDB), o pré-candidato a deputado federal Castro Neto (PSD) esteve presente, na segunda (18), na reunião de líderes do MDB que ocorreu na zona Sul de São Paulo. O intuito do encontro foi declarar apoio à pré-candidatura a presidente de Luiz Inácio Lula da Silva, ainda no 1° turno.
Estiveram presentes no ato representantes da sigla em 11 estados, entre eles, Piauí, Maranhão e Ceará, além de membros do PT. A reunião foi organizada pelo senador Eduardo Braga (AM), líder do MDB no senador.
Nas redes sociais, Castro Neto destacou a importância do anúncio, sobretudo aos piauienses. "Foi dia de encontrar o presidente Lula. Confesso que fiquei emocionado por estar ao lado das minhas maiores inspirações na vida pública. Levei o meu abraço simbolizando compromisso e determinação. Retorno ao Piauí com esperança renovada num amanhã mais justo, feliz e melhor para todos", afirma o pré-candidato a deputado federal.
Florentino e esposa fazem pré-campanha simultaneamente no Sul e Norte
Por Arimatéa Carvalho
Enquanto o pré-candidato a deputado federal Florentino Neto (PT) percorreu Bom Jesus, Corrente, Parnaguá e Curimatá no final de semana, no Sul do Piauí, sua esposa Flaviana Veras ficou responsável de representar o esposo em eventos em Parnaíba e Luzilândia, no Norte. No registro Flaviana ao lado da prefeita Fernanda Marques e seu esposo Solon Silva, participando de festividades no último sábado em Luzilândia.
FORÇA DA MULHER
Florentino Neto apresentou Flaviana como coordenadora de sua pré-campanha e depois da campanha em Parnaíba, onde já foi primeira-dama e secretária municipal. As bases aprovaram, pois Flaviana é muito querida na segunda maior cidade do Estado.
Georgiano se reforça com 4 prefeitos no extremo Sul e caminha para ser o 1º
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Georgiano Neto, pré-candidato à reeleição na chapa do MDB, consolidou forte apoio na região do extremo sul do Estado. Ele tem o apoio de quatro prefeitos.
Aqui, na Expocorrente, Georgiano está com os prefeitos Djalma Mascarenhas, de Monte Alegre; Pablo Carvalho, de Sebastião Leal; Amiltinho, de Gilbués, e Jabes Júnior, de Riacho Frio.
Georgiano Neto foi o deputado mais votado em 2018 para a Assembleia Legislativa, com 79.723 votos. Ele bateu o recorde da Casa. A previsão é que em 2022 ele seja novamente o candidato mais votado para a Alepi.
Prefeito do PP se filia ao PT às 16h de sábado (16) e já colocou estrela
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de São Gonçalo do Gurgueia, Paulinho Enfermeiro, do Progressistas, já colocou a estrela vermelha do PT em sua camisa e se filia ao Partido dos Trabalhadores às 16h deste sábado (16), em Corrente, durante evento do Time do Povo de Rafael Fonteles e Wellington Dias.
A filiação é relevante porque é um gestor do PP e a cidade fica no Extremo Sul do Estado, região do agronegócio influenciada por Brasília e pela direita.
Paulinho Enfermeiro se reuniu no sábado com o deputado estadual Oliveira Neto (PT) e os vereadores da base na cidade e ficou decidida a filiação logo mais.
"Estamos em São Gonçalo do Gurgueia. Reunimos com o prefeito e os vereadores que dão sustentação ao prefeito e apoiam nossa reeleição. E ficou decidido", conta Oliveira, que está acompanhado do presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz.
Fábio Novo pede que Procon investigue lucro de postos de gasolina
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fábio Novo (PT) protocolou no Procon pedido de investigação para saber se existe lucro abusivo por parte dos postos de combustíveis e distribuidoras de gás de cozinha.
TRÊS MEDIDAS
"Desde setembro que o Estado cobra menos ICMS, reduziu ainda mais no final de junho e agora em julho, através de lei da governadora Regina Sousa, baixou a alíquota do ICMS de 30% para 18%", detalha Fábio Novo. "Mesmo com três medidas o benefício não chegou para o consumidor", reclama.
Ravenna anuncia vice da chapa e avisa: “cota de gênero aqui é masculina”
Por Arimatéa Carvalho
A pré-candidata a governadora pelo PMN, Ravenna Castro, anunciou Jessicaline Alves Rodrigues dos Santos como sua vice na chapa. Ela tem 30 anos, é bacharela em Direito e dona de empresa de refrigeração automotiva. Ravenna também anunciou a empresária e assistente social Carollyna Feitosa como pré-candidata a deputada federal.
"Nossa vice é natural de Teresina, mãe de três filhos, evangélica e se preocupa muito com a saúde e boa forma", diz Ravenna.
TIME DAS "BRABAS"
Defensora de maior participação de mulheres na política, Ravenna Castro destacou que a chapa do PMN será sobretudo feminina. "Por aqui a cota de gênero é masculina", avisou, explicando que diariamente irá mostrar as demais pré-candidatas. O time das "brabas", como ela define.
Pré-candidatos duelam para escolher número de campanha no Piauí
Por Sávia Barreto
No Progressistas, há um duelo para saber quem vai herdar o número que era do deputado estadual Júlio Arcoverde: 11111. Na disputa estão Dr.Thales e o deputado Gustavo Neiva, recém-filiado. Questionado pela coluna, o deputado Júlio Arcoverde comentou que os partidários chegarão a um acordo.
Grande família
“No PP tudo se resolve, é uma grande família, não temos correntes dentro do partido”, frisou Júlio. Nos bastidores, a aposta é de que Thales, que tem o apoio de Júlio Arcoverde, seja o favorito para ficar com o número de fácil memorização. Além da superstição e facilidade em digitar os números na urna, outro fator que impacta é a história política dos pré-candidatos, que já usam a mesma sequência numérica - em partidos diferentes e querem mantê-la.
Duelo ao contrário
Já no PT, o número que foi do ex-secretário Antônio José Medeiros, da deputada federal Francisca Trindade e do deputado federal Assis Carvalho, também foi alvo de polêmica, mas pelo motivo contrário. É que Medeiros desistiu da vida política, Trindade faleceu após sofrer um AVC e Assis morreu durante o exercício do mandato por problemas no coração. Dessa forma, fonte petista disse à coluna que a decisão será por sorteio.
Eu quero
“O número 1313 é o número preferêncial do Dr. Francisco Costa, mesmo número usado pelo deputado Asiss que foi do Antônio José Medeiros. Estes números sempre trouxeram sorte a quem usa”, minimizou o secretário-geral do PT e ex-coordenador das campanhas de Assis Carvalho, João Pereira, que apoia Costa.
Cabeça para baixo
Já o ex-deputado Roncalli Paulo, deu a letra a respeito da superstição que alguns políticos têm a respeito dos números que vão para a urna: “Tem essa conversa não! Se tiver os votos pode ser o pior número até de cabeça pra baixo os votos saem”, brincou.
Evaldo se reúne com Rafael, reforça aliança e participará de convenção
Por Sávia Barreto
O Solidariedade e a base governista estão em clima de paz e amor após um início de semana tenso com a possibilidade de que a sigla comandada pelo deputado estadual Evaldo Gomes não participasse da convenção dos partidos da base aliada de Rafael Fonteles. Isso porque a indicação do segundo suplente do ex-governador Wellington Dias, que é do SDD, estaria sendo postergada e causando desconforto no grupo político de Gomes.
Resolvido
Evaldo reuniu-se com Rafael Fonteles nessa sexta-feira e afirmou que a questão está superada. O indicado do Solidariedade será anunciado no dia 20, três dias antes da convenção. Nos bastidores, acredita-se que o indicado possa ser o ex-vereador Caio Bucar. Mas estão no páreo o vereador de Parnaíba, Daniel Jackson e o ex-suplente de senador José Amauri.
Plenária
Evaldo tem reforçado as agendas conjuntas com a filha, vereadora Fernanda Gomes, pré-candidata a deputada federal do Solidariedade. Eles realizaram uma plenária em Teresina que contou com centenas de apoiadores, além de membros da chapa do SDD. A sigla segue focada no plano de eleger pelo menos um ou dois deputados estaduais e um federal.
Fábio Xavier e Jadyel: dobradinha 100% e pré-campanha em Regeneração
Por Arimatéa Carvalho
Os pré-candidatos a deputado estadual Fábio Xavier (PT) e deputado federal Jadyel da Jupi (PV) reforçaram 100% a dobradinha, com Fábio apoiando Jadyel em todos os seus colégios.
Os dois estiveram juntos no povoado Jacaré, em Regeneração, terra de Xavier e onde ele é muito querido, com a vereadora Gabriela Nunes, conversando com a população. Aqui, eles fazem o X que Fábio adotou na pré-campanha.
"Fomos muito bem recebidos nessa terra em que vivi e vivo muitos momentos inesquecíveis com minha família e amigos", disse Fábio, completando: "Os amigos e a família de Regeneração são o apoio que também me motiva a trabalhar em busca da melhoria de vida para o povo piauiense", relata.
Ele e Jadyel conversaram com a população e ouviram demandas. Ele agradeceu a todos os amigos e lideranças que o apoiam na região e completou: "Aproveitei o evento para declarar apoio integral ao meu parceiro Jadyel Alencar".
Fábio Xavier deve ser um dos cinco mais votados na chapa estadual da federação entre PT, PCdoB e PV, com mais de 50 mil votos, enquanto Jadyel é cotado para ficar entre os três mais votados da chapa de federal.
Republicanos fiscaliza pré-candidatos que não divulgam movimentações
Por Sávia Barreto
O recado do prefeito Dr.Pessoa aos pré-candidatos do Republicanos é claro: terá apoio os que fizerem de fato, campanha dentro dos nomes das chapas estaduais e federais do partido. O problema é que nem todos os nomes estão com o bloco na rua. Os mais ativos na pré-campanha, com viagens e agendas com lideranças são Jeová Alencar, Gessivaldo Isaías, Thiago Duarte e Wellington Raulino. Esses são nomes apontados pela própria cúpula da sigla, apurados pela coluna.
Faz, mas não posta!
O grupo mais discreto inclui a deputada federal Marina Santos, Marcus Vinícius, Zé Luís e Joninha. Já o vereador Zé Filho, apontado por colegas como um dos que não faz ou não divulga suas movimentações de pré-campanha, nega e afirma que trabalha sim, mas posta pouco. Outro que tem destacado fazer pré-campanha é o vereador Antônio José Lira, que afirma estar realizando diversas reuniões na capital e zona rural.
Faço campanha sim!
“Já visitei 1.380 famílias na nossa capital, até agosto chegaremos a duas mil e quinhentas, sem falar no nosso grande trabalho que temos na Zona Rural de Teresina. Aguardem”, avisou à coluna o pré-candidato a deputado estadual Carlos Ribeiro, ex-secretário de Defesa Civil do município que pontua estar na lista dos que já colocou o bloco na rua no Republicanos.