Dez melhores chás para combater gases intestinais
- 3. Chá de erva-cidreira
O excesso de gases na maioria das vezes é normal e acontece devido à fermentação dos alimentos pelas bactérias intestinais durante o processo de digestão.
- 3. Chá de erva-cidreira
A erva-cidreira também é muito utilizada na medicina popular para tratar excesso de gases e outros distúrbios digestivos.
Esta planta medicinal, da espécie Melissa officinalis, possui óleos essenciais, como o eugenol, que ajudam a aliviar a dor e a reduzir o surgimento de espasmos musculares, contribuindo para a menor formação de gases.
Ingredientes:
1 colher (de sopa) de folhas de erva-cidreira;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Adicionar as folhas na xícara de água fervente, tampar e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar e beber 2 a 3 vezes por dia. É importante não adicionar açúcar ou mel, pois eles também favorecem a produção de gases.
O chá de erva-cidreira não deve ser usado por pessoas que utilizam remédios para tireoide, pois pode interferir no seu efeito, ou por pessoas que tomam remédios para dormir, uma vez que o chá tem efeito calmante e pode causar sonolência excessiva.
Além disso, é recomendado que mulheres grávidas ou em amamentação consultem o obstetra antes de consumir a erva cidreira.