O presidente Lula (PT) afirmou em entrevista exibida hoje pela BBC que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, não mantém relação com o Brasil, mas sim com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O que aconteceu
A afirmação veio em resposta a pergunta sobre relação com Trump. "Eu não tenho relação com Trump porque, quando ele foi eleito pela primeira vez, eu não era presidente", explicou Lula. Ele afirmou também que o norte-americano é presidente dos EUA, e não o "imperador do mundo".
Trump "inventou inverdades" sobre Bolsonaro, diz Lula. A fala se refere às declarações do americano de que o ex-presidente estaria sofrendo perseguição e de que a democracia estaria em crise no Brasil. Sobre Bolsonaro, Lula disse que a conspiração que resultou em sua condenação à prisão "feriu o país".
O comportamento dele (Trump) é muito ruim para a democracia. O presidente Trump tem negado tudo aquilo que é habitualmente conhecido de respeito às instituições democráticas do mundo. Ele tem tido um comportamento muito ruim e tem apoiado pessoas antidemocráticas no mundo inteiro, disse o presidente.
Na entrevista, Lula afirmou que Trump "nunca quis conversar". Segundo o presidente, o norte-americano não lhe avisou "de forma civilizada" sobre a implementação de tarifas sobre produtos brasileiros, em julho. Lula classificou o tarifaço como uma medida "eminentemente política".
Com informações da Uol.