Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 95 de 665Prefeito de Valença deixa o Progressistas e se filia ao PSD
Ananias Ribeiro
O prefeito Marcelo Costa, de Valença, vai se filiar ao PSD nesta sexta-feira, dia 01, às 9h. O ato de filiação será na sede do partido em Teresina. Ele deixa o Progressistas.
Marcelo Costa anunciou nesta quinta-feira, dia 30, o cancelamento do encontro das oposições da região do Vale do Sambito que aconteceria no domingo, dia 03, em Valença.
No evento estariam presentes os pré-candidatos Sílvio Mendes [governador], Iracema Portella [vice] e Joel Rodrigues [senador] e ainda o ministro Ciro Nogueira.
O rompimento aconteceu após o prefeito ser informado que no encontro seria lançada a pré-candidatura a deputada federal da ex-vereadora Íris Moreira, sua adversária política em Valença. Sílvio e Iracema chegaram a gravar vídeo convocando para o lançamento da pré-candidatura de Íris Moreira.
ADESÃO AO GOVERNO
Com a troca do Progressistas pelo PSD, o prefeito Marcelo Costa deixa a oposição e adere a base aliada do Governo do Estado. O pré-candidato a governador Rafael Fonteles (PT) estará presente na filiação junto com o deputado federal Júli César, presidente estadual do PSD, e o deputado estadual Georgiano Neto.
Relação Enzo e PMT: como ficará pós-saída de Jeová?
Por Sávia Barreto
Desde que foi eleito presidente da Câmara de Teresina, o vereador Enzo Samuel (PDT) ainda não teria sido chamado para uma conversa mais próxima no Palácio da Cidade.
Relação Enzo e PMT: como ficará pós-saída de Jeová?
Vereadores ouvidos pela coluna questionam nos bastidores se Enzo, que comandará o Legislativo Municipal a partir do ano que vem, será tratado como presidente parceiro da PMT - tal qual Jeová Alencar - ou mais distante, neutro? E, o principal, que espaços no Executivo poderá ter como presidente da CMT?
Regina na campanha de Rafael: agenda com vereadores e reforço na base
Por Sávia Barreto
A governadora Regina Sousa (PT) estará atuando de forma mais ativa na campanha de Rafael Fonteles (PT) ao Governo do Estado, com foco em Teresina. Alguns petistas raiz reclamam da ausência da governadora nos eventos de Rafael, mas outros membros do PT argumentam que isso é necessário, pois há uma divisão de funções políticas e administrativas na base aliada.
“Ela está em missão para continuar com o Estado organizado e manter a continuidade do nosso Governo. Por isso da ausência combinada, ela está na frente administrativa do time Lula. E o Wellington Dias e Rafael na política. Ambos com papel fundamental”, argumentou à coluna o secretário-geral do PT, João Pereira.
Linha de frente
Por conta da legislação eleitoral, Rafael Fonteles não poderá participar de uma série de inaugurações envolvendo obras que foram tocadas durante sua gestão no Pró-Piauí. A governadora Regina Sousa é quem tomará a linha de frente e, dessa forma, mesmo que indiretamente, o grupo político de Rafael considera que a governadora terá papel essencial na campanha do petista.
Dividir para somar
O foco está em Teresina, a pedido dos vereadores da base. No domingo, Regina estará com o vereador Dudu na região Sudeste, onde o PT sempre teve dificuldades eleitorais, e na zona rural. Será celebrado um forte investimento em asfaltamento nas vias do Parque Bom Futuro, a ocupação Nova Conquista e Taboca do Pau Ferrado. Ela deve realizar novas agendas com vereadores e lideranças da capital.
Bonfim sobre Jeová, Sílvio e Joel: “votam em Bozo e traem Firmino”
Ananias Ribeiro
O ex-secretário Washington Bonfim (PSB) reagiu nesta quarta-feira, dia 29, ao apoio do presidente da Câmara, Jeová Alencar (Republicanos), ao pré-candidato a governador Sílvio Mendes (União Brasil) e ao pré-candidato a senador Joel Rodrigues (Republicanos).
"Todos votam em Bozo e traem o Firmino. Pra mim, o teatro todo, cena e disfarce, são de dar náuseas! Será que pensam que ninguém tá vendo?", questionou Bonfim.
Ele também lembrou do empréstimo para a Prefeitura aprovado poucas horas antes na Câmara. "Acho que dá para dizer que Teresina foi vendida por R$ 500 milhões. Depois, fizeram cena, com uns beicinhos uns pros outros", falou Bonfim.
Com mais de 10 mil reunidos e Pessoa no palco, Jeová declara apoio a Sílvio
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar (Republicanos), comandou na noite de terça-feira (28) o evento de lançamento de sua pré-candidatura a deputado estadual e, pela força popular demonstrada, consolida-se como a maior liderança política da capital com mandato atualmente.
No encontro, Jeová anunciou apoio ao pré-candidato a governador Sílvio Mendes (União Brasil). Ele já tinha declarado apoio ao pré-candidato ao Senado pelo PP, Joel Rodrigues.
SÍLVIO E DR. PESSOA SE CUMPRIMENTAM
Em seu discurso, Sílvio comentou: "Fui perguntado sobre o que eu achava do seu apoio, viu Jeová! E eu disse: mais do que apoiar o Sílvio, é apoiar o Piauí. Eu sou apenas um instrumento. Nós temos dois caminhos: continuar como está ou fazer diferente", disse Sílvio Mendes para a multidão de mais de 10 mil pessoas presentes ao Mangangá, na Zona Sul da capital, na noite de terça-feira (29).
Ele disse que estava há 12 anos afastado da política e aceitou a missão de mudar o Piauí. Durante o discurso de Sílvio, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), chegou ao Mangangá e ele interrompeu sua fala para dizer: "Vá Jeová, receber o prefeito".
Tendo o prefeito Dr. Pessoa no palco, Sílvio afirmou que suas boas experiências de gestão em Teresina devem ser levadas para o Piauí como um todo. Ele disse que há quatro grandes problemas apontados pelos piauienses em pesquisas e comentou cada um deles, começando pela saúde.
Em seguida, Sílvio disse que o Piauí tem a pior educação do Brasil e novamente lembrou de sua gestão como prefeito de Teresina, afirmando que a capital passou a ter a melhor qualidade do ensino entre as capitais à época.
O pré-candidato também falou da cobrança de ICMS sobre os combustíveis pelo Governo do Estado, que ele apontou como a mais alta do Brasil.
Ao encerrar sua fala, Sílvio Mendes passou o microfone para Dr. Pessoa e os dois se cumprimentaram amistosamente. O prefeito também discursou. Sílvio acompanhou parte da fala e depois se retirou. O último a discursar foi Jeová Alencar.
Ao entrar e sair do Mangangá, Jeová foi cercado por apoiadores e em dado momento parecia que eles iriam rasgar sua camiseta branca, tamanha a ânsia de abraçá-lo.
Rubens faz grande evento com Rafael e W. Dias na Vila Maria/Vale Quem Tem
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a deputado estadual Rubens Vieira (PT) realizou café da manhã na terça-feira (28) reunindo suas lideranças de Teresina para motivar a equipe e detalhar o grande evento de sexta-feira (1), quando ele vai comandar o lançamento de sua pré-candidatura na capital, no Carangos Prime.
As presenças de Rafael Fonteles (governo) e Wellington Dias (Senado) estão confirmadas no encontro promovido por Rubens Pereira.
Mais de 150 lideranças participaram do evento de terça, mostrando que o ex-prefeito de Cocal e coordenador do PRO Piauí na Planície Litorânea é um dos nomes mais fortes da chapa da federação para a Assembleia Legislativa.
ENCONTRO COM TERESINA
Na sexta-feira (1), Rubens Vieira promove o Encontro com Teresina no Carangos Prime, na Avenida Zequinha Freire, na Vila Maria/Vale Quem Tem, na Zona Leste da capital. Forte liderança nos 13 municípios da Planície Litorânea, o pré-candidato a deputado estadual do PT também mostra musculatura em Teresina.
Rubens Vieira comentou ainda a boa posição em todas as pesquisas de intenção de votos para deputado estadual já divulgadas no Piauí. "Fruto do nosso trabalho, que não vem de hoje e já beneficiou toda a região Norte do Estado", resumiu.
Fábio Xavier recebe Cidadania Parnaibana e comemora resultado de pesquisa
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fábio Xavier (PT) recebeu o título de Cidadão Parnaibano, por iniciativa do vereador mais votado da cidade, André Neves. A honraria foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Parnaíba. Como parlamentar, Xavier tem destinado recursos para obras em diferentes áreas do município.
"Parnaíba é uma cidade que eu abracei, e que também tenho muito serviço prestado no exercício do meu mandato como deputado estadual e como secretário das Cidades", falou Fábio Xavier.
"Reafirmo aqui meu compromisso de representar Parnaíba, agora com mais intensidade por ser um cidadão parnaibano. Continuarei trabalhando e servindo ao povo do nosso Piauí", comentou Xavier, que é pré-candidato à reeleição.
5º LUGAR NO AMOSTRAGEM
Xavier também analisou para o blog o resultado da pesquisa de intenção de votos do Amostragem para o Grupo Meio Norte de Comunicação, que apontou o nome dele como o 5º mais votado para a Assembleia Legislativa nas eleições deste ano, com 0,80% das menções. Ele atribui ao trabalho do seu mandato e como gestor em todas as regiões do Piauí.
Thanandra Sarapatinhas prestigia Jeová, mas apoiará Rafael Fonteles
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que a vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota) estará com Rafael Fonteles no pleito deste ano. Ela, que é ligada politicamente ao vereador Jeová Alencar, prestigia o presidente da Câmara em eventos públicos, mas terá caminho próprio no pleito estadual.
Vale destacar que a construção do hospital público municipal de Teresina passa por recursos do Pró-Piauí, projeto que foi capitaneado por Rafael Fonteles.
Enzo Samuel descarta disputa com Jeová: “Maior líder de Teresina”
Ananias Ribeiro
O presidente eleito da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel (PDT), descartou disputa com o atual presidente Jeová Alencar (Republicanos) por conta das eleições de 2022.
Enzo discursou no final de semana durante encontro de 17 vereadores com o pré-candidato a governador Rafael Fonteles (PT). Jeová lança sua pré-candidatura a deputado estadual nesta terça-feira, dia 28, com a presença do pré-candidato a governador Sílvio Mendes (União Brasil).
O presidente do Progressistas, pré-candidato a deputado federal Júlio Arcoverde, previu que Jeová vai trazer 16 vereadores para o apoio a Sílvio Mendes. Hoje são 9. Enzo não duvida da articulação de Jeová, considerado por ele "o maior líder político de Teresina".
Dr.Francisco Costa em 1º lugar para deputado federal na pesquisa Amostragem
Ananias Ribeiro
O pré-candidato a deputado federal Francisco Costa (PT) aparece em primeiro lugar na pesquisa de intenção de voto espontânea do Instituto Amostragem no Piauí.
O petista, que atualmente é deputado estadual, aparece em duas menções: como Dr. Francisco tem 1,10%; e como Francisco Costa aparece com 0,45%. Na soma das duas menções alcança 1,55% e fica em primeiro lugar empatado com o deputado Júlio César (PSD). A soma é possível por conta da pesquisa ser espontânea, quando não é apresentado ao eleitor o disco com os nomes dos pré-candidatos pelo entrevistados do Amostragem.
"Dr. Francisco, Francisco Costa: todos esses caras sou eu. Rsrsrs. E aparecendo duas vezes assim na mesma pesquisa, a gente soma e sobe no pódio. Valeu, minha gente! Vamos, Piauí!", postou o pré-candidato no Instagram.
Ficha Técnica
A pesquisa do Instituto Amostragem foi realizada com 2.000 entrevistas com pessoas com 16 anos ou mais residentes e com domicílio eleitoral nos 90 municípios pesquisados no Piauí.
O levantamento foi realizado de 16 e 20 de junho. A amostra tem nível de confiança de 95% e permite margem de erro de até 2,19%. O registro para os cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual é PI-01189/2022.