Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 512 de 665Paixão repudia compra de votos: nunca houve isso
Por Arimatéa Carvalho
O ex-vereador e presidente do PT de Teresina, Gilberto Paixão, que o presidente do partido, deputado federal Assis Carvalho, tem trabalhado sempre para defender o partido e, por isso, tem o respeito dos petistas. Ele disse que a decisão de não aceitar que novos filiados sem curso de formação votem na eleição do diretório é de responsabilidade do diretório municipal e não teve a participação de Assis.
Paixão disse que está preocupado com denúncias da oposição a ele sobre compra de votos dentro do PT, pois isso não faz parte da tradição histórica do partido. As denúncias foram feitas pelo vereador Dudu e pelo deputado estadual Cícero Magalhães.
Ferreira no PDT: ficha assinada e candidatura em 2020
Por Arimatéa Carvalho
Agora é oficial. O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, José Ferreira, assinou ficha de filiação ao PDT, ao lado do vereador Evandro Hidd e do deputado estadual Flávio Nogueira Júnior. Ele será candidato a vereador pela sigla no próximo ano.
O vereador Evandro Hidd, que é superintendente de Desenvolvimento Urbano Sudeste, explica que o PDT está montando uma chapa de vereadores bastante competitiva e deve eleger três vereadores na capital em 2020.
W.Dias faz contraponto a Bolsonaro e reforça proteção contra queimadas
Por Sávia Barreto
A discussão sobre queimadas na Amazônia tem repercutido no mundo todo, especialmente por conta da tensão entre o presidente Jair Bolsonaro e líderes europeus, como o presidente da França, Emmanuel Macron. O Piauí também tem registrado focos de queimadas, que nesse período aumentam significativamente, mas o governador Wellington Dias tem feito um contraponto na forma de tratar o assunto em comparação com Bolsonaro. Essa semana, por exemplo, ele se reuniu com a equipe da secretaria de Meio Ambiente para discutir o inventário de áreas de proteção e conservação ambiental do Piauí.
O Governo do Estado tem um programa, chamado Ativo Verde, que segue normas estabelecidas pelo Protocolo de Paris, que prevê que os países signatários, incluindo Brasil e Portugal, devem desenvolver ações para diminuição da emissão de gases que provocam o efeito estufa. Uma das formas de combater esse reflexo da natureza é evitar o desmatamento e proteger as áreas nativas em todo o mundo. A ideia é que o Piauí receba verbas de crédito de carbono, ou seja, recursos para manter a preservação de áreas verdes, assim como a Amazônia recebe. Além de tentar aumentar a preservação, o governador determinou o reforço do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para combater os focos de incêndios.
Jean Abreu vai se filiar ao PTC e disputar cargo de vereador
Por Sávia Barreto
Os partidos seguem movimentando a busca por nomes públicos para viabilizar as chapas proporcionais em Teresina. O cabeleireiro Jean Abreu, por exemplo, definiu o PTC para ser candidato a vereador na capital. Jean é o pai de Camila Abreu, jovem que foi assassinada pelo ex-namorado, Allisson Wattson. Jeans Abreu foi candidato a deputado federal em 2018 e defende a bandeira de combate à violência, especialmente de gênero.
Ciro avisa a prefeitos que vai deixar mandato durante eleição 2020
Por Sávia Barreto
Quem vai estar 100% focado nas eleições 2020 no Piauí é o senador Ciro Nogueira (Progressistas). A coluna descobriu que o senador já avisou aos prefeitos do Progressistas que vai se licenciar durante alguns meses no ano de 2020 para fazer a campanha dos seus candidatos a prefeito em tempo integral. Quem assume é a suplente, mãe de Ciro, Eliane, que inclusive já é chamada de senadora por aliados de Nogueira, especialmente políticos mais velhos, da geração do Ciro Nogueira pai, ex-deputado federal, falecido em 2013.
O detalhe é que não haverá custo extra para os cofres públicos, já que essa licença será sem vencimentos. “É uma decisão para fortalecer nossa base nos municípios. Acho que é importante minha presença nas eleições. Facilita porque eu tiro uma licença sem vencimentos, não vai ter custo para o Senado. Não vou receber salário. Essa é uma promessa que fiz e vou ficar muito feliz de percorrer o Piauí tanto com os candidatos a prefeito do Progressistas como os aliados”, informou Ciro Nogueira à coluna Primeira Mão.
Dr.Pessoa responde suposta crítica de Sílvio por falta de experiência
Por Sávia Barreto
O candidato a prefeito de Teresina e ex-deputado Dr. Pessoa (MDB) estranhou a suposta fala do ex-prefeito Sílvio Mendes, que teria questionado a capacidade administrativa de Pessoa em diálogo informal com a imprensa. “Sou amigo e colega médico do Sílvio Mendes. Já fui diretor de urgência hospital das clínicas do Rio de Janeiro, diretor do serviço de urgência do Hospital Getúlio Vargas e diretor do hospital do Satélite. Por onde fui deixei minha marca, e muita experiência administrativa e por onde passei não deixei marca de corrupção”, argumentou Pessoa à coluna.
Berger sai em defesa
O ex-vereador Renato Berger, que deixou o ninho tucano para o PSD, também saiu em defesa do ex-deputado: “Acho muito dificil o Sílvio Mendes dizer que não aceita o Dr. Pessoa. São amigos, e o Dr. Pessoa ainda não teve experiência administrativa, para que o Sílvio tivesse esse pensamento. Conheço e sou amigo do Sílvio”, afirmou Berger. O grande mote da campanha para a Prefeitura de Teresina deve ser mesmo a gestão técnica e segura que assegurou vitórias sucessivas ao grupo tucano, contra o discurso de mudança que a oposição tentará emplacar. Resta saber qual deles estará sintonizado com o pensamento do eleitor da capital.
João Mádison rebate Henrique Pires: “Só trabalhamos com Robert Rios”
Por Sávia Barreto
Se, por um lado, o deputado Henrique Pires vocaliza publicamente ala do MDB que não aceita com bons olhos o ex-deputado Robert Rios como vice de Dr.Pessoa na corrida pelo Palácio da Cidade, por outro, o deputado João Mádison manda o recado do grupo do deputado Themístocles Sampaio, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí e comandante do processo eleitoral na capital.
“Não trabalhamos com outra hipótese. Só trabalhamos com o nome de Robert Rios Magalhães. O presidente Themistocles já deu a palavra dele e eu também me comprometi a votar na chapa que o presidente indicou: Dr. Pessoa e Robert Rios. Essa decisão está tranquila. Temos maioria absoluta no diretório e não vejo nada que possa atrapalhar isso. Só se for a desistência de algum. Eu não vejo isso”, justificou Mádison ao blog Primeira Mão.
ACM Neto filia Mão Santa em Parnaíba no sábado
Por Arimatéa Carvalho
O presidente nacional do DEM, o prefeito de Salvador, ACM Neto, estará em Parnaíba no sábado para a filiação do prefeito Mão Santa ao partido. O ex-deputado federal Heráclito Fortes também confirmou presença no evento, às 15h.
"Haverá ainda a nomeação e posse da nova Comissão Provisória Municipal de Parnaíba", explica o presidente estadual do DEM, Ronney Lustosa.
Cientista político Vítor Sandes analisa pesquisa Amostragem /MN
Por Sávia Barreto
A pedido da coluna, o cientista político e professor da Universidade Federal do Piauí, Vitor Sandes, analisou alguns aspectos da pesquisa Amostragem publicada no Jornal Meio Norte. Segundo ele, os dados revelam que há um “vácuo de lideranças sucessão do PSDB”, isso porque nenhum nome da base do prefeito Firmino Filho desponta de modo indiscutível em relação aos demais. Por conta da margem de erro, os citados estão praticamente no mesmo patamar.
LEIA MAIS: Wellington Dias é o maior líder e Firmino Filho transfere mais votos
Como Firmino não pode se reeleger, é preciso que ocorra a transferência de capital político – algo que já aconteceu em pleitos anteriores. “O apoio político de Firmino ao próximo candidato é fundamental”, sintetizou Sandes ao blog Primeira Mão, que observa uma curva positiva para o MDB: “O partido tem não só a estrutura, mas um candidato à altura de disputar com o PSDB”, frisou. Já Fábio Abreu, da base do governador Wellington Dias, precisa conquistar votos municipais com a bandeira da segurança pública, que é pauta estadual e nacional, porém, não é prerrogativa do município.
Luís André rebate saída do PSL: “Já tentaram me tirar 6 vezes”
Por Sávia Barreto
Fonte da coluna com interlocução em Brasília diz que o comando do PSL no Piauí está em vias de deixar as mãos do vereador da capital, Luís André. O ocupante mais provável da função de presidir o partido do presidente Jair Bolsonaro seria “um fardado”. Mas Luís André rebate:
“Já tentaram me tirar seis vezes. Deus no comando”. Sobre o Coronel Nixon, cotado para a disputa pela prefeitura de Teresina e ventilado por alguns como um dos nomes que poderiam presidir o PSL local, Luís André afirma que o militar “não é filiado ao partido”, disse ao blog Primeira Mão.