STF se vê sob ataque, e ministros recorrem a Lula por apoio

Os magistrados solicitaram ao presidente maior empenho do governo na defesa da democracia e do próprio STF

Lula, Alexandre de Moraes e Rodrigo Pacheco | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um jantar realizado na noite da última segunda-feira (15), em Brasília, reuniu o presidente Lula (PT) e quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em um ambiente marcado pela insatisfação no Congresso Nacional em relação à atuação da Corte. Segundo relatos divulgados pela Folha de São Paulo, o tom da conversa foi de preocupação com o avanço das críticas e a percepção de falta de ação por parte dos políticos mais alinhados para proteger o tribunal.

PRESENTES NA REUNIÃO: O encontro, que teve lugar na residência de Gilmar Mendes, contou com a presença dos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, este último sendo o principal alvo das críticas no Congresso. Lula foi acompanhado pelos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Jorge Messias (advogado-geral da União). O clima de tensão se intensificou especialmente após os ataques feitos por Elon Musk contra Moraes.

ABUSO DE PODER? Durante o jantar, os magistrados solicitaram ao presidente maior empenho do governo na defesa da democracia e do próprio STF, destacando a percepção de que o Congresso está ameaçando o equilíbrio das três esferas do Poder. Houve uma análise de que o STF tem se posicionado contra iniciativas antidemocráticas, o que o torna alvo de parlamentares da direita.

CONGRESSO X STF: Entre os pontos de tensão, foram mencionadas medidas do Congresso que exigem uma resposta do Judiciário, como o Marco Temporal das terras indígenas e propostas de criminalização do porte de drogas. Embora não tenha sido discutida a adoção de medidas práticas durante o jantar, fontes afirmam que novos encontros semelhantes devem ocorrer nas próximas semanas para novas avaliações do cenário político.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES