Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 515 de 665Lista dos possíveis candidatos do PSL nas 6 maiores cidades do Piauí
Por Sávia Barreto
A coluna Primeira Mão elaborou uma lista dos seis maiores municípios piauienses, foco do presidente Jair Bolsonaro em eleger prefeitos no pleito do próximo ano visando contrapor-se ao governador Wellington Dias, que é de um partido de oposição e integra o Consórcio Nordeste, com outros governadores da região em que ele tem baixa popularidade. O atual prefeito de Piripiri, Luiz Menezes é alvo de filiação na cidade, mas negocia com o PSDB e o Democratas. Lá, outro forte nome é o do ex-vereador Abraão.
Em Teresina, além da advogada Rubenita Lessa, quem se destaca como possível candidato a prefeito pelo PSL é o coronel Nixon Frota. Em Parnaíba, o PSL almeja filiar o prefeito Mão Santa, em Picos, um dos cotados é Capitão Everton, em Floriano, o apresentador Wellington Raulino e em Barras, a vereadora Emília Maciel, atual presidente da Câmara de Vereadores. Mas em algumas cidades deve ocorrer composição, por exemplo, o PSL tende a apoiar o atual prefeito Dr. Wagner, em Uruçuí.
Em reunião tensa, PSL decide Walter como presidente em Teresina
Por Sávia Barreto
Após uma longa reunião na noite de terça-feira, 20, o PSL decidiu que o empresário conhecido como Walter Rei das Motos será o presidente municipal da sigla em Teresina, no lugar de capitão Anderson, falecido em trágico acidente de carro no início do mês. Um grupo ligado a Anderson e que se diz independente, defendia a escolha do empresário Márcio Kleves.
“Agora temos a questão do primeiro vice-presidente, que pode ser o Elizeu Aguiar, que ainda não se desfiliou do partido. Iremos conversar com ele. Ou a advogada Rubenita Lessa pode ocupar também essa vaga”, afirmou o presidente estadual, vereador Luís André, ao blog Primeira Mão.
O líder do movimento de direita Avança Piauí, Manoel Lopes, o Nel, foi impedido de participar da reunião e teria deixado o local chateado. Luís André minimizou o episódio: “A sala da reunião era pequena e não cabia todos”, disse.
Nel informou à coluna, no entanto, que foi embora mais cedo após participar das deliberações principais e por ter compromissos agendados anteriormente.
Oliveira Júnior: Henrique é aliado de meus adversários em Miguel Alves
Por Arimatéa Carvalho
Para o prefeito de Miguel Alves, Oliveira Júnior, a questão envolvendo o projeto de lei do deputado estadual Oliveira Neto, que é seu filho, e o deputado Henrique Pires na Assembleia tem a ver diretamente com o cenário político da cidade: "Henrique é aliado em Miguel Alves de meus adversários políticos, os ex-prefeitos Nonato e sua esposa, Salete. Eles votam em Henrique", diz o gestor.
Ele afirma não ter nenhum problema com o deputado federal Marcos Sampaio (MDB), que é parceiro de Henrique no projeto deste na Câmara dos Deputados, que inclui Miguel Alves na Grande Teresina. Pelo contrário, Oliveira Júnior lembra que seu filho votou no presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio, na última eleição na Casa, sendo seu aliado.
Oliveira acusa Henrique de engavetar um projeto seu que altera lei estadual e beneficia Miguel Alves no transporte intermunicipal da Grande Teresina. Henrique nega. O próprio Henrique apresentou projeto junto com Marcos na Câmara incluindo Miguel Alves na Grande Teresina.
PTB deve ficar com Fábio Abreu; tucanos não esperam mais JVC
Por Sávia Barreto
O ex-senador João Vicente Claudino adoeceu e adiou agenda política em Brasília, onde se reuniria com o presidente nacional da legenda, Roberto Jeffersson, para explanar sobre a situação do PTB no estado.
A coluna Primeira Mão conversou com fonte do PTB que adiantou “já estar quase certo” que o partido indique mesmo o candidato a vice na chapa do deputado federal Fábio Abreu (PL) em possível candidatura a prefeito de Teresina no pleito de 2020. Outra fonte, dessa vez do PSDB, confirmou que os tucanos já não contam mais com a possibilidade de JVC marchar com o prefeito Firmino Filho, que cortejava o partido do empresário para uma aliança.
Cícero e Dudu tentam demover Franzé da desistência de candidatura
Por Sávia Barreto
“Deputado Cícero Magalhães, faça as pazes com o Franzé. Ele precisa ser candidato. Levante essa bandeira branca, rapaz”, disse, inusitadamente no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí, o presidente da Casa, Themistocles Filho (MDB), dirigindo-se ao colega petista. Magalhães relatou à coluna Primeira Mão que sim, já conversou com Franzé Silva e tentou demover o petista da desistência na candidatura própria do PT em Teresina no próximo ano.
“Eu e o companheiro vereador Dudu iremos agendar um novo encontro com ele para argumentar a importância da candidatura do Franzé”, disse. Franzé teria ficado contrariado com a “desunião” do partido após tentar articular o consenso – que não ocorreu - entre Dudu e Assis Carvalho, e Gilberto Paixão e Cícero.
Oliveira Neto diz que Henrique Pires roubou seu projeto; deputado nega
Por Sávia Barreto
Chateado, o deputado estadual Oliveira Neto (Cidadania), disse ao blog Primeira Mão que o deputado Henrique Pires (MDB) “copiou e colou” um projeto de sua autoria tratando englobar a cidade de Miguel Alves e localidades adjacentes, à Grande Teresina. O projeto de Oliveira Neto visa especificamente aumentar de 100 Km para 120 Km o alcance do deslocamento dos ônibus intermunicipais em Teresina. A medida beneficiaria cidades como Miguel Alves, administrada pelo pai de Oliveira, cujos moradores precisam descer de ônibus na rodoviária e não no Centro da cidade, justamente porque o município não faz parte da Grande Teresina.
O X DA QUESTÃO
O problema foi quando Henrique Pires conseguiu, através do deputado federal Marco Aurélio (MDB), emplacar o pedido de ampliação da Região da Grande Teresina, englobando justo a cidade de Miguel Alves. Por ser da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Pires era o relator do projeto de Oliveira na Assembleia Legislativa. Mas teria alegado ao parlamentar do Cidadania que “perdeu” o projeto: “Por último ele disse que perdeu o projeto. É uma tristeza. Uma falta de compromisso com o povo do Piauí. Ele está conseguindo numa esfera superior, copiar o nosso projeto. Quer sair como pai da criança”, criticou Oliveira Neto.
"NÃO FOI ROUBO"
O deputado Henrique Pires disse que Oliveira Neto se “equivocou”: “Primeiro, que eu não tenho projeto neste sentido, portanto, não roubei projeto. O que acontece é que a Assembleia Legislativa não pode legislar nessa causa. E este foi o meu entendimento como relator, o que tentei foi falar com o deputado por várias vezes e explicar, porque não é legal dar parecer contrário a um projeto de um colega, mas o projeto é inconstitucional”, afirmou. Segundo Pires, as questões da Região da Grande Teresina são regidas por lei federal.
Ciro: Superintendência do Banco do Brasil no Piauí não será fechada
Por Arimatéa Carvalho
O Banco do Brasil (BB) vai manter a superintendência da instituição no Piauí. A informação foi confirmada pelo senador Ciro Nogueira (Progressistas) após reunião com diretores do BB e a bancada piauiense no Congresso Nacional.
“Explicamos a importância da superintendência para o bom atendimento a todos os piauienses, e como o fechamento afetaria milhares de cidadãos. Os diretores garantiram que a superintendência vai permanecer”, detalhou o senador.
No encontro, Ciro também pediu uma previsão de reabertura das agências que foram fechadas em diversos municípios do Piauí após sofrerem assaltos. O senador manifestou preocupação com outras agências que estão sob risco de fechamento, o que prejudicaria um número ainda maior de pessoas.
Outro ponto abordado na reunião foi a necessidade de que as agências tenham maior autonomia para negociação das dívidas rurais. Além de Ciro, participaram da reunião os deputados Assis Carvalho, Átila Lira, Flavio Nogueira, Iracema Portella, Júlio César, Margarete Coelho e os senadores Marcelo Castro e Elmano Férrer. Os representantes do banco foram Stella Matos, gerente executiva de relações institucionais e Simão Luiz Kovalski, diretor comercial.
Vereadora Cida promove sessão em homenagem à Renovação Carismática
Por Arimatéa Carvalho
A Câmara de Teresina realizou sessão solene em homenagem aos 50 anos da Renovação Carismática Católica no Brasil. A vereadora Cida Santiago, autora da iniciativa, explica que a Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento da Igreja Católica que nasceu a partir de um retiro realizado em fevereiro de 1967 com alguns estudantes da Universidade de Duquesne, em Pittsburg, estado da Pensilvânia, EUA.
A RCC chegou 2 anos depois no Brasil através dos missionários jesuítas norte-americanos Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty. Para homenagear o Jubileu de Ouro da Renovação Carismática, o Legislativo abrigou a sessão. O coordenador estadual da RCC no Piauí, Lucivan de Assis, falou da importância de festejar este Jubileu. “Celebrar os 50 anos da Renovação é promover a maior dignidade do ser humano, que é a de sermos chamados filhos de Deus, filhos amados de Deus. Neste tempo, agradecemos por tantas almas alçadas e vidas transformadas”, disse.
Para a vereadora Cida, é uma honra poder participar da Renovação há quase 30 anos. “É uma grande honra estar inserida no movimento da Renovação Carismática Católica. Não somos superiores, mas dentro de nós tem uma Chama Viva que não faz nós cair e se caímos será para Graça de Deus, nos braços de Deus”, resumiu.
Joaquim do Arroz diz que audiência no Parque Vitória foi “boicotada”
Por Sávia Barreto
O ano ainda é pré-eleitoral mas a disputa política promete dar o tom do segundo semestre na Câmara Municipal de Teresina. O vereador Joaquim do Arroz (sem partido) alega que uma audiência pública proposta por ele através do projeto Câmara Itinerante, teria sido boicotada com a ausência de representantes da Prefeitura de Teresina e o impedimento de adentrar em uma escola municipal no bairro Mário Covas, zona sul da capital. A audiência visava discutir questões no Parque Vitória e bairro Angelim nas áreas de saúde, pavimentação, calçamento e drenagem, especialmente no Parque Vitória, que sofreu com as últimas chuvas com moradores perdendo casas.
"Os convites foram distribuídos há 40 dias atrás e lá, levamos o cerimonial da Casa, uma estrutura caríssima, e a escola estava de portas fechadas", alegou Joaquim.
A audiência contou com representantes da Polícia Militar do Piauí, através do Coronel Rodrigues, comandante da capital, e a Secretaria de Segurança, através da delegada Ana Melka.
Na sessão desta terça, o vereador Ítalo Barros, da base de apoio do prefeito Firmino Filho, propôs e teve aprovada uma nova audiência pública para tratar de agentes de saúde. Joaquim afirma que trará representantes do Parque Vitória para participar dessa audiência.
Ciro decide votar a favor de Eduardo Bolsonaro na embaixada dos EUA
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, informou ao blog Primeira Mão no início da tarde desta terça-feira, 20, que votará favorável a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos.
“Vou votar favorável levando em conta dois fatores: primeiro, que segundo minha assessoria não há nenhum tipo de proibição quanto a indicação dele. E segundo, porque é um direito do presidente fazer a indicação”, justificou Ciro, que era dúvida por parte do Palácio do Planalto e agora se posiciona a favor da indicação do presidente Jair Bolsonaro.