Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Aneel autoriza repasse da CDE para Equatorial Piauí; saiba como funciona!

Os recursos para a CDE são arrecadados por meio de quotas anuais, estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira, 02 de outubro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou um importante despacho no Diário Oficial da União referente ao repasse de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para a Equatorial Piauí. O gerente de regulação do Serviço de Distribuição, Pedro Melo Lombardi, homologou o montante de R$ 15,326 milhões a ser repassado à distribuidora.

A Conta de Desenvolvimento Energético, criada em abril de 2002, é um encargo setorial que tem como objetivo promover o desenvolvimento energético do Brasil, alinhado com as diretrizes do Ministério de Minas e Energia (MME). A gestão financeira e operacional da CDE está sob responsabilidade da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) desde maio de 2017.

Leia Mais

Aneel autoriza repasse para Equatorial Piauí (Foto: Divulgação/ANEEL)Os recursos para a CDE são arrecadados por meio de quotas anuais, estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e são pagos pelos agentes que comercializam energia para o consumidor, por meio de encargo tarifário incluído nas tarifas dos sistemas de distribuição e transmissão, entre outras fontes de recursos.

A finalidade da Conta de Desenvolvimento Energético é abrangente, englobando a concessão de descontos tarifários para usuários de baixa renda, rurais e irrigantes, o custeio da geração de energia nos sistemas isolados por meio da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), o pagamento de indenizações de concessões, o incentivo ao programa de subvenção à expansão da malha de gás natural, a garantia de modicidade tarifária, a promoção da competitividade do carvão mineral nacional, entre outros objetivos de relevância no setor energético brasileiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES