Piauí dará desconto no pagamento antecipado do ICMS

Descumprimento dos prazos exclui a concessão de desconto

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após aprovação por unanimidade do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o governador Wellington Dias (PT) assinou o decreto que concede desconto na antecipação do pagamento do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) apurado pela sistemática normal e pelo regime de substituição tributária. O indicativo foi divulgado na quarta-feira, 04 de dezembro.

Para gozar do desconto pela antecipação do pagamento do ICMS, o contribuinte deverá apurar e recolher o imposto referente ao primeiro decêndio do período de apuração de novembro de 2018, em separado até o dia 30, com desconto de 5%; em relação ao segundo decêndio, separado até o dia 05 de dezembro, o desconto é de 4%; sendo disciplinado em 3% nos dez dias seguintes.

O descumprimento dos prazos fixados exclui terminantemente a aplicação do desconto, qualquer que seja a motivação do atraso. A medida pode ajudar a fortalecer a economia local e elevar a arrecadação estadual.

Outra medida adotada pelo Poder Executivo diz respeito ao programa de Refinanciamento, que está sendo aplicado desde o início desta semana. Nesta ação, em específico, serão abarcados créditos relacionados a fatos geradores ocorridos até 30 de junho de 2018. Assim, os contribuintes poderão quitar dívidas relacionadas ao ICMS, ITCMD e IPVA e Taxa de Licenciamento do Detran com redução de até 95% dos juros e das multas punitivas e moratórias, na hipótese de pagamento integral do débito até 10 de dezembro 2018. A lei ainda prevê redução de 75% dos juros e multas se o débito for parcelado em seis vezes e 55% se for parcelado em 12 parceladas mensais e consecutivas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES