Surto de dengue no Piauí: mais duas mortes confirmadas em 2024 e total chega a 13

Além das confirmações, há ainda cinco mortes em investigação. O município de Bom Jesus, com cinco mortes confirmadas, lidera o triste cenário

Avalie a matéria:
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças | Divulgação

Mais duas mortes por dengue foram confirmadas no Piauí, nesta quarta-feira (5). A informação consta no painel situacional disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Os óbitos foram registrados nos municípios de Floriano e Baixa Grande do Ribeiro, elevando o total de óbitos para 13 neste ano.

Leia Mais

QUASE O TRIPLO DO ANO PASSADO

Comparativamente ao ano anterior, o número de mortes triplicou, visto que em 2023 foram registrados apenas quatro óbitos pela doença. O município de Bom Jesus registrou cinco óbitos, seguido por Teresina e Baixa Grande do Ribeiro, com dois óbitos cada. Esperantina, João Costa, Manoel Emídio e Floriano também tiveram mortes confirmadas, uma em cada município. 

CASOS EM INVESTIGAÇÃO

Além das confirmações, há ainda cinco mortes em investigação. O município de Bom Jesus, com cinco mortes confirmadas, lidera o triste cenário, seguido por Currais, onde duas mortes ainda estão sob investigação. Na capital, Teresina, foram confirmadas duas mortes, incluindo a de uma médica e seu filho de cinco anos.

CASOS PROVÁVEIS

O boletim epidemiológico revela, ainda, um aumento expressivo nos casos prováveis de dengue: de janeiro até o início de junho, foram registrados aproximadamente 11,2 mil casos, representando um aumento de 50% em relação aos 7,5 mil casos registrados em todo o ano de 2023.

Fonte: Sesapi

PREVENÇÃO E CUIDADOS 

Cada um deve fazer a sua parte para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Isso porque qualquer lugar com água parada pode ser criadouro do mosquito, que também transmite outras doenças como zika e chikungunya.

  •  Evite parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. 
  • Realizar a limpeza regular da caixa d'água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada também entra nesta lista. 
  • O uso de repelente e a vacina, também são formas eficazes de prevenção.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES