As fibras também proporcionam a sensação de saciedade ao corpo, ajudando a evitar o impulso de ingestão de alimentos. Mas, segundo Thaise, é importante saber escolher a granola certa, pois algumas contêm excesso de açúcar e, ao invés de auxiliar no processo de emagrecimento, podem atrapalhar.
Para ajudar a perder peso, o interessante é tomar cuidado com o tamanho das porções e das calorias contidas na granola, de acordo com Aline. "Isso porque tem óleo, então uma porção pequena pode conter alta quantidade de calorias", explica.
Apesar de ter fibras e dar saciedade, na hora de misturá-la com iogurte, por exemplo, ela indica o uso do integral só de dois ingredientes (não adoçado), frutas e até duas colheres (sopa) de granola. "Dessa forma, a refeição fica com um volume maior para dar saciedade, mas não tem muita granola, evitando uma refeição calórica", completa.
Bateu aquela fome à noite? O consumo de granola antes de dormir é aconselhado para as pessoas que têm fome à noite, desde que seja um produto sem muitas calorias, para não dar muita energia e atrapalhar o relaxamento do sono. "Comer a granola com iogurte antes de deitar é interessante para quem tem pensamentos muito acelerados e dificuldade de pegar no sono", diz Aline.