Cuidado! Saiba quais bebidas não hidratam e podem prejudicar os rins no verão
- Sintomas
De acordo com a literatura científica, os casos de cálculo renal aumentam cerca de 30% durante os meses mais quentes do ano, principalmente em razão da desidratação.
- Sintomas
A alimentação típica das férias também contribui para o problema. Dietas ricas em sal aumentam a eliminação de cálcio pela urina, o que favorece a formação de cálculos renais. Popularmente conhecidos como “pedras nos rins”, os cálculos são massas sólidas formadas pelo excesso de sais na urina, como o oxalato de cálcio. Em alguns casos, fatores como excesso de ácido úrico ou infecções urinárias recorrentes também estão associados à formação dessas pedras.
Segundo o urologista Nilo Jorge Leão, coordenador da Urologia do Hospital Mater Dei Salvador, os cálculos surgem principalmente quando a urina fica muito concentrada, geralmente por baixa ingestão de líquidos. Os sintomas mais comuns incluem dor intensa na região lombar, que pode irradiar para o abdômen ou virilha, além de náuseas, vômitos, ardor ao urinar e presença de sangue na urina. “Alguns cálculos pequenos podem não causar sintomas”, destaca.