O jogador do sub-20 do Red Bull Bragantino, Pedro Severino, foi transferido para o Hospital da Unimed, em Ribeirão Preto, na manhã desta quinta-feira, 6. A ambulância deixou o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, às 8h, e a previsão é de chegada por volta de 11h30, considerando que o deslocamento dura aproximadamente 3h30.
O protocolo de morte cerebral iniciado na terça-feira, 4, foi interrompido pela unidade médica de Americana na tarde de quarta-feira, 5, após Severino apresentar reflexo de tosse quando a sedação foi retirada. O processo, que normalmente dura 24 horas, havia começado na terça-feira.
Em nota, o Hospital da Unimed de Ribeirão Preto informou que o estado de Severino, de 19 anos, continua grave, mas estável. “O caso será acompanhado pelas equipes de intensivistas e neurocirurgia do hospital, que já iniciou a avaliação médica do paciente. O Hospital Unimed Ribeirão Preto reforça seu compromisso com a excelência no atendimento e seguirá prestando toda a assistência necessária ao paciente e seus familiares”, afirmou a unidade.
Severino se envolveu em um acidente de trânsito na manhã de terça-feira, 4, no km 127 da Rodovia Anhanguera, em Americana. Ele estava dormindo no banco do passageiro quando o veículo colidiu contra a traseira de um caminhão, resultando em traumatismo craniano.
Procedimento rigoroso
A interrupção do protocolo de morte cerebral ocorreu após Severino mostrar "reflexo de tosse presente" ao ser parcialmente retirado da sedação. O Conselho Federal de Medicina estabelece três exames obrigatórios para determinar a morte encefálica: dois exames clínicos que comprovem a ausência de percepção, a ausência de movimentos respiratórios após estímulo máximo e exames complementares que confirmem a ausência de atividade encefálica.
“Por isso, o jovem seguirá com sedação e ventilação mecânica, uso de noradrenalina e antibióticos para evitar infecções. Caso não apresente mais reflexos, o protocolo será reaberto”, informou a unidade.
O Hospital Municipal de Americana iniciou o procedimento às 16h30 de terça-feira, 4, com duração de 24 horas. Severino foi admitido em estado gravíssimo e inconsciente, e passou por um procedimento com neurocirurgião por volta das 10h50 da mesma manhã. Apesar do sucesso, o jogador permaneceu "em estado gravíssimo" com suporte respiratório.
Pedro Severino é jogador do Botafogo-SP até dezembro de 2027, mas está emprestado ao Red Bull Bragantino, em negociação firmada cerca de uma semana antes do acidente.