Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 47 de 104Robert Rios admite renunciar ao mandato de vice-prefeito
O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (Republicanos), conversou com a coluna sobre a possibilidade de renunciar ao mandato ainda neste ano.
“Não nego, nem confirmo nada”, disse Robert na rápida conversa por telefone.
Sobre a possibilidade de este afastamento acontecer por questões de saúde, Rios negou.
“Se eu tomar essa decisão, não será por motivo de saúde”, disse.
Robert está afastado há meses da gestão municipal. O rompimento político com o Palácio da Cidade foi seguido da apresentação de diversas denúncias contra a administração.
AGUARDE MAIS INFORMAÇÕES
Entrega de calçamento em Acauã reúne mais de 3 mil pessoas
Mais de 3 mil pessoas acompanharam, no último sábado (28), a entrega de 6 mil metros quadrados de calçamento em Acauã, cidade localizada a 480 quilômetros de Teresina. A entrega foi prestigiada pelo deputado estadual Dr. Vinícius (PT), que viabilizou a pavimentação das vias do município.
“Vivemos um momento de muita felicidade quando vimos a cidade inteira se reunir para comemorar a entrega de 6 mil metros quadrados de calçamento. A cidade cresce e os acauãnenses ganham”, comentou o parlamentar petista.
No ato, Dr. Vinícius reforçou apoio à pré-candidatura de Júnior do Posto à prefeitura de Acauã.
Foto: Divulgação/AsCom
REFORÇO
Vinícius, que faz sua estreia na Assembleia Legislativa, tem avançado para ampliar as suas bases não só na capital, onde foi o mais votado dentre os petistas, como no interior do estado. Trabalho em busca de resultado nas eleições de 2024, com o fortalecimento do seu grupo político, que irá se refletir em reforço na reeleição, em 2026.
Chapa Pessoa/Jeová é cogitada para evitar vitória do PT no primeiro turno
Está cada vez mais encaminhada a composição da chapa do Palácio da Cidade para a eleição de 2024. O prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) deve mesmo disputar o seu segundo mandato tendo como vice o deputado estadual licenciado, hoje superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar (Republicanos), que já aceitou o desenho.
A estratégia primeira do Palácio é evitar que o Partido dos Trabalhadores liquide a fatura da eleição já no primeiro turno. Para isso, é preciso que haja pelo menos outras duas chapas competitivas. Além de Silvio Mendes (UB), ter Pessoa com Jeová de vice ajudaria a levar a disputa para o segundo turno.
FAZ SENTIDO! OU NÃO…
É o prenúncio de uma estratégia que incomoda o PSDB de Luciano Nunes. Ninguém admite, mas já circula nos bastidores a possibilidade de união do grupo de Silvio e Ciro Nogueira com o Palácio da Cidade num eventual segundo turno. O elo é justamente o deputado Jeová Alencar. “Faz sentido tanto elogio de Dr. Silvio ao prefeito Pessoa”, diz uma fonte tucana à coluna.
ADEUS ANO VELHO
Nem chegamos no Natal, mas o candidato derrotado na eleição de 2020, professor Kleber Montezuma, já começa a desejar feliz 2024 no Instagram. Veio com mensagem de incentivo a Sílvio Mendes, defendendo a pré-candidatura do ex-prefeito como “o melhor para Teresina”. Tucanos curtiram?
Tensão entre PSDB e Sílvio aumenta; Luciano Nunes deixa grupo de WhatsApp
O pré-candidato a prefeito e presidente do PSDB, Luciano Nunes, deixou o grupo de WhatsApp que reúne coordenadores da pré-campanha do grupo de oposição em Teresina, liderado pelo senador Ciro Nogueira (Progressistas).
A coluna apurou que o fato ocorreu após comentários menosprezando os tucanos e o papel do PSDB no processo eleitoral de 2024.
Comentários que se somam às insatisfações de líderes do PSDB após falas de Silvio Mendes, que confirmou ser ele o pré-candidato do grupo, que reúne também União Brasil e PL.
A precipitação de Silvio - logo após a adesão de Bárbara do Firmino (Progressistas) a Fábio Novo (PT) - foi interpretada pelos tucanos como uma quebra de acordo, já que o combinado era aguardar até o fim do ano para definir o nome que será levado às urnas.
Tucanos emplumados ouvidos pela coluna reforçam ainda a insatisfação com os recorrentes elogios de Silvio a Dr. Pessoa (Republicanos). Afinal, a atual administração representa, para o PSDB, tudo aquilo que precisa ser combatido.
Marden Menezes e Fábio Novo se reúnem a portas fechadas
O deputado estadual Marden Menezes (Progressistas) se reuniu, na manhã desta quinta-feira (16), com o pré-candidato a prefeito de Teresina pelo Partido dos Trabalhadores, o deputado estadual Fábio Novo.
O encontro aconteceu a portas fechadas, no gabinete do deputado do Progressistas, e demorou meia hora.
Ao sair, Fábio estava sorridente. Abordado pela coluna, disse que estava no papel de líder do governo, tratando com o colega - que integra a bancada de oposição - sobre projetos importantes do governo do estado.
SERÁ O PRÓXIMO?
Após a adesão de Bárbara do Firmino (Progressistas), a coluna recebeu informação de bastidor de que ela não seria a única parlamentar de oposição a aderir a Novo.
Marden nega ser ele e diz não ter diálogo aberto neste sentido. Contudo, o deputado defende que o grande adversário na próxima eleição em Teresina é o grupo do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). E que é admissível dialogar com todas as forças interessadas em “reconstruir” a cidade.
Após o encontro desta manhã com Novo, Marden afirmou o seguinte à coluna: "Conversa normal do cotidiano. Fábio fez uma visita e falamos como de costume quase todos os dias. Assuntos da casa e sobre política também".
Fala de Sílvio gera desconforto e tucanos podem desgarrar do grupo de Ciro
As recentes declarações de Silvio Mendes (União Brasil) à imprensa, praticamente tirando do jogo o ex-deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), deram o que falar no ninho tucano. Foi quando o ex-prefeito de Teresina afirmou ser o pré-candidato do grupo de oposição, mesmo não sendo essa a opção mais "confortável" para ele. Sílvio foi ainda mais longe ao dizer que iria a Santa Cruz dos Milagres a pé se aparecesse um nome "caído do céu", "perfeito", para ocupar seu lugar.
Para os tucanos, a fala desconsidera Luciano. E pior! A turma não engole os recorrentes acenos e galanteios de Silvio ao prefeito Dr.Pessoa (Republicanos). “Completamente desnecessário”, diz um tucano à coluna.
O rebuliço é tanto que o partido já admite desgarrar do grupo liderado por Ciro Nogueira de olho na candidatura própria, que é também desejo do PSDB Nacional.
ISMAEL NO PSDB
O vereador do PSD, Ismael Silva, é hoje o preferido de Sílvio para compor como vice. A ideia seria filiá-lo ao PSDB para contemplar os tucanos. Só que não! Se for para indicar a vice, o PSDB quer indicar o nome, e não aceitar "um prato feito". A outra alternativa seria colocar Luciano na coordenação da campanha de Sílvio. Cenário que está "fora de cogitação" para os peessedebistas.
Logo, caso o PSDB seja escanteado, o caminho mais provável é a candidatura de Luciano Nunes, que reafirma: "Nada muda. O que vale é o que foi dito na convenção. PSDB tem uma pré-candidatura posta". E agora com João Vicente Claudino filiado, fica fácil a tarefa de montar a chapa majoritária.
João Vicente Claudino se filia ao PSDB; cotado para compor chapa em 2024
O ex-senador e empresário João Vicente Claudino assinou ficha de filiação do PSDB na manhã desta segunda-feira (24). Ele é um dos cotados para disputar a vice-prefeitura na chapa da oposição, que reúne, além de PSDB, os partidos Progressistas e União Brasil.
A filiação aconteceu durante a convenção estadual tucana, que acontece no Plenarinho da Assembleia Legislativa, prestigiada por nomes como o senador Ciro Nogueira (Progressistas) e Silvio Mendes (União Brasil).
Na convenção, Luciano Nunes, que é pré-candidato a prefeito, será reconduzido à presidência do PSDB.
Bárbara do Firmino anuncia apoio a Fábio Novo
A deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) anunciou nesta quarta-feira (18), apoio à pré-candidatura de Fábio Novo (PT) a prefeito de Teresina. É esse o maior reforço da empreitada petista até o momento.
‘’Eu sempre quis publicamente estar com Firmino, e hoje estou com Firmino, estou com a Bárbara do Firmino. Sinta-se acolhida em nosso grupo’’, afirmou Novo.
''Ao longo da minha vida eu superei muita coisa, superei grandes desafios, perdas e sempre ouvi o deputado Fábio Novo falar que eu era uma pessoa corajosa, sempre me encorajou, que eu era uma mulher sozinha, sem estrutura e tinha toda essa força, toda essa garra, essa vontade de lutar por nossa Teresina e que eu deveria fazer parte de um projeto maior, de um projeto de reconstrução para Teresina e é isso que estamos concretizando nesse dia de hoje. Aqui significa acolhimento. Estamos juntos para reconstruir Teresina’’, afirmou Bárbara.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva (PT) também se pronunciou sobre a adesão de Bárbara a Novo: ''Com imensa honra, recebemos no nosso grupo político a amiga deputada Bárbara do Firmino que se une ao amigo deputado Fábio Novo todos nós, assumem essa grande missão de reconstruir Teresina! Vamos à luta'', luta'', disse.
Filha do ex-prefeito Firmino Filho, a parlamentar é a representação do legado do pai, se alinhando a esse novo momento projeto do PT no estado e na capital do estado. Desde a campanha de Rafael Fonteles, em 2022, são muitos os nomes que aderiram ao grupo que hoje comanda o Palácio de Karnak, se identificando com a forma desenvolvimentista de Rafael gerir.
São nomes como Washington Bonfim, hoje secretário de Planejamento do Estado, a irmã de Firmino, Lousane Paulo, o motorista do ex-prefeito, Saraiva. Um dos recentes “firministas” a aderir a Novo foi Samuel Silveira, ex-secretário da Semcaspi.
Todos, assim como Bárbara, enxergam na pré-candidatura petista um alinhamento com as ideias e propósitos do próprio Firmino, de sempre cuidar de Teresina e pensar uma cidade moderna, com foco no desenvolvimento e na proteção social.
Bárbara do Firmino anuncia apoio a Fábio Novo - Foto: Divulgação
BASTIDOR
A decisão, segundo apurou a coluna, se dá após um tensionamento na relação com o ex-prefeito Silvio Mendes (UB), que comunicou ao alto escalão do Progressistas (PP) o desejo de não concorrer à prefeitura, mas sim compor uma chapa com o deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos).
A notícia chegou aos ouvidos da deputada, que se sentiu traída pelo principal aliado nesta pré-campanha.
Vereador se diz “empurrado goela abaixo” para a oposição a Dr. Pessoa
A discussão na Câmara de Vereadores sobre o projeto que regulamenta a atividade de trabalhadores ambulantes em Teresina, nesta terça-feira (17), terminou com mais uma baixa na base do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). O vereador Gustavo de Carvalho (PSDB) não só rejeitou assinar o requerimento que pedia a votação do texto em caráter de urgência, como manifestou-se contrário à proposta.
Confrontado no Plenário pelo líder do prefeito na Casa, Antônio José Lira (Republicanos), Gustavo reagiu e disse estar sendo empurrado "goela abaixo" para a oposição. "Levou a Pollyana para a oposição e quero lhe dizer que estou à disposição de ir para a oposição", afirmou o vereador.
"O prefeito tem que botar ele é pra fora [da base], pra ver se ele se elege. Ele sempre foi eleito por prefeitura, como foi eleito na gestão passada, pela esposa do ex-prefeito Firmino Filho, dona Lucy, e depois traiu. Se dependesse de mim, ele já tinha rodado faz tempo", afirmou o líder do prefeito.
SOBRE O PROJETO
A proposta de regulamentação da atividade dos ambulantes, de autoria do Executivo Municipal, tem sido um ponto de tensão entre a Câmara e o Palácio da Cidade. O principal questionamento diz respeito à possibilidade de liberar o comércio dos ambulantes no calçamento público da cidade, inclusive no Centro, e em outros espaços.
Na sessão de hoje, a liderança do prefeito tentou aprovar a tramitação da matéria em regime de urgência, ouvindo o parecer da Comissão de Legislação e Justiça no Plenário, para posterior votação. Contudo, Lira conseguiu apenas 14 dos 15 votos necessários. O décimo quinto seria o de Gustavo.
A estratégia do Palácio não funcionou, e logo na sequência a matéria foi votada na comissão. Foi reprovada por 4 votos a 1. Agora, a intenção da liderança do prefeito é recorrer ao Plenário para rever o parecer, dependendo outra vez de 15 assinaturas.
Câmara de Teresina abre 150 vagas em cursinho gratuito para o Exame da OAB
A Câmara Municipal de Teresina, através da Escola do Legislativo Municipal Vereador Firmino Filho, abre inscrições para o Cursinho Solidário Aprova OAB a partir da próxima segunda-feira (26), de forma presencial e online. O curso será ofertado de forma gratuita aos estudantes que irão se inscrever no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
De acordo com o vereador Enzo Samuel, presidente da Câmara Municipal de Teresina, o cursinho foi planejado com o objetivo de dar oportunidade os alunos oriundos das universidades públicas ou privadas que foram contemplados com bolsas de estudos ou através de programas de incentivo como o FIES ou PROUNI para participarem do curso preparatório para o exame da Ordem.
A última prova da OAB deste ano será realizada no dia 11 de novembro, sendo a primeira etapa com prova contendo questões relacionadas às principais disciplinas do curso de direito. As aulas serão ministradas por professores de renome local nas seguintes disciplinas: Constitucional, Administrativo, Processo Civil, Civil, Processo Penal, Penal, Tributário, Ética profissional, Consumidor/Empresarial, Trabalho, Processo do Trabalho.
O projeto Cursinho Solidário Aprova OAB é uma realização da Câmara Municipal de Teresina, com apoio da Coordenadoria de Comunicação do Governo do Piauí.
FORMA DE SELEÇÃO
As inscrições obedecerão ao critério de chegada, para os 150 primeiros inscritos. Contudo, os estudantes que obedecerem ao critério de vulnerabilidade financeira, apresentando documento que comprove benefício através de bolsa de estudo ou programas do Governo Federal ou NIS - Número de Identificação Social (cadastro no Cadúnico), terão prioridade na inscrição. Caso as vagas do grupo prioritário não sejam preenchidas, as remanescentes serão destinadas ao público em geral. Ou seja, 80% para o público prioritário e 20% para o público em geral.
INSCRIÇÕES
Período: 16 a 20 de outubro – presencial 8h às 13h
Online – e-mail: escoladacamara@teresina.pi.leg.br
Mais informações: Telefone e WhatsApp: 86 99497-3416
Documentos que devem ser anexados ao e-mail ou entregues de forma presencial: cópias do RG/CPF; comprovante de endereço; diploma do curso de Direito ou declaração que está cursando o último período; declaração ou comprovante que foi ou é bolsista ou foi ou é contemplado por programas como o FIES/PROUNI; número do NIS - Número de Identificação Social (cadastro Cadúnico) se tiver. (Com informações da Assessoria)