Alerta meteorológico: volta a chover no RS, e nova onda de calor retorna ao Sudeste

De acordo com a Climatempo, dois fatores adicionais contribuem para o retorno das precipitações: um fluxo de umidade da Amazônia e condições instáveis na atmosfera

Avalie a matéria:
Mapas mostram a onda de calor no Sudeste e a previsão de chuvas no RS | Montagem/MeioNew
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após dias de céu ensolarado devido à atuação de uma massa de ar polar, o Rio Grande do Sul se prepara para receber novamente as chuvas. A frente fria que enfraqueceu o bloqueio atmosférico sobre o Brasil abre caminho para a instabilidade climática retornar à região. De acordo com a Climatempo, dois fatores adicionais contribuem para o retorno das precipitações: um fluxo de umidade da Amazônia e condições instáveis na atmosfera.

IMPACTO ATÉ NA SERRA GAÚCHA

Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, destaca que, embora as chuvas não devam ser tão intensas quanto as da semana passada, ainda há risco de temporais, especialmente no norte do estado. Os volumes esperados podem variar entre 60 e 100 milímetros, impactando até mesmo a Serra Gaúcha, que entra em alerta.

Mapa ilustra os acumulados de chuva previstos até a próxima sexta-feira (17) no Sul do país - Foto: INMET

POSSÍVEIS INUNDAÇÕES

A preocupação se estende para as possíveis inundações, considerando o solo saturado e os níveis elevados dos rios. O Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais alerta para a probabilidade de novos alagamentos em diversas regiões do estado. Alertas são emitidos para riscos hidrológicos e geológicos, destacando áreas especialmente vulneráveis.

Mapa ilustra as altas temperaturas no Brasil - Foto: Reprodução

CALOR NO SUDESTE

Além das chuvas, a volta das altas temperaturas é prevista para o Sudeste e parte do Centro-Oeste do país. Com o deslocamento da massa de ar polar, espera-se um novo período de calor, especialmente em regiões como o centro-norte paulista e o sul de Minas Gerais, exigindo atenção redobrada diante das mudanças climáticas.

Mapa da atuação da onda de calor entre os dias 15 a 20 de maio de 2024. Fonte: Climatempo

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES