Lewandowski defende mandatos para juízes em tribunais: ’10 a 12 anos’

O juiz avalia que a adoção de um mandato pode ser benéfica para a renovação da jurisprudência das Cortes.

Lewandowski defende mandatos para juízes em tribunais: ’10 a 12 anos’ | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao se aposentar nesta terça-feira, um mês antes de completar 75 anos, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, expressou seu apoio à implementação de mandatos fixos para magistrados de tribunais superiores. O juiz avalia que a adoção de um mandato pode ser benéfica para a renovação da jurisprudência das Cortes.

“Eu sempre defendi isso academicamente e também nas minhas falas públicas. Entendo que as Cortes superiores devem ter um mandato” , disse Lewandowski em entrevista à GloboNews. “Eu penso que de 10 a 12 anos é um bom prazo.”

De acordo com o juiz, a nomeação de magistrados para tribunais superiores é um ato político e, portanto, deve haver um limite temporal para sua permanência nessas posições. "essa indicação deve ter no que diz respeito a sobrevivência um certo limite temporal”, disse.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem afirmado em diferentes ocasiões nos últimos meses que é legítima a discussão sobre a implementação de mandatos para ministros do Supremo Tribunal Federal, o que possibilitaria ao Congresso Nacional pôr fim aos mandatos vitalícios.

No final de março, o ministro do STF Alexandre de Moraes manifestou-se contrário à ideia de mandatos para ministros da Corte. Para ele, o cargo vitalício garante maior independência e autonomia aos magistrados.

“Eu entendo – e isso no mundo todo ocorre – que só há mandato quando uma Corte é somente um tribunal constitucional”, disse Moraes a jornalistas. “Quando acumula as funções de tribunal constitucional com tribunal jurisdicional, que julga casos  concretos, como ocorre no STF no Brasil, a vitaliciedade é a garantia que prevê uma maior independência e autonomia dos ministros. Portanto, entendo que deva permanecer a vitaliciedade dos ministros do STF.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES