Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 516 de 665Gessivaldo diz PRB candidato a prefeito ou vice: “Não temos medo”
Por Sávia Barreto
O presidente estadual do Republicanos, antigo PRB, informa que a sigla tem dois caminhos em Teresina: ou lança um candidato a prefeito, ou a vice. O caminho mais provável hoje é a candidatura a prefeito. Isso porque o partido quer fortalecer a chapa proporcional na capital, que tem como principal nome o vereador Pastor Levino. Há conversas de bastidores para que o vereador Dr.Lázaro deixe o Cidadania, que rejeita sua candidatura, e migre para o Republicanos.
“De fato, foi decidido que vamos ter um candidato à majoritária e criar um leque para nossa candidatura na proporcional. Temos o nome do vereador Levino, do deputado Silas Freire e o meu nome. O Republicanos não está morto, está vivo. Um deputado que teve 16 mil votos na capital não pode ter receio de coisa nenhuma. Se eu tivesse receio, já tinha saído da política no estado do Piauí”, justificou Gessivaldo ao blog.
JVC vai à Brasília para traçar estratégias do PTB
Por Sávia Barreto
O ex-senador João Vicente Claudino cumpre agenda política em Brasília esta terça-feira, 20. Ele vai se reunir com o presidente nacional da legenda, Roberto Jeffersson, e deve explanar sobre a situação do PTB no estado.
O partido tem tentado formar uma chapa proporcional competitiva para as eleições 2020 em Teresina, particularmente, e tudo aponta hoje nos bastidores que indicará o vice em uma chapa majoritária da oposição ao prefeito Firmino Filho (PSDB). Mas a questão não está fechada e o encontro em Brasília ajudará a traçar a melhor estratégia para a sigla no estado.
Ciro diz que ainda não decidiu voto sobre Eduardo
Por Sávia Barreto
Questionado pela coluna se já havia decidido seu voto a respeito da indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para embaixador do Brasil nos Estados Unidos, o senador e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, afirmou que “ainda não”. Ciro também disse que não há “nada agendado” a respeito de um possível encontro entre ele e o filho do presidente Jair Bolsonaro. Eduardo tem procurado os gabinetes dos senadores para defender sua indicação para a pasta.
Se Ciro é dúvida, Elmano Férrer (Podemos) é certeza. O senador do Podemos já declarou votar favorável a indicação de Eduardo para a embaixada. Já o senador Marcelo Castro (MDB) tem se mostrado sem posição definida e disse que está avaliando o voto. Por conta do cenário incerto no Senado, o presidente tem optado por aguardar antes de enviar o nome do filho para avaliação dos parlamentares, que podem barrar a nomeação.
Charles entrega UBS e agradece a Assis Carvalho por apoio
Por Arimatéa Carvalho
A nova sede da UBS do bairro Socopo, inaugurada na segunda-feira, já está em pleno funcionamento. Estima-se que quase 4 mil pessoas da região serão beneficiadas com os atendimentos. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, informou que a inauguração dessa unidade faz parte da requalificação da atenção básica.
Ele destacou que, na construção do prédio, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) contou com o apoio do deputado federal Assis Carvalho, presidente regional do PT.
O que esperar do encontro de governadores do Nordeste no Piauí
Por Sávia Barreto
A coluna Primeira Mão apurou que os governadores nordestinos que participarão, nesta quarta-feira (21), em Teresina, da reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, pretendem evitar confronto direto com o presidente Jair Bolsonaro. Quando esteve no Piauí, na semana passada, Bolsonaro disse que iria trabalhar para combater os “cocô, comunistas e corruptos” e também afirmou que os governadores da região querem separar o país. Isso não quer dizer, no entanto, que os gestores vão deixar as bandeiras de lado. Aproveitarão os holofotes para fazer cobranças ao Governo Federal de forma institucional, pedindo mais verbas e apoio da União para o desenvolvimento do Nordeste.
Esticadinha
No encontro de governadores, todos já estão confirmados com exceção do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que deve mandar a vice. O evento inicia às 14h, no Blue Tree Towers Rio Poty. Os governadores estarão na terça em Brasília tratando de pautas no Supremo Tribunal Federal e a maioria já deve chegar à noite em Teresina. Os governadores do Ceará, Maranhão e Bahia devem ficar no Piauí até sexta porque vão participar do lançamento da Trilha das Emoções em Luís Correia, que é uma trilha turística para veículos off road do tipo UTVs e quadriciclos. A trilha pega a rota da Emoções e é feita em parceria com uma empresa canadense.
General Mourão ajuda Flávios em obras de turismo
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Flávio Nogueira esteve em audiência com o vice-presidente Hamilton Mourão tratando de projetos que se encontram no Ministério da Cidadania e Desenvolvimento Regional. "São obras importantes para o turismo do Piauí, com destaque para a pavimentação de rodovia que liga Castelo ao Cânion do rio Poti e revitalização do monumento do Jenipapo, em Campo Maior", elenca Flávio, que estava junto com o filho, deputado estadual e secretário estadual de Turismo, Flávio Júnior.
"Conversamos também sobre a Reforma Tributária e Fiscal, que já se encontra em tramitação na Câmara - a mais necessária das reformas - para alavancar o desenvolvimento econômico do Brasil", comentou o deputado federal.
Miguel Alves pode integrar a Grande Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O município de Miguel Alves (110 km da capital) pode a integrar a Grande Teresina. A iniciativa é do deputado estadual Henrique Pires (MDB), que solicitou ao deputado fedeal Marcos Sampaio que apresentasse o projeto de lei na Câmara dos Deputados.
“Como se trata de uma lei federal e tendo em vista as necessidades do município, eu encaminhei o requerimento ao meu colega Marcos Aurélio, também do MDB, para que o projeto fosse apresentado na Câmara dos Deputados e ele atendeu de pronto” , explica Henrique Pires.
Ao ser incluído na RIDE, entre outros benefícios, o município poderá fazer parte de programas nacionais de transferência de recursos públicos que são destinados as regiões de desenvolvimento. Entre outros áreas são beneficiadas com estes recursos a área do saneamento, mobilidade urbana, turismo e outras.
Segundo o deputado Marcos Aurélio o projeto já foi protocolado na Câmara e começará a tramitar com o apoio da bancada federal do Piauí.
Contra o machismo, Rosário cobra mais mulheres em chapa do PT
Por Arimatéa Carvalho
A ex-vereadora Rosário Bezerra reclamou da lista de pré-candidatos a vereador do PT que as lideranças sugeriram e a coluna publicou. Ela lembra que há várias mulheres com chances reais de se elegerem vereadoras da capital no próximo ano: Professora Fabíola (bem votada para a Câmara Federal em 2018), Marina Moura (líder comunitária na Vila Irmã Dulce), Assunção Aguiar (Movimento Negro), Neide Carvalho (Famcc).
"Setores do PT também são machistas", avalia. Rosário não será candidata, mas irá definir quem irá apoiar. A ex-vereadora afirma que todas essas pré-candidatas citadas têm "atuação em Teresina, em movimentos de mulheres, negros, juventude, estudantil, ações relacionadas a moradia, ou seja, possuem áreas de atuação na sociedade, bandeiras de luta".
Com apoios fortes, Décio Solano entra na disputa proporcional do PT
Por Sávia Barreto
Nos bastidores do PT, é ventilado forte o nome do ex-vereador Décio Solano como um candidato com chances concretas de chegar à Câmara de Teresina. Segundo apurou o blog Primeira Mão, Décio tem a seu favor duas credenciais importantes: apoio de ala da Igreja Católica e do irmão, secretário estadual de Administração Merlong Solano.
Ele também foi vereador da capital e tem uma história de serviços prestados. No PT, há um rol de nomes que entram competitivos na corrida eleitoral de 2020 e Décio é um deles. O partido quer fazer quatro vereadores no próximo ano, ou seja, dobrar a bancada no Legislativo.
Assis e Dudu não entram em acordo e PT terá disputa
Por Sávia Barreto
O que parecia impossível e depois foi dado como certo, agora desandou de vez: o vereador Dudu e o deputado federal Assis Carvalho, que ensaiavam uma conciliação no PT, vão seguir cada um com suas candidaturas próprias na disputa pelo diretório estadual da sigla.
O blog Primeira Mão apurou que o impasse se deu envolvendo a eleição para o diretório municipal em Teresina, que tem como candidatos o atual presidente, Gilberto Paixão, e o deputado estadual Cícero Magalhães. Nenhum dos dois cedeu ao acordo.
Na semana passada, Dudu chegou a ter um encontro com o grupo de Assis, incluindo a vice-governadora Regina Sousa (PT), para tratar os pontos do acordo.