Cuidado! Saiba quais bebidas não hidratam e podem prejudicar os rins no verão
- Cautela
De acordo com a literatura científica, os casos de cálculo renal aumentam cerca de 30% durante os meses mais quentes do ano, principalmente em razão da desidratação.
- Cautela
Chás diuréticos, como hibisco e misturas de ervas, assim como chá preto, beterraba e chocolate, ricos em oxalato, também devem ser consumidos com moderação. Durante o verão, a orientação é manter o consumo de álcool com cautela e intercalar com água, além de priorizar uma alimentação equilibrada, com frutas, saladas e carnes magras, evitando frituras e excesso de sal.
Durante a prática de atividade física, a hidratação deve ser ainda maior. A água ingerida durante o exercício não entra no cálculo mínimo diário, já que há perda adicional de líquidos pelo suor. “O ideal é consumir pelo menos meio litro de água por hora de atividade física, dependendo da intensidade”, orienta Manuela. Ela alerta ainda que exercícios intensos associados à desidratação podem levar à rabdomiólise, uma condição grave que pode causar insuficiência renal e até levar à morte.