Uma operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5), no município de José de Freitas, na região Norte do Piauí, com o objetivo de prender os suspeitos do assassinato do agricultor Francisco Pereira Rocha, conhecido como 'Chico Sapato', crime esse, ocorrido no dia 13 de janeiro deste ano. O cumprimento dos mandados estão sendo realizados por policiais do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
Segundo foi apurado, é que o rapaz que estava pilotando a motocicleta, que foi filmada por câmeras de segurança, ele tinha uma dívida com Janildo Amaro de Oliveira, o 'Galego', que foi morto em uma troca de tiros com a polícia, em Luzilândia.
A polícia seguiu investigando o caso, e chegou à conclusão que o 'Galego' foi o mandante do assassinato de Francisco Pereira. Na operação de hoje, em José de Freitas, três pessoas foram presas. O piloto da motocicleta, o garupa, que seria o atirador e a mãe do piloto da motocicleta, que é esposa do atirador. Ela foi flagrada com material ilícito, e, por isso, foi conduzida para prestar esclarecimentos. Um outro alvo conseguiu fugir para uma região de mata e a polícia está realizando diligências na região para realizar a prisão.
Segundo a polícia, 'Chico Sapato' foi assassinado por engano por criminosos que eram do Rio Grande do Norte, eles se esconderam na região de José de Freitas e na Operação Rastro de Sangue, a polícia conseguiu chegar a três criminosos, que estavam com mandados em aberto por crimes de homicídio. A principal linha de investigação aponta que o crime pode ter sido motivado pela suspeita dos criminosos de que a vítima teria repassado informações à polícia sobre o paradeiro de um grupo na comunidade.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.
RELEMBRE O CASO
O crime aconteceu na comunidade Olinda, zona rural de José de Freitas, no dia 13 de janeiro de 2026. Francisco Pereira estava em uma bicicleta quando foi abordado por dois homens que estavam em uma motocicleta preta, segundo o sargento Quaresma, do 16º BPM, à época do ocorrido. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu no trajeto para o hospital. Os autores dos disparos ainda estão foragidos.
MOTIVAÇÃO
A principal linha de investigação aponta que o crime pode ter sido motivado pela suspeita de que a vítima teria repassado informações à polícia sobre o paradeiro de um grupo criminoso na comunidade. Conforme apurado pela coluna, três homens foram presos no âmbito da operação “Rastro de Sangue”.
Eles fugiram para o Rio Grande do Norte. Segundo a polícia, o grupo também seria responsável por outro homicídio em José de Freitas. Os suspeitos ainda transitavam entre as cidades de Barras, Luzilândia e José de Freitas.
CÂMERAS DE SEGURANÇA
Câmeras de segurança registraram dois homens em uma motocicleta preta circulando pela comunidade Olinda, momentos após o assassinato do pescador Francisco Pereira. As imagens mostram a dupla usando capacetes. O condutor da moto vestia camisa de manga longa azul, enquanto o passageiro usava camisa de manga longa vermelha.