O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou através das redes sociais a vitória do mais novo presidente eleito de Portugal, António José Seguro, neste domingo (8). O chefe do Executivo caracterizou o resultado como uma “vitória expressiva nas urnas” e diz que irá trabalhar pelo fortalecimento da relação bilateral entre os países.
Numa eleição que se desenvolveu de forma pacífica e representa a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo. E consolida a posição de Portugal de apoio ao acordo Mercosul-União Europeia, escreveu.
Lula afirmou que está empenhado em seguir com a parceria vigente com o presidente eleito e o primeiro-ministro Luís Montenegro em defesa do multilateralismo e do desenvolvimento sustentável.
POSICIONAMENTO DO PT
O Partido dos Trabalhadores, legenda do líder brasileiro, já havia parabenizado o presidente português pela vitória nas eleições.
Ao eleger António José Seguro, o povo português optou, de forma inequívoca, pela defesa dos princípios democráticos e da justiça social, rejeitando a política de divisão, de ódio e de intolerância da extrema direita, pontuou a sigla.
ELEIÇÃO EM PORTUGAL
António José Seguro, do Partido Socialista, foi eleito o novo presidente de Portugal após vencer o segundo turno das eleições presidenciais, realizado neste domingo (8).
Segundo a agência de notícias Reuters, com 95% dos votos apurados, o candidato de esquerda obteve 66% dos votos válidos, contra 34% de André Ventura, do partido de extrema direita Chega. Os dois disputaram a etapa final do pleito presidencial.
Duas pesquisas de boca de urna, divulgadas após o fechamento das urnas — às 19h no horário local (16h em Brasília) — também apontaram a vitória de Seguro, com percentuais entre 67% e 73%, enquanto Ventura ficou entre 27% e 33%.