SEÇÕES

Reconhecimento! Empresa All Marketing ganha 20ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social

A cerimônia de premiação foi marcada por muita emoção e reuniu 18 iniciativas concorrentes, autoridades c e representantes de instituições públicas e privadas

Grande vencedor da 20ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social. | Foto: Raíssa Morais
Siga-nos no

A empresa All Marketing e Performance foi a grande vencedora da 20ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social. Idealizada pelo empresário Weiker Pinheiro, a empresa prepara jovens autistas para o mercado de trabalho e abre portas para oportunidades e inclusão. Após a iniciativa, 60 jovens já foram empregados, e o número só aumenta.

Tudo aconteceu há dois anos, quando Weiker, que atua no ramo de energias renováveis, pediu indicações de estagiários para sua empresa e acabou recebendo 12 candidatos, dentre eles, dois com autismo. Entendendo a dificuldade desses jovens de serem aceitos em âmbitos de trabalho, muito pela falta de empatia e preparo, o empresário decidiu se reinventar no mundo dos negócios. Para o empresário, a intenção é fazer com o que esses jovens ingressem no mercado por competência, e não por preencher apenas uma vaga prioritária.

"Eu resolvi abrir uma empresa só de autista, onde eu comecei a ver todas essas competências desses garotos. E hoje, com muito orgulho, nós somos a única empresa no mundo que ajuda e faz a colocação do autista no mercado de trabalho. Existem vários projetos com autistas, crianças e adolescentes, mas na fase adulta ainda não. O nosso projeto é fazer com que os 224 municípios do Estado tenham esse projeto lá junto conosco", disse Weiker.

20 ANOS DE PRÊMIO

A cerimônia de premiação, realizada no Blue Tree Towers Rio Poty, foi marcada por muita emoção e felicidadeisso porque, reuniu as 18 iniciativas concorrentes, autoridades como o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e representantes de instituições públicas e privadas. O “Campeonato do Bem”, assim conhecido,  é promovido pelo Grupo Meio Norte, em parceria com o governo do estado e patrocínio do Banco do Nordestevisando reconhecer esforços de projetos que promovem a esperança de um dia melhor

“Na verdade, nós acreditamos nessa união de forças em prol do bem comum, poder público, iniciativa privada e entidade do terceiro setor. E este prêmio, que está na sua vigésima edição, ele busca, exatamente, incentivar outros a praticarem o bem, a realmente se doarem para uma sociedade mais justa e fraterna. Seja se você trabalha no governo, se você tem uma empresa, se você tem uma organização social em que faz um trabalho voluntário, todos podem ajudar a construir um mundo melhor. E por isso que esse prêmio é tão prestigiado e conta, obviamente, com o nosso apoio, a nossa presença, que nós queremos isso, cada vez mais nos somarmos. Quanto governo do estado, há iniciativas da sociedade, do terceiro setor, das empresas para fazer o bem, para multiplicar essa ação voluntária de muitos para transformar o nosso mundo, um mundo menos desigual, um mundo mais fraterno', disse o governador do Piauí, Rafael Fonteles. 

Governador Rafael Fonteles em seu discurso. Foto: Raíssa Morais. 

Na noite em que debuta seus 20 anos, o prêmio celebra a contribuição para uma sociedade mais inclusiva e comunicativa, e segue com o objetivo de contar mais histórias emocionantes nos próximos anos.

“Este prêmio pertence a cada iniciativa mencionada nesta noite. Seus feitos estão além de nosso julgamento. Saibam: são todos vencedores no fazer o bem a quem o bem faz. Vocês nos inspiram. São 30 milhões de famílias que nos ouvem, assistem e leem. Mas o que mais nos emociona não são os números, e sim a confiança da nossa gente, que nos reconhece como um espaço democrático, confiável e representativo. Um agradecimento muito especial à dedicação e contribuição de nossos colaboradores, a quem chamo de colegas de trabalho. Nosso respeito e gratidão. O Piauí que acolhe e inclui, que educa e que comunica com verdade é o Piauí que queremos continuar construindo juntos”, disse Lívia Guimarães, CEO do Grupo Meio Norte de Comunicação.

CONFIRA COMO FOI O EVENTO EM TEMPO REAL 

Em 2025, o prêmio foi dividido em seis categoriasOrganização Não Governamental (ONG), Organização Governamental, Empresa, Associação, Ação Individual e Inovação e Tecnologia – a última, desenvolvida como uma forma de exaltar ações que utilizam da originalidade e modernidade para fazer o bem. Confiras as vencedoras.

EMPRESA ALL MARKETING E PERFORMANCE 

Atualmente a empresa recebe currículos, treina, capacita e encaminha pessoas com autismo para atuar em outras empresas. Além disso, também são feitas orientações para que as próprias empresas contratantes também saibam acolher esses profissionais, seja com uma iluminação mais baixa, um espaço de trabalho com menos ruído e uma empatia em saber ouvir e entender.

A All Marketing e Performance cumpre hoje um papel essencial para a construção de uma sociedade mais acolhedora e justa e reforça a importância de todos saberem que pessoas com autismo podem ter autonomia e capacidade para trabalhar. A inclusão no mercado de trabalho é um direito e uma responsabilidade social.

vENCEDORES DA GRANDE NOITE. FOTO: Raíssa Morais.

ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL - SERVOS DE MARIA 

A grande vencedora da categoria Ong foi a Fraternidade Servos de Maria, que muda vidas há 11 anos. O local presta assistência a mais de 550 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nas regiões da Cerâmica Cil e também no município de Nazária, a 34 km de Teresina.

Com o caráter educacional, assistencial e de atuação comunitária, a ONG já acolheu 600 crianças e adolescentes com atividades para prevenção e combate à violência e drogas, aulas de música, judô, ballet e distribuição de refeições. Mas a boa ação não para por aí, e o local também faz visitas nas residências das crianças assistidas, levando informações sobre diferentes temas.

ASSOCIAÇÃO - INSTITUTO OLHO D’ÁGUA

O Instituto Olho d’ Água (IOdA), associação sem fins lucrativos, foi criado em 2013, no município de Coronel José Dias, região semiárida do estado que faz parte do eixo territorial, cultural e histórico do Parque Nacional Serra da Capivara, a 521 km de Teresina.

Na associação, voluntários trabalham na disseminação de práticas e conhecimentos culturais/locais com a finalidade de aproximar as comunidades às potencialidades da região e estimular a geração de renda. Atualmente, as ações da IOdA acolhem 80 crianças, 45 mulheres e 60 jovens.

INOVAÇÃO - CIDADANIA DIGITAL

Com o avanço da idade, as novas tecnologias podem se tornar um verdadeiro desafio, dificultando até mesmo a locomoção e o acesso a serviços essenciais com segurança. Para transformar essa realidade para as pessoas na melhor idade, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, promove o projeto Viva Mais Cidadania Digital no Piauí.

Em parceria com o Instituto Federal do Piauí e a Universidade de Pernambuco, o foco da ação é o letramento digital, educação midiática, combate ao discurso de ódio, desinformação e prevenção contra violência financeira e patrimonial no ambiente digital. Ao todo, foi ministrado 20h de aula para os idosos de todas as zonas de Teresina (PI).

AÇÃO INDIVIDUAL - SEMEANDO CIDADANIA

Com o foco em afastar crianças e adolescentes do mundo da criminalidade e promover o desenvolvimento, o policial civil Alfredo Alcântara, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), criou o projeto "Semeando Cidadania". A iniciativa utiliza o esporte como ferramenta principal para oferecer novas perspectivas de vida, por meio de atividades como futebol, taekwondo e corrida de rua.

Além das atividades impostas, e contam com o apoio de 12 voluntários como educadores físicos, psicólogos e assistentes sociais, o "Semeando Cidadania" promove palestras sobre valores morais, disciplina e a prevenção contra facções e drogas, buscando também a inclusão de crianças autistas.

GOVERNAMENTAL - NEURO EM AÇÃO

A dificuldade em conseguir consultas com neuropediatras e obter diagnósticos essenciais para seus filhos na rede pública tem sido uma preocupação constante entre pais e mães. Diante dessa situação, a Câmara Municipal de Teresina desenvolveu o projeto "Neuro em Ação", focado em detectar precocemente condições que afetam o desenvolvimento e a aprendizagem. A iniciativa leva atendimento especializado diretamente às comunidades.

Criado em 2023, como parte do programa "Câmara em Ação", o projeto foi idealizado pelo presidente da Câmara, Enzo Samuel, com o objetivo de reduzir o tempo de espera por um diagnóstico e facilitar o acesso das famílias à documentação necessária para benefícios sociais, início de terapias e orientações clínicas.

MENÇÃO HONROSA

Desenvolvida no bairro Verde Lar, uma região empobrecida e que antes marcada pela violência, a E. M. Casa Meio Norte hoje apresenta índices educacionais significativamente superiores às médias do Piauí e do Brasil. Em 2023, a escola obteve uma nota preliminar de 7,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para os anos iniciais do município. Na grande noite de 20 anos, a escola recebeu a merecida premiação em homenagem a contribuição à educação piauiense.

O prêmio foi recebido pela diretora da casa, Rutinéia Moraes Vieira, que agradeceu o apoio e incentivo. 

"Queria agradecer a pessoa que mais confiou em nós que foi Paulo Guimarães. A educação e a transformação. O espaço da escola é transformador. Temos médicos, médicos, odontólogos. Esse prêmio Inclusão Social precisa ter vários Paulos Guimarães para construir outras escolas por todo o Piauí. Era uma escola pobre que não tinha nada, e de repente apareceu um homem rico que transformou nossa história. Para nós não existe nada impossível, quem constrói nossos sonhos somos nós. O meu sonho é continuar contribuindo para alfabetizar as crianças do Piauí. A escola pública ensina e ensina com qualidade", afirmou.

CASA MEIO NORTE

Em reconhecimento à dedicação exemplar dentro das finanças, a primeira empresa a receber a homenagem foi o Banco do Nordeste, representado pelo diretor Francisco das Chagas Sousa Lopes.

"Com imensa gratidão que recebo essa homenagem em nome de toda a equipe do Banco do Nordeste. Isso é resultado de uma parceria com todos os segmentos da sociedade, comprometimento com o desenvolvimento das pessoas e das cidades. Cada iniciativa que implementamos é destinada a impulsionar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades que atuamos", afirmou o diretor.

 

Tópicos
Carregue mais
Veja Também