Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 94 de 665Átilas visitam obras de calçamento em 11 ruas de José de Freitas
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Átila Lira (PP) e o pré-candidato a deputado federal Átila Filho (PP) participaram de um encontro na comunidade Simpatia, em José de Freitas, a convite do vereador Zilzimar e sua esposa Claudia.
"Obrigado às lideranças Claudia Freitas, Macedão da Simpatia, Júnior DPVAT, professora Vandalúcia, Álvaro, Marquinhos, Rezende Off Road, Chiquinho da Vovó, Chagas Silva e professor Jáder Vaz pela receptividade e carinho de sempre! Na oportunidade, encontramos com o deputado estadual João Mádison", conta Átila Filho.
CALÇAMENTO
Ainda em José de Freitas, juntamente com o vereador Pampa, os Átilas visitaram as obras de pavimentação (calçamento) em ruas da cidade.
"Os serviços estão sendo realizados com recursos de emenda no valor de aproximadamente R$ 1,5 milhão, que o nosso deputado federal Átila Lira destinou, através da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Cidades, para beneficiar 11 ruas desses querido município", contou o pré-candidato.
Sem arestas: Dr. Pessoa, Regina Sousa, Rejane e Dudu em agenda em Teresina
Por Sávia Barreto
Se o prefeito Dr.Pessoa esteve ao lado de Ciro Nogueira e Sílvio Mendes na semana passada, nesta marcou presença com a governadora Regina Sousa e nomes do PT em Teresina. Foram visitadas obras de calçamento da Taboca do Pau Ferrado, Parque São Mateus, ocupação Nova Esperança e Parque Bom Futuro na zona Sudeste de Teresina. Além deles, o vereador Dudu, e os deputados Rejane Dias e Fábio Novo.
Sem arestas
As obras receberam investimentos do PRO Piauí e foram concluídas no governo de Regina Sousa. Fonte petista ouvida pela coluna, afirma que a agenda é administrativa, mas não deixa de ser um gesto a favor de aparar as arestas de parte do PT com Dr.Pessoa e vice-versa. A articulação doi feita por Dudu.
Prefeito Marcelo Costa se define por Ciro e Sílvio e realiza evento
Por Sávia Barreto
Conforme adiantado pela coluna na sexta-feira, o “leilão” pelo apoio do prefeito de Valença foi vencido pela oposição. Os pré-candidatos a governador Silvio Mendes, a vice-governadora Iracema Portella e a senador Joel Rodrigues, ao lado do ministro Ciro Nogueira percorreram as ruas de Valença ao lado do prefeito Marcelo Costa até chegar ao local onde aconteceu o evento chamado de “Super Encontro das Oposições”, com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças e população de toda a região.
A indecisão do prefeito do Progressistas, que chegou a anunciar filiação ao PSD, foi maximizada pelo fato da região de Valença ser politicamente influente na região e porque a maioria dos prefeitos já definiu um lado, portanto, os poucos que conversam com os dois espectros políticos podem contribuir para definir a balança de quem tem mais ou menos palanques no interior do estado na disputa estadual.
O café forte de Jeová e Dr.Pessoa: alinhamento em encontro
Por Sávia Barreto
Apesar
Apesar da relação com o vice-prefeito Robert Rios estar mais distante - pelo menos publicamente - após os episódios do apoio de Jeová a Joel Rodrigues e Sílvio Mendes, pré-candidatos e oposição ao Senado e Governo, respectivamente, e a eleição da Câmara, o presidente do Legislativo municipal mostra que mantem-se alinhado com o chefe do Executivo na capital.
Vinda de Flávio Bolsonaro a Teresina é adiada: “Motivos de força maior”
Por Arimatéa Carvalho
O PL informou que a vinda do senador Flávio Bolsonaro a Teresina neste sábado (2) foi adiada. O partido divulgou nota explicando.
O filho do presidente Jair Bolsonaro iria participar de encontro no Espaço Elite Eventos (ao lado do estacionamento da Ponte Estaiada, na Zona Leste de Teresina) e seria convidado a integrar motociata de apoiadores do presidente no Estado.
NOTA NA ÍNTEGRA
Por motivos de força maior, os amigos e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, comunicam que o evento deste sábado (dia 02 de julho), que contaria com a presença do senador Flávio Bolsonaro, foi adiado para a ser confirmada em breve. Contamos com a compreensão de todos e reafirmamos o compromisso com os valores e ideais representados pelo nosso presidente. Já estava tudo montado: palco, decoração, espaço, telões de led... Eventos em outros estados foram adiados, mas seria todos remarcados. E claro que mais de 2000 mil, pessoas que fizeram sua inscrição antecipada, terão prioridade na nova data! Vai dar certo!
Em Campo Maior, Viviane destaca importância da força da mulher
Por Arimatéa Carvalho
A pré-candidata a deputada federal Viviane Moura (Solidariedade) está neste sábado (2) na cidade de Campo Maior. Viviane integra o Time do Povo junto com Wellington Dias e Rafael Fontes. Em Campo Maior o Time do Povo está se encontrando com lideranças políticas e principalmente com a população.
No encontro, Viviane Moura está mostrando que a força da mulher é fundamental para ajudar a construir um programa de cada vez mais desenvolvimento para o Estado.
Viviane foi responsável por implantar no Piauí parcerias público-privadas que mudaram a vida da população positivamente, como Águas de Teresina, Piauí Conectado, Nova Ceasa, rodoviárias, Piauí Center Modas, Bioparque Zoobotânico, Novo Centro de Convenções, entre outras.
Veja as datas das convenções partidárias no Piauí: prazo começa dia 20
Por Arimatéa Carvalho
A maioria dos partidos já marcou sua data de convenção no Piauí para confirmar os candidatos às eleições deste ano. O prazo começa dia 20 deste mês e vai até 5 de agosto.
A convenção da federação PT, PV e PCdoB será dia 23 de julho, no Atlantic City. Uma reunião na SA Propaganda, na sexta-feira (1), entre Rafael Fonteles, Themístocles Filho, Marcelo Castro, Osmar Júnior e presidentes de partidos definiu detalhes do evento e o local, o Atlantic City, onde também ocorreu o pré-lançamento da candidatura de Rafael ao Governo do Estado.
Já as convenções dos partidos de oposição PP e União Brasil acontecem dia 30, uma semana depois, confirmando os pré-candidatos Sílvio Mendes (governador) e Joel Rodrigues (senador). Na mesma data, a pré-candidata a governadora do PMN, jornalista e advogada Ravenna Castro (foto), também realiza sua convenção.
No dia 1º de agosto é a vez do Podemos lançar sua chapa proporcional e o jornalista Fábio Sérvio para o Senado.
OLHA O CALENDÁRIO
O Patriota, do pré-candidato a governador Gustavo Henrique, fará sua convenção no dia 3 de agosto, enquanto o PL espera ainda trazer o presidente Jair Bolsonaro para o evento e, por isso, não fechou uma data. O pré-candidato a governador do PL é o Coronel Diego.
O vereador de Teresina Evandro Hidd, presidente regional do PDT, explicou que ainda não definiu a data da convenção, quando também vai anunciar quem apoiará para o governo (a tendência é Sílvio Mendes). O partido terá apenas chapas proporcionais. MDB e PSD ainda não bateram o martelo em relação a datas. Ambos estão com Rafael.
Flávio Bolsonaro participa de evento em Teresina no sábado, com motociata
Por Arimatéa Carvalho
O senador Flávio Bolsonaro (PL) visita Teresina nesse sábado, dia 2 de julho, e participa de motociata que está sendo organizada por apoiadores. O encontro de Flávio com os apoiadores será no Espaço Elite Eventos, na Zona Leste da capital, a partir das 16h.
O filho do presidente pousa na capital piauiense e muitos teresinenses já confirmam presença na motociatada. “Sempre são dezenas de motoclubes e centenas de motociclistas que se juntam às motociatas em todo país. No Piauí não é diferente e faremos bonito. A base do nosso presidente aqui é forte e queremos mostrar isso ao nosso amigo do PL , senador Flávio Bolsonaro”, afirma Samantha Cavalca, presidente do PL no Piauí.
Merlong critica aprovação de MP que autoriza empréstimos consignados
Por Arimatéa Carvalho
A Câmara dos Deputados aprovou MP que autoriza que beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Auxílio Brasil tenham acesso a empréstimos consignados.
O deputado federal Merlong Solano (PT) orientou a votação do PT contrária à medida, explicando que a MP vai gerar endividamento dos mais pobres e aumentar os lucros das instituições financeiras e o assédio para a contratação de empréstimos.
Merlong informou que o PT não é contra o crédito consignado que já existe e que já permite o endividamento das famílias em até 35% da sua renda, mas destacou que o partido marca posição contrária à transferência dos recursos dos programas sociais para os bancos.
“O BPC é um salário mínimo e o auxílio é R$ 400. Agora as pessoas, sobretudo as mais carentes, poderão comprometer até 40% – ou 45% no caso de aposentados – da sua renda tão exígua para se endividar com os bancos. O sistema financeiro já chegou no teto de endividamento da classe média e agora sua sanha se lança sobre os mais pobres. E com o apoio do governo federal, que está entregando os recursos dos programas sociais nas mãos dos banqueiros, que vão faturar às custas dos juros pagos pelos mais pobres”, disse o deputado.
O parlamentar ressaltou que essa parcela da população está mais sujeita à oferta abusiva de crédito por parte das financeiras e bancos, que oferecem inúmeras vantagens sem informar sobre as taxas de juros e o tempo de vigência dos contratos.
Evaldo: SDD faz um federal - “Tem partido com 100 mil votos que não fará”
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Evaldo Gomes será um dos presidentes de partido presentes na reunião com líderes da base aliada marcada para a próxima semana.
A expectativa é a de que a última vaga na chapa majoritária indicada pelo SDD seja anunciada, a de segundo suplente de senador. Evaldo apresentou três nome ao ex-governador Wellington Dias, que dará a palavra final.
“Vamos avaliar como está posicionado hoje o nosso pré-candidato Rafael Fonteles e também discutirá o processo de organização da convenção”, pontuou Evaldo Gomes.
Vamos fazer um
Evaldo está otimista com a chapa de federal do Solidariedade e diz que a legenda vai eleger um deputado federal pelo quociente eleitoral. Segundo ele, “tem partido grande que vai fazer 100 mil votos um candidato a deputado e não vai eleger”.
“Tem partido grande, da base mesmo, que está sofrendo por ansiedade porque seus pré-candidatos podem ter 100 mil votos e ficar de fora”, argumentou Gomes, sem citar o partido.