Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 91 de 665Samantha reforça presença em Teresina e avisa: Sou a candidata de Bolsonaro
Por Arimatéa Carvalho
A pré-candidata a deputada estadual e presidente do PL no Piauí, jornalista Samantha Cavalca, tem intensificado a pré-campanha em Teresina e visitado lideranças nos bairros da capital, onde faz questão de ressaltar que ela é a candidata do presidente Jair Bolsonaro no Estado.
A presidente do PL no Piauí esteve no bairro Boa Esperança, onde foi recebida pela liderança local Paula para conversar sobre as necessidades em nível local e estadual. Trataram de questões como o ICMS e a urgência na diminuição do valor da gasolina que também impacta no supermercado, na geração de emprego e renda no Piauí e o fortalecimento da base do presidente Bolsonaro.
Sendo pré-candidata a deputada estadual e tendo aparecido nas últimas campanhas espontâneas de intenção de voto, Samantha reforça seu compromisso: “Junto do nosso presidente Bolsonaro, a gente segue fazendo o que deve ser feito, mesmo que seja difícil ser limpo no meio dessa sujeira toda, a gente não vai parar de fazer a coisa certa e é muito bom ver o povo reconhecendo isso”, comentou.
Na agenda desses últimos dias, Samantha Cavalca também foi convidada e marcou presença em um grande arraial promovido pelos moradores da Vila Boa Esperança, celebrando também o apoio da população.
Robert passa por problema de saúde e não tem data para retorno à Finanças
Por Sávia Barreto
Questionado pela coluna sobre quando retornaria ao secretariado de Dr.Pessoa, o vice-prefeito Robert Rios afirmou à coluna que passa por problemas de saúde no momento.
“Passo por sério problema de saúde. Estou monitorando a glicose 24 horas porque a diabetes voltou depois da COVID. Passa de 255 para 40 muito rápido e isso está me cegando em uma velocidade muito grande. Já fiz seis cirurgias e farei outra no final do mês”, afirmou Rios.
Apesar de alguns conflitos entre Legislativo e Poder Executivo, alguns vereadores ouvidos pela coluna afirmam que Robert Rios é uma ponte importante no diálogo com os vereadores. Rios, que tem larga experiência política, era o nome escolhido pelos vereadores para resolver demandas do mandato no Palácio da Cidade.
Vereadores em duelo com Allan! Disputa de 2024 como pano de fundo
Por Sávia Barreto
Vereadores de Teresina reclamam nos bastidores do secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante. Eles alegam que Allan estaria “entrando” nas bases dos parlamentares e não dando espaço para a resolução de demandas desses vereadores na pasta encabeçada pelo gestor.
Tudo isso porque Cavalcante deve disputar a eleição de 2024 para a Câmara Municipal. “Ele já se coloca como um super candidato, mas é preciso não confundir as coisas”, disse vereador à coluna, em reserva.
Allan Cavalcante é um nome próximo ao presidente da Eturb, João Duarte e tem ligação na indicação da secretária da Semest. Parlamentares alegam que podem até mesmo abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o secretário.
Eles já somariam 13 votos, sendo necessários apenas 10 para abrir uma CPI. Nos bastidores, a análise é a de que não será necessário tanto desde que o Palácio da Cidade atue como bombeiro ainda no início desse fogo.
Em Floriano, Luís Coelho reforça parcerias e comemora pesquisas
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a deputado estadual Luís Coelho (MDB) esteve em Floriano na data em que o município completou 125 anos de história. "Foi uma alegria voltar àquela cidade que sempre me recebe com carinho, e reencontrar os amigos e grandes lideranças Adilson Costa, Francisco Costa, Agilson, Aurinete, Moisés e Deusimar, dentre outros", comentou o médico.
"Na oportunidade, prestigiamos o aniversário do Danilo Osório e o lançamento do bloco Tan Dan Dan, na AABB de Floriano", relatou.
Luís Coelho comentou também o fato de estar bem posicionado nas pesquisas de intenção de votos já divulgadas no Piauí. "Encaro com alegria e vejo como um reconhecimento do nosso trabalho como gestor, líder político e também como médico", avaliou.
O MDB deve fazer até 12 deputados estaduais nas eleições deste ano e o nome de Luís Coelho aparece nas listas de prognósticos.
Em mutirão da saúde, Amadeu ouve moradores e defende telemedicina
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a deputado estadual pelo MDB Amadeu Campos participou do mutirão da Saúde Itineranthe organizado pela FMS na comunidade Boa Hora, zona Rural Norte de Teresina. O evento foi realizado na Escola Conselheiro Saraiva.
Amadeu conversou com moradores que relataram a dificuldade da chegada do atendimento às regiões mais afastadas da sede da capital do Piauí.
“É por isso que eu defendo mais ações como essa que leva consultas, exames e até pequenas cirurgias para pessoas das comunidades rurais que, muitas vezes, nunca tiveram acesso a exames mais específicos por conta da distância dos centros médicos. Precisamos de mais ações como essas que beneficiem um maior número de pessoas”, enfatizou o pré-candidato.
TELEMEDICINA
Dentre as ações que Amadeu Campos defende na área da Saúde está o maior acesso da população à telemedicina, que é o modo de facilitar o acesso de pacientes a especialistas por meio da internet e de aparelhos telefônicos.
“Podemos aproveitar ao máximo da tecnologia principalmente na saúde, a exemplo do que já é feito na educação com as aulas em formato híbrido, e facilitar o acesso das pessoas aos médicos, facilitar as consultas de retorno após exames e também agilizar o acesso a diagnósticos”, disse.
Rafael festeja adesões do PP e União Brasil na capital, Pedro II e M.Alves
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a governador Rafael Fonteles (PT), destaca em postagens nas redes sociais, neste domingo, as adesões recebidas em Teresina, Miguel Alves e Pedro II durante a semana. Só em Teresina, foram três vereadores e uma deputada estadual, Teresa Brito, do PV.
Dois dos vereadores são do Progressistas, partido do ministro Ciro Nogueira, principal apoiador da pré-candidatura de Sílvio Mendes (União Brasil). “Encerramos mais uma semana com avanços importantes na nossa caminhada. Mais três vereadores de Teresina aderiram à nossa pré-candidatura, sendo dois deles – Neto do Angelim e Valdemir Virgino – lideranças do Progressistas, partido que forma a espinha dorsal da oposição”, diz Rafael Fonteles em sua conta no Twitter.
A outra adesão em Teresina é a da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota). Com a adesão dos três, anunciadas na sexta-feira (8), aumenta para 20 o número de vereadores de Teresina que apoiam Rafael Fonteles. Teresina tem 29 vereadores. A deputada estadual Teresa Brito, do PV, também anunciou apoio ao pré-candidato do PT.
Nas postagens, Rafael também cita as adesões do vice-prefeito e do presidente da Câmara Municipal de Miguel Alves, Adail Júnior, e Júlio da Tuta, ambos do União Brasil, e de lideranças de Pedro II – o ex-prefeito João Eudes e os vereadores Compadre Filho e Esmaela Macedo, do Progressistas.
“Essas novas adesões fortalecem o nosso time, reafirmam nosso compromisso com Teresina, Miguel Alves e Pedro II, e aumentam nossa disposição e entusiasmo para seguir adiante no propósito de construirmos juntos um Piauí melhor”, conclui ele.
Progressistas pode punir Neto do Angelim e Valdemir por apoio a Rafael
Por Sávia Barreto
O apoio de dois vereadores do Progressistas em Teresina – Neto do Angelim e Valdmir Virgino – ao pré-candidato ao Governo Rafael Fonteles, pode ter consequências na legenda, que está formalmente na chapa majoritária da oposição, com a deputada federal Iracema Portella na vaga de vice-governadora de Sílvio Mendes (União Brasil). A coluna questionou o vereador e presidente municipal da legenda, Aluísio Sampaio, sobre a questão.
Aguardem
“Vamos conversar ainda sobre isso essa semana. O deputado Júlio Arcoverde já havia me dito antes disso que o partido iria mandar uma carta para os diretórios com recomendações sobre o apoio de mandatários a candidatos”, afirmou Aluísio Sampaio. Ou seja, a tendência é que atos públicos explícitos de apoio a qualquer candidato que não seja Sílvio Mendes, termine ensejando ações de infidelidade partidária.
Gessy rebate Ravenna e diz que vai processar pré-candidata: “Inacreditável”
Por Sávia Barreto
A coluna conversou com a pré-candidata a governadora pelo PSC, Gessy Fonseca, a respeito das acusações de outra pré-candidata, Ravenna Castro, do PMN. Ravenna usou as redes sociais para acusar Gessy de estar envolvida em um "escândalo sexual". “Não vou deixar você enganar o povo evangélico, nem lesar a boa fé alheia. Você não é evangélica, os evangélicos vão se escandalizar com você", disse Ravenna. O imbróglio teria começado porque Ravenna alega que Gessy tentou induzir o pré-candidato ao Senado do PMN a convencê-la de desistir de sua pré-candidatura.
Delírio
“Só afirmações e acusações completamente infundadas. Chega a ser inacreditável. Até uma SW4 vermelha que ela diz ser minha e fruto de corrupção, é de um empresário que participou de uma única ação social conosco, que não tem qualquer vínculo com o setor público e o carro nem SW4 é, e sim uma Hilux de carroceria”, respondeu Gessy.
Vou processar
“Nossos advogados estão reunindo tudo o que foi divulgado por ela, ainda hoje prestarei um boletim de ocorrência na delegacia de crimes virtuais e em breve publicaremos uma nota nos nossos canais de comunicação com esses e outros esclarecimentos”, pontuou Gessy Fonseca.
Dr. Pessoa, Maykon e Vinício dão início a curso de energia solar
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), participou na manhã de sábado (9) da aula inaugural do curso da Fundação Wall Ferraz voltado para a energia solar.
A Fundação Wall Ferraz, em parceria com a ACIS, realizou a solenidade de abertura das aulas do curso de "Instalação de sistemas fotovoltaicos” na Escola Municipal Deputado Francílio Almeida, no bairro Porto do Centro, zona Leste de Teresina.
A solenidade contou com a presença do presidente da Fundação Wall Ferraz, Maykon Silva, e do vereador Vinicio Ferreira, que viabilizou uma emenda parlamentar para a realização do curso. Outras autoridades também estiveram presentes na aula inaugural, como a deputada federal Marina Santos.
Maykon Silva conta que o curso tem o objetivo de capacitar a população com técnicas profissionalizantes fomentando o empreendedorismo e estratégias efetivas de inserção de jovens no mercado de trabalho.
Gil Carlos reúne multidão em lançamento da pré-candidatura em São João
Por Arimatéa Carvalho
Prefeito de São João do Piauí por dois mandatos e ex-presidente da APPM, Dr. Gil Carlos (PT) reuniu centenas de pessoas no lançamento da sua pré-candidatura a deputado estadual, em São João do Piauí.
O ato contou com a presença do pré-candidato a governador Rafael Fonteles; do pré-candidato a senador Wellington Dias; da deputada federal Rejane Dias, pré-candidata à reeleição, além de lideranças da região da Serra da Capivara.
Em seu discurso, Gil Carlos ressaltou sua experiência em gestão e enfatizou que tem propostas viáveis para o desenvolvimento do Piauí, especialmente nas áreas da saúde e educação.
“Nossa experiência como prefeito e nossas propostas para o desenvolvimento do Estado nos credenciam para trabalhar ainda mais em prol da população piauiense na Assembleia Legislativa. Agradeço a presença e o apoio do nosso pré-candidato a governador Rafael Fonteles; do nosso pré-candidato a senador Wellington Dias; da deputada Rejane Dias; do prefeito Ednei Amorim e de todas as lideranças que estão engajadas nesse projeto”, conclui.