SEÇÕES

Ex-coordenador da PRF diz que recebeu ordem para bloquear ônibus nas eleições de 2022

Segundo Alcântara, a orientação partiu da cúpula da PRF e incluía a determinação de que o órgão “tomasse um lado”, conforme teria sido instruído pelo diretor-geral da época.

Ex-coordenador da PRF diz que recebeu ordem para bloquear ônibus nas eleições de 2022 | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Adiel Pereira Alcântara, ex-coordenador de inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), declarou em depoimento nesta segunda-feira (19) que recebeu uma ordem do então diretor de operações da corporação, Djairlon Henrique Moura, para que a área de inteligência reforçasse as abordagens a ônibus e vans durante o período eleitoral de 2022.

Segundo Alcântara, a orientação partiu da cúpula da PRF e incluía a determinação de que o órgão “tomasse um lado”, conforme teria sido instruído pelo diretor-geral da época.

O depoimento foi prestado no Supremo Tribunal Federal (STF), durante audiência conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes. Adiel participou como testemunha de acusação na ação penal que investiga uma possível articulação golpista para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder, mesmo após a derrota nas urnas.

A investigação, conduzida pelo STF a partir de denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), aponta Bolsonaro e outros 33 acusados como responsáveis por tentar impedir, de forma coordenada, a execução do resultado eleitoral, configurando uma tentativa de golpe de Estado.

Na denúncia, a procuradoria afirma que o grupo usou recursos da PRF e do Ministério da Justiça para tentar barrar o voto de possíveis eleitores de Lula, na data do segundo turno. O ex-diretor-geral da corporação, Silvinei Vasques, é réu no processo.

“Entre as pautas que foram discutidas na reunião, o inspetor de Djairlon, que era o diretor de operações, ele pediu um apoio ao diretor de inteligência, inspetor Reischak, para que a inteligência apoiasse a área de operações no indicativo de abordagens de ônibus e vans que tinham como origem os estados de Goiás, São Paulo, Minas e Rio de Janeiro e destino no Nordeste”, afirmou.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também