Termômetros despencam: Porto Alegre registra menor temperatura do ano nesta terça-feira

Porto Alegre registra menor temperatura do ano (10 °C) devido a massa de ar polar. Há previsão de mais chuvas e queda de temperatura nos próximos dias

Avalie a matéria:
Temperatura em Porto Alegre atingiu 10°C nesta terça-feira (14) | Edilson Dantas / O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, registrou nesta terça-feira (14) a menor temperatura mínima do ano, com apenas 10 °C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa queda brusca nas temperaturas é atribuída à aproximação de uma massa de ar polar sobre o Rio Grande do Sul, que também pode gerar geadas e interromper as chuvas na região. 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS: Para os próximos dias, há previsão de retorno das chuvas, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, devido à passagem de um novo sistema frontal. Essas chuvas podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento na região.  A previsão também indica que a madrugada desta quarta-feira (15) será ainda mais fria, com mínima de 7 °C e máxima de 15 °C, podendo estabelecer um novo recorde de baixas temperaturas. 

NÍVEL DO RIO GUAÍBA: Com previsão de mais chuvas, o nível do Guaíba deve aumentar dos atuais 5,20 metros para 5,60 metros nos próximos dias, superando o recorde histórico registrado em 4 de maio. As ondas e ventanias no Guaíba têm dificultado o resgate de moradores e animais afetados pelas enchentes, tornando a navegação arriscada para embarcações menores.

IMPACTOS DAS ENCHENTES: Até até o meio-dia desta terça-feira (14), as fortes chuvas do Rio Grande do Sul causaram ao menos 148 mortes registradas em 44 cidades gaúchas. Há pelo menos 124 desaparecidos e 806 feridos. No total, 446 municípios foram afetados, sendo que 76.884 pessoas estão desabrigadas e 538.545 ficaram desalojadas.

AEROPORTO FECHADO: O aeroporto Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, já está há dez dias sem receber voos comerciais devido à inundação que afetou o aeroporto, submergindo a área em mais de 1,70 metros de água. A previsão é de que  o período de suspensão dos voos comerciais seja extendido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES