Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 513 de 665Henrique Pires sobre Robert Rios: “Não dá para dizer que será vice”
Sávia Barreto
E a possibilidade do MDB não ter candidatura própria à prefeitura de Teresina, compondo com a chapa de Fábio Abreu, tem cabimento? Com a palavra, o deputado estadual Henrique Pires (MDB): “Sinceramente não sei de onde parte uma história dessa, é estapafúrdio, absurdo. Pior que fake news. Vão inventar termo pior. MDB terá candidato próprio à Prefeitura de Teresina. Temos nomes postos do Henrique Pires, do Dr.Pessoa e do Lobão. Convenção é só em julho de 2020. Isso é compromisso do presidente Themístocles Filho”, disse Pires ao blog Primeira Mão.
Se, por um lado, é enfático a respeito da candidatura de Pessoa, quando se trata do nome para vice, Henrique Pires deixa a questão em aberto. Ou seja, Robert Rios: “Nós temos que ver o partido que vai fazer a indicação. Robert Rios é um nome espetacular, nós, inclusive, o queríamos no MDB. Entendemos que o vice tem que estar em outro partido, mas se vai ser o Robert já, não dá para dizer isso. Próximo ano pode ser que Robert tenha outro entendimento”. Ah tá.
Luís Correia News: Maninha leva apoio de W.Dias e PL contra Francilda
Por Sávia Barreto
A disputa política em Luís Correia está acirrada entre quatro pré-candidatos: a vereadora Francilda, do Progressistas, é apoiada pelo prefeito Kim do Caranguejo, que não buscará reeleição. A vice-prefeita, Maninha, do PTB, não abre mão da candidatura, após rompimento com o prefeito. E há ainda dois vereadores que mantem candidaturas mas podem migrar para o grupo da oposição: Rafael Silva, que vai para o PSD, e Paulo Cazuza, que deve se filiar ao PSDB.
A tendência é que a polarização fique entre a candidata de Kim, com o apoio da base da Prefeitura - que tem uma margem apertada de seis dos 11 vereadores da Câmara - e a vice-prefeita Maninha, que tem o apoio do PL do deputados estaduais Fábio Xavier, Dr. Hélio e o próprio governador Wellington Dias (PT). O governador tem sido um cabo eleitoral importante pelo potencial de transferência de votos, como mostrado na pesquisa Amostragem publicada no Jornal Meio Norte desta terça-feira.
Secretários de Saúde do NE e Rui Costa definem compras coletivas
Por Arimatéa Carvalho
Os secretários estaduais de Saúde dos 9 estados nordestinos estão reunidos em Salvador (BA) para lançar os Registros de Preços para compras compartilhadas de medicamentos, equipamentos, material hospitalar e gases medicinais.
O secretário estadual de Saúde do Piauí, Florentino Neto, explica que a perspectiva é realizar compras com menores preços. "Trata-se de uma economia em razão das compras serem feitas numa escala maior", comenta.
O governador da Bahia, Rui Costa, presidente do Consórcio, coordenou a reunião em Salvador. A ação já é um efeito prátic do Consórcio Nordestes, criado entre os governadores da região para atuação em conjunto em diversas frentes, incluindo contas coletivas dos Estados.
Deputado quer alerta para criminosos hediondos via SMS e redes sociais
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (MDB) apresentou projeto alterando a Lei dos Crimes Hediondos (Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990) para ajudar na identificação e na localização de investigados ou réus com mandado de prisão em aberto por crimes desse tipo. "Essa identificação ocorrerá por meio de solicitação de emergência, a ser previamente autorizada pela autoridade judiciária competente e com prévia solicitação do Ministério Público ou da autoridade policial", detalhe o deputado.
“Esta iniciativa destina-se a sintonizar o Brasil com o que já ocorre na Europa e nos Estados Unidos, na esteira do chamado alerta âmbar, ou amber alert. O alerta âmbar foi concebido inicialmente para o combate ao desaparecimento de crianças”, explica.
Se o projeto for aprovado, o Art. 2º passará a vigorar acrescido do Art. 3º-A, que diz que na investigação e processos relativos aos crimes hediondos será possível o emprego do alerta geral, encontrando-se o investigado ou réu com mandado de prisão pendente de cumprimento.
O alerta geral, com autorização e posterior comunicação pelo Poder Judiciário, será enviado para prestadoras de serviço de telefonia, via serviços de mensagens – SMS, que enviarão alerta imediato e gratuito para os usuários da região onde o crime aconteceu, de forma a localizar rapidamente o criminoso. O alerta vai conter informações disponíveis sobre o foragido.
Administradoras de redes sociais também serão alertadas para divulgação do criminoso na região ou em outras onde há indícios da localização dele. O parlamentar explica que “o alerta geral conterá informações sobre o investigado ou réu, dentre elas fotografias ou retrato falado, desde que sua liberdade cause risco iminente à sociedade, e número de telefone da polícia, para o recebimento de informações”.
“Meu objetivo em criar esse Sistema de Solicitação de Emergência (SSE) é colocar o Brasil na vanguarda do uso da tecnologia para a redução dos altos índices de criminalidade que hoje afligem nosso país”, finalizou o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio.
Solidariedade traça estratégia no PI; na capital, 5 vereadores
Por Arimatéa Carvalho
O presidente estadual do Solidariedade, deputado estadual Evaldo Gomes, saiu empolgado do evento do final de semana na capital que orientou os militantes e pré-candidatos do partido sobre as eleições do próximo ano. Ele já tem 2 vereadores da capital (Gustavo Gayoso e Fábio Dourado) e conversa para filiar mais 3 com mandato e um suplente. Assim, terá uma chapa muito competitiva. E olha que na conta não aparece o vereador Major Paulo Roberto, desafeto de Evaldo e que nem entra mais na contabilidade.
No Piauí, mais de 200 pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores engrossam o partido. Aqui, almoço oferecido por Evaldo ao secretário nacional Luiz Adriano, que veio para o evento; Arnildo Nogueira (prefeito de Novo Oriente), Ceiça Dias (prefeita de Valença), Fernanda Gomes (presidente da Juventude do SD), Marcus Venicius, Gustavo Gayoso (vereador), Fábio Dourado (vereador) e Francisco José.
Firmino e Assis em chapa para 2022? Petista diz que não é impossível
Por Sávia Barreto
Petista ouvido pela coluna Primeira Mão e que preferiu reservar a identidade, disse que um cenário inusitado, mas que começou a circular nos bastidores do PT traça uma aliança da sigla do governador Wellington Dias com o Progressistas em 2022.
Nesse cenário, sairia o prefeito Firmino Filho (deixando o PSDB pelo Progressistas), com o deputado federal Assis Carvalho, do PT, como candidato a vice-governador de Firmino. Na chapa federal, estaria Francisco Limma como candidato a deputado federal.
Hoje, essa articulação soa improvável, mas em política, é melhor não duvidar.
Os três nomes do PSL para a prefeitura de Teresina
Por Sávia Barreto
“Chance zero”, classificou o vereador Luís André sobre a possibilidade do partido presidido por ele, o PSL, coligar-se com outra sigla nas eleições municipais do próximo ano em Teresina. Segundo ele, é uma deliberação nacional ter candidatura própria nas maiores cidades do estado. “Vamos colocar as pesquisas em outubro e, quem sabe, até fevereiro de 2020 a gente escolha o candidato que vai representar o PSL”, indicou André ao blog Primeira Mão.
O PSL se concentra hoje em três prováveis candidatos a prefeito em Teresina: o empresário Walter Lima, presidente municipal em Teresina; o coronel Nixon Frota, que trabalha no ministério da Justiça e deve se filiar em novembro no partido e a advogada Rubenita Lessa, que ainda não decidiu se será candidata a vereadora ou a prefeita. Ela tem forte ligação com o presidente Jair Bolsonaro. Mas Luís André deixa a questão em aberto: “O PSL tem três grandes nomes, mas até lá pode surgir até outro”, avisa.
Pré-candidatos do PSD querem Sâmio candidato para neutralizar Cida
Por Sávia Barreto
A coluna Primeira Mão apurou com fonte ligada ao PSD que estaria ocorrendo um movimento de insatisfação a respeito da presença da vereadora da capital Cida Santiago no partido. A crítica parte de pré-candidatos a vereador da sigla, que acreditam em uma discrepância de votos prováveis da vereadora em comparação com o restante da chapa. É como se Cida já estivesse “quase eleita”, dessa forma, os demais candidatos a uma cadeira de vereador em Teresina teriam que trabalhar em dobro para superar os adversários de outro partido e a própria colega de legenda.
Mas uma solução apontada seria que Sâmio Falcão, indicado por Cida Santiago para coordenar a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, fortalecesse a chapa do PSD sendo candidato a vereador, ou seja, trazendo mais votos para o grupo atingir um percentual suficiente para eleger pelo menos três vereadores na capital. O problema é que Sâmio vota em Cida, ou seja, os votos da vereadora teriam que ser, teoricamente, fragmentados. Resta saber se ela vai aceitar.
Firmino e Evandro Hidd entregam espaço de esporte e lazer
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito Firmino Filho e o superintendente da SDU Sudeste, vereador Evandro Hidd, entregaram um novo espaço de lazer e esportes na Zona Sudeste da capital, no entorno do campo de futebol Carlos Lima.
"A partir de agora, os moradores do bairro Dirceu II e adjacências terão à sua disposição um espaço público completamente urbanizado e devidamente iluminado para lazer, práticas de atividades físicas e convívio. Um incentivo a mais aos desportistas", comentou Hidd, cada vez mais próximo e alinhado a Firmino.
O prefeito comentou que a inauguração confirma seu compromisso de construir e revitalizar espaços públicos para a população. A obra custou R$ 275 mil e foi possível através do Orçamento Popular. Além de equipamentos urbanos e calçadão para caminhada, tudo com acessibilidade, uma academia popular foi aberta no local.
Morre ex-secretária estadual de Trabalho Rosalena Medeiros
Por Sávia Barreto
Morreu na última quinta-feira Rosalena Maria Medeiros Ferreira, ex-secretária estadual de Trabalho. Ela geriu a pasta de trabalho e empreendedorismo no ano de 2018 até maio de 2019 e foi vítima de um câncer. Ela era uma indicação do PRB do deputado Gessivaldo Isaías.
Rosalena era graduada em economia. Em 2001 foi diretora administrativa da SUDEX, de 2003 a 2004 foi gerente administrativa da FUNDESPI, atuou também 10 anos como assessora técnica no Palácio de Karnak no governo de Wellington Dias e Wilson Martins, foi Secretária Estadual de Trabalho e Empreendedorismo do Estado do Piauí, diretora de intermediação de mão de obra do SINE e era chefe de gabinete na SETRE.