5,8 mi de brasileiros ainda não declararam o IR; prazo termina nesta sexta (31)

A entrega fora do prazo está sujeita a multa e pode resultar em irregularidades no CPF do contribuinte

Avalie a matéria:
Homem acessando o site da Receita Federal pelo celular | Reprodução

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 termina nesta sexta-feira (31), e cerca de 5,8 milhões de contribuintes ainda não enviaram seus documentos. A Secretaria da Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações do ano-base 2023. Até a última atualização, cerca de 36,5 milhões de contribuintes já haviam concluído o processo.

prioridade no recebimento das restituições

Segundo a Receita, pouco mais de 40% dos contribuintes utilizaram a declaração pré-preenchida. Aqueles que optaram pelo modelo pré-preenchido ou pela restituição via PIX têm prioridade no recebimento das restituições. Especialistas recomendam cumprir o prazo estipulado pela Receita Federal, mesmo que a declaração seja enviada incompleta, podendo ser corrigida posteriormente.

multa e irregularidades no CPF

A entrega fora do prazo está sujeita a multa e pode resultar em irregularidades no CPF do contribuinte. A multa é de 1% ao mês sobre o imposto devido, com um valor mínimo de R$ 165,74. O CPF irregular pode causar dificuldades como impedimentos para obter empréstimos, tirar passaportes, obter certidões negativas e prestar concursos públicos.

O contribuinte pode corrigir a declaração enviada quantas vezes for necessário sem pagar multa. No entanto, após o prazo, não é possível alterar o modelo de declaração. O modelo completo é indicado para quem tem muitas deduções, enquanto o simples é vantajoso para quem não tem.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES