Veja 6 dicas de psicólogos para mães que estão cansadas
- Encontre uma fonte de energia
Aqui estão algumas maneiras de superar os momentos mais difíceis da maternidade, que podem deixar você sem qualquer energia.
- Encontre uma fonte de energia
Os pais colocam muitas emoções e energias na educação dos seus filhos, e caso esses recursos físicos e psicológicos não sejam repostos, haverá um desequilíbrio (esgotamento emocional). Encontre formas de repor as energias, seja sair para algum lugar sem seu filho, fazer algo que goste; não espere os parentes adivinharem que você precisa de ajuda, peça de uma vez. Gaste consigo mesma tempo e dinheiro, pois uma mãe feliz é muito mais importante para a criança do que qualquer brinquedo novo.
A psicóloga Laura Mazza, mãe de 3 filhos, que sobreviveu à depressão pós-parto, e autora do blogMãe em Fuga, escreveu: “Quando você se torna mãe pela primeira vez, é como um tornado que a engole e depois a cospe. Contratar uma babá, dormir, deixar seu parceiro cuidar um pouco da criança ou colocar o bebê no quarto é perfeitamente normal para que você tire um tempo para si mesma. Você ainda é uma pessoa independente. Você não precisa se esgotar para ser uma boa mãe. Ninguém consegue. Até mesmo aquela sua amiga que aparenta sempre estar com os cabelos perfeitos”.
Se achar que já está no limite e não há forças para nada, encontre um psicólogo. Você sempre pode encontrar diversos grupos de apoio por telefone, como este.