Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 92 de 665Florentino vai anunciar Flaviana como coordenadora da campanha em Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
Ela já vinha se destacando na pré-campanha e demonstrando habilidade política. E agora o blog apurou que Flaviana Veras, mulher do pré-candidato a deputado federal Florentino Neto (PT), será anunciada por ele para sua base como a coordenadora tanto da pré-campanha quanto da campanha em Parnaíba, onde já foi secretária municipal e primeira-dama.
Flaviana é muito conhecida e querida dos parnaibanos e a base dele na segunda maior cidade do Piauí terá esse reforço. Ela é pedagoga e assistente social, tendo também feito uma gestão elogiada na pasta do Desenvolvimento Social.
O ex-secretário teria pedido a sua esposa para coordenar todos os atos de pré-campanha e campanha em Parnaíba. Florentino e Flaviana são casados s 24 anos
Segundo os interlocutores mais próximos, Florentino acordou com a família a nova missão de sua esposa, ouvindo os filhos e parentes.
Os principais apoiadores de Florentino em Parnaíba e na Planície litoranea que já souberam da decisão reconheceram no ato profundo respeito e compromisso com a sua região. Fonte contou que o clima é de empolgação e expectativa com o anúncio que deve ser feito no sábado (9), em Parnaíba, pelo próprio pré-candidato.
O ex-secretário estadual de Saúde é um dos nomes mais fortes para ficar com uma das quatro vagas que a federação entre PT, PCdoB e PV deve conquistar no dia 2 de outubro.
Merlong Solano comanda grande evento em São Raimundo Nonato no sábado (9)
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Merlong Solano (PT) vai reunir seus correligionários da região da Serra da Capivara neste sábado (9) em São Raimundo Nonato para dialogar sobre as demandas da população da região e prestar contas das ações do seu mandato.
TEM HISTÓRIA
Merlong tem um histórico de trabalho pelo território da Serra da Capivara. Enquanto deputado federal, levou muitos benefícios para a região, como emendas para a saúde, agricultura familiar, apicultura e articulação para a instalação de uma Nefroclínica na cidade.
O deputado disputará a reeleição neste ano pela chapa da federação PT, PCdoB e PV. Ele é um dos cotados para ficar com uma das quatro vagas que a federação deve amealhar.
Gessy crítica sobre segurança pública e especulação sobre apoio a Sílvio
Por Sávia Barreto
A pré-candidata a governadora Gessy Lima (PSC) segue priorizando as redes sociais nesse primeiro momento de pré-campanha. Ela já afirmou que só iria se movimentar mais ativamente no período legal de campanha e criticou os adversários que estariam se excedendo nesse momento. No vídeo postado em suas redes sociais, Gessy disse que enquanto aguardava para fazer a unha, precisou ficar no carro temendo ser assaltada.
Será?
“Vim fazer a unha e enquanto a manicure não abre o portão, estou trancada no carro, olhando atenta pelo retrovisor. Nós, piauienses, sabemos a terrível sensação que é viver com insegurança”, destacou Gessy Lima no vídeo postado em seu perfil no Instagram.
Uma fonte ligada à oposição afirma acreditar na hipótese de que Gessy pudesse desistir da pré-candidatura para apoiar Sílvio Mendes. O discurso de Gessy, até o momento, tem sido crítico e alinhado às críticas de Sílvio, como foco a questão da segurança pública e desemprego.
Ela tem como base eleitoral principalmente os evangélicos e o setor dos pequenos empresários e aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto.
Markim Costa anuncia que fica com Rafael, que soma agora 19 vereadores
Por Sávia Barreto
O vereador Markim Costa (Republicanos) confirmou à coluna que já tem seu apoio definido. Ele seguirá Rafael Fonteles e, portanto, sai da lista dos vereadores indecisos, que foi publicada essa semana na coluna. Ao todo, Rafael Fonteles tem o apoio de 19 vereadores e suplentes no exercício do mandato.
Sílvio Mendes tem o apoio de nove nomes, o incluindo suplente em exercício, Antônio José Lira. São três parlamentares indecisos: Leonardo Eulalio (PL), Levino de Jesus (Republicanos) e Renato Berger (PSD), sendo os três nomes mais propensos a votarem em Sílvio Mendes até o momento, segundo apurado pela coluna.
“Cortada” teria sido motivo para estopim Pessoa x Joaquim Caldas
Por Sávia Barreto
Como já é de domínio público, há vários secretários municipais e vereadores da base do prefeito Dr.Pessoa que não apoiarão nomes do Republicanos na eleição municipal. A punição ao suplente Joaquim Caldas (MDB), portanto, teria outro pano de fundo. Fonte ouvida pela coluna relata que numa conversa do parlamentar com o prefeito, Joaquim foi enfático demais sobre o fato de que não poderia acompanhar nenhum candidato do Republicanos.
Cortada
O prefeito teria considerado a fala de Joaquim como uma “cortada”. E retrucou. É o estilo de Dr.Pessoa. De fato, Zé Nito indicará o sucessor na Saad Sudeste, o que também frustra a Câmara de Vereadores, que almejava indicar o comando da pasta. Em tempo: espera-se que em outubro uma ampla reforma ocorra na prefeitura. Vai ser a hora da onça beber água. Cinco secretários estão na mira.
Convenções e tudo ou nada em Teresina: novas estratégias de Sílvio e Rafael
Por Sávia Barreto
Os eventos de convenções partidárias são decisivas para as campanhas de Rafael Fonteles e Sílvio Mendes, segundo apurou a coluna com fontes ligadas aos pré-candidatos ao Governo do Estado tanto da base como da oposição.
No lado de Rafael, os petistas desejam usar as imagens de Sílvio Mendes na convenção e colar para o eleitor a ideia de que o nome do União Brasil é ligado ao ministro Ciro Nogueira e, consequentemente, ao presidente Bolsonaro, que tem rejeição significativa no Nordeste. “Será cristalino”, disse fonte.
Noiva Teresina
Além disso, a visita de Lula ao Piauí será explorada com força pela equipe de Rafael, que segue apostando intensamente na vinculação do ex-presidente à imagem de Fonteles e na transferência de votos decorrente dessa projeção. No fim, Teresina é decisiva para ambos os lados. E cada um com sua estratégia.
Cálculos
A oposição planeja vencer com 130 mil votos de diferença na capital, enquanto fonte da base acredita que mesmo que Sílvio vença na capital a diferença seria de 40 mil votos. Como Sílvio Mendes foi prefeito de Teresina e o eleitorado da capital já o conhece desse período, seria mais fácil votar no ex-tucano, argumenta fonte ouvida pela coluna. Rafael, por ser um nome não testado nas urnas, teria dificuldade de penetrar nesse eleitorado da capital. Caberia a Rafael, portanto, buscar o interior.
E no interior?
E, nesse ponto, as principais cidades do estado além de Teresina: Floriano, Parnaíba e Picos, são focos da atenção da campanha de Rafael Fonteles visando compensar a presença de Sílvio Mendes em Teresina. Em Floriano, a união de Joel Rodrigues com seu ex-rival Avelino Neiva não foi bem digerida por parte do eleitorado, enquanto em Parnaíba, Rafael tem apoio majoritário dos vereadores da Câmara Municipal. Já em Picos, mesmo com o prefeito do Progressistas, deputados da região - Pablo Santos, Severo Eulalio e Nerinho - estão com Rafael, o que equilibra o jogo para a base.
Neto desabafa: Fui discriminado no PP e não era convidado para nada!
Por Arimatéa Carvalho
"É meu único caminho. Fui discriminado no meu próprio partido e não era convidado para nada. Procurei o dr. Sílvio Mendes e ele disse que me procuraria de volta, mas nunca procurou. Já voto no Coronel Carlos Augusto para estadual e no Florentino Neto para federal e o Rafael me ajudou muito com obras em comunidades de Teresina como Chapadinha, por exemplo, ajudando a população".
O desabafo feito ao blog na noite de quinta-feira (7) é do vereador de Teresina Neto do Angelim, do Progressistas, que anunciou que votará em Rafael Fonteles (PT) para governador. O encontro do pré-candidato do PT com 19 vereadores da capital aconteceu na Confraria Uchôa, na tarde de quinta-feira.
O vereador Valdemir Virgino, também do PP, anunciou no evento que votará em Rafael Fonteles. Dos três vereadores do partido em Teresina, apenas Aluísio Sampaio votará em Sílvio Mendes (União Brasil) para o governo. Aluísio é presidente do PP na cidade.
"Não era nem convidado para os eventos do Progressistas. Só fui convidado para dois, sendo um deles o anúncio do apoio do presidente Jeová Alencar a Joel Rodrigues (Senado)", relata Neto do Angelim, acrescentando que está com a consciência tranquila sobre sua decisão.
Dr. Pessoa e Rafael juntos: pré-candidato promete parcerias com prefeitos
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), participou de agenda política ao lado do pré-candidato a governador do PT, Rafael Fonteles (PT), na noite de quinta feira (7) na Zona Leste da capital.
A reunião do pré-candidato a deputado federal pelo Republicanos, o vereador Zé Filho, também contou com a presença do deputado estadual Henrique Pires (MDB), que primo e apoiador.
PARCERIAS COM PREFEITOS
Em seu discurso, Rafael Fonteles disse que, uma vez eleito governador, irá fazer parcerias com todos os 224 municípios do Estado e Teresina terá atenção especial por ser a capital do Estado. Quando ele chegou, o prefeito já havia discursado.
Zé Filho confirmou que será candidato a deputado federal, embora nos bastidores haja uma expectativa que várias candidaturas só sigam adiante se o partido garantir estrutura para os nomes. Caso contrário, a desistência pode vir na reta final.
Flaviana mostra habilidade política e reforça pré-campanha de Florentino
Por Arimatéa Carvalho
O ex-secretário estadual de Saúde e pré-candidato a deputado federal pelo PT, Florentino Neto, tem um reforço pessoal e tanto na pré-campanha. Enquanto ele cumpre agenda no interior, sua esposa, Flaviana Veras, cobre eventos em Teresina e vice-versa.
TEM EXPERIÊNCIA
O revezamento de agendas tem permitido atender o maior número de lideranças que apoiam a pré-candidatura do ex-secretário de Saúde. Flaviana Veras tem expertise na política. A assistente social e pedagoga assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social quando foi primeira-dama de Parnaíba.
SINTONIA
Na pré-campanha do marido a deputado federal, Flaviana tem demonstrando desenvoltura e está sendo muito bem aceita por todos os correligionários. A ideia é que Florentino e Flaviana cumpram o maior número de agendas durante o período da campanha. Onde um não puder estar, o outro estará presente.
Mais dois vereadores do Progressistas aderem a Rafael Fonteles
Ananias Ribeiro
O vereador Valdemir Virgino, do Progressistas, declarou nesta quinta-feira, dia 07, adesão à pré-candidatura de Rafael Fonteles a governador do Piauí, durante evento do petista com vereadores e suplentes de vereadores de Teresina. No mesmo encontro, Neto do Angelim, também do Progressistas, oficializou seu apoio à base governista. Ele já havia anunciado em junho que marcharia ao lado de Rafael.
O encontro com os vereadores e suplentes discutiu a agenda de reuniões e encontros políticos na capital e estratégias de mobilização e de comunicação da pré-campanha de Rafael. Outra liderança do Progressistas na capital, o ex-vereador e atual suplente de vereador Inácio Carvalho, também apoia Rafael.
Nesta quinta-feira, dia 07, durante encontro pela manhã, a vereadora Thanandra Sarapatinhas anunciou sua decisão de apoiar o pré-candidato do PT. Com a adesão de Valdemir Virgino e de Thanandra, e a confirmação do apoio de Neto do Angelim, totaliza 20 o número de vereadores que compõem a base de apoio ao pré-candidato do PT na Câmara de Teresina, que tem ao todo 29 vereadores.