Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 517 de 665Luís André rebate grupo independente do PSL:“Não queremos gente assim”
Por Sávia Barreto
Depois que um grupo independente do PSL em Teresina divulgou nota criticando a decisão do presidente estadual, vereador Luís André, de efetivar Walter Rei das Motos como presidente do diretório municipal da sigla, André respondeu ao grupo: “Não vamos querer gente assim no PSL e não vamos ceder a pressão. O Walter, que é vice-presidente, vai assumir por cinco meses”, justificou ao blog Primeira Mão.
O vereador explica que a escolha do capitão Anderson, falecido em acidente de carro, como presidente na capital, não ocorreu via eleição. E lembra que o PSL Mulher pode ser dirigido pela irmã de Anderson, policial filiada ao partido. “Mas o PSL não é herança”, frisou, acrescentando que a direção nacional da legenda deu carta branca para que ele defina o processo sucessório na comissão provisória do PSL.
“Não tenho medo. Eles precisam mostrar resultado. O partido tem que ter união... eles não podem se aproveitar de um momento, que foi a morte do Anderson”, argumentou o vereador. O grupo alega que o PSL deve ter uma eleição para a escolha da direção após a morte de Anderson e defende um nome ligado ao capitão falecido.
Grupo independente no PSL ameaça debandada e critica Luís André
Por Sávia Barreto
Pode ter debandada no PSL em Teresina. Pelo menos é isso que diz uma nota assinada pelo “Grupo Capitão Anderson, militância de direita, Pró-Bolsonaro, e grupos independentes do PSL Piauí”, alegando que, se o partido empossar na presidência municipal da capital o primeiro-vice-presidente, Walter Rei das Motos ao invés de realizar uma nova escolha após a morte do capitão Anderson, a sigla sofrerá consequências. “É uma medida abusiva e autoritária, que abrirá margens para uma possível debandada de membros filiados e a saída de pré-candidatos a vereador”, pontua a nota enviada ao blog Primeira Mão.
Corpo mole
Eles ainda centram munição em Luís André, justificando que a medida de empossar o primeiro vice-presidente sem uma nova eleição interna poderá “reforçar os constantes discursos vistos em redes sociais de que o atual presidente do PSL-PI estaria desarticulando o partido para que o mesmo possa continuar a fazer parte da base de apoio ao prefeito Firmino Filho; além da inviabilização de um candidato forte do partido para concorrer às eleições de 2020 em pé de igualdade com o candidato do atual prefeito, com a defesa das pautas da direita e de Bolsonaro”.
Os favoritos no PT para a disputa por vaga de vereador em Teresina
Por Sávia Barreto
O PT tem hoje dois vereadores eleitos em Teresina: Edilberto Borges, o Dudu, e Deolindo Moura. O plano do partido para 2020 é reelege-los, mas também ir além e dobrar a bancada na Câmara Municipal. Segundo apuração da coluna Primeira Mão, alguns nomes têm sido considerados pelos próprios petistas como favoritos nessa disputa (além de Dudu e Deolindo, que já contam com a estrutura do mandato).
São eles: a liderança popular Zé da Cruz, o secretário de organização do partido, João Pereira (ligado ao deputado federal Assis Carvalho), o advogado Vinícius Magalhães (filho do deputado Cícero Magalhães), Elzulia Calisto (filha de Pedro Calisto, ex-presidente do partido) e o ativista social Júnior do MP3 são alguns dos citados.
Luís André e a selfie com Bolsonaro
Por Sávia Barreto
O vereador de Teresina e presidente do PSL no Piauí, Luís André, enviou à coluna Primeira Mão um registro junto ao presidente Jair Bolsonaro durante a visita do chefe do Executivo ao Piauí na semana passada. É que circulou um vídeo nas redes sociais onde André tentou encaixar o presidente numa selfie, mas não obteve êxito. O parlamentar, portanto, mata a cobra e mostra a foto.
Júnior MP3 rechaça PT vice e diz que sigla não pode “ficar na sombra”
Por Sávia Barreto
Nos bastidores, circula forte a informação de que o PT pode até ensaiar uma candidatura própria, mas no final das contas tende a apoiar o deputado federal Fábio Abreu (PL) na disputa pela prefeitura de Teresina no próximo ano. Mas, se depender de alguns petistas da ala mais radical do partido, a história não vai se desenrolar sem resistência. “Vou armar uma trincheira, mesmo que seja uma trincheira de um exército de um homem só. Não aceitarei que meu partido fique na sombra de ninguém”, destacou à coluna o ativista social e pré-candidato a prefeito pelo PT, Júnior do MP3.
“Estelionato eleitoral”
E Júnior dá o recado aos petistas do alto clero que articulam qual será o melhor caminho para o partido no já concorrido pleito municipal: “O petista que tiver em negociação com qualquer pré-candidato a prefeito de Teresina, sem conversar com o Diretório Municipal, com os pré-candidatos a prefeito do partido e com a base, estará praticando um estelionato eleitoral”.
Pré-candidatos do PT querem W.Dias envolvido na eleição dos vereadores
Por Sávia Barreto
O vereador da capital Deolindo Moura (PT) conta à coluna que agora é o momento do partido ouvir o governador Wellington Dias (PT). Os pré-candidatos a vereador cobram uma agenda com Dias, tanto para saber sobre a candidatura majoritária do PT na capital, mas também para pedir apoio do governador na campanha dos candidatos a vereador.
“Independente das divergências internas do PT, essa questão das pré-candidaturas continua sendo muito bem trabalhada. O governador é nosso principal eleitor aqui na capital e esperamos que ele possa se reunir com os pré-candidatos na capital no sentido de colocar um pouco da sua expectativa tanto para a eleição majoritária quanto ao fortalecimento dos candidatos proporcionais”, disse Deolindo ao blog Primeira Mão.
Governador entrega estádio, joga um tempo em cada time e empata
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias (PT) participou da reinauguração do Estádio João de Deus Lima, em São João do Piauí. O jogo de abertura foi entre o time do governador (KLB) contra o Flamengo Master do Rio de Janeiro. O resultado foi um empate em 1 x 1.
O governador jogou no primeiro tempo no time do Rio e segundo tempo no KLB. O presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz, afirma que a entrega do estádio representa muito para o esporte na região, pois se trata de uma praça esportiva de muita importância.
A preferência de Firmino: Charles Silveira ou Kléber Montezuma
Por Sávia Barreto
Vereador da base aliada do prefeito Firmino Filho informou à coluna Primeira Mão que hoje há apenas dois nomes concorrendo com chances reais pela indicação do prefeito para a corrida eleitoral do próximo ano: o secretário municipal de Educação, Kléber Montezuma, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira.
Charles tem mais apreço da classe política, e é bastante diplomático e aberto. Montezuma, por sua vez, tem sido considerado peça chave da gestão tucana e é tido como leal por Firmino, segundo o vereador, que preferiu não ser identificado. Firmino tem guardado a sete chaves qual o seu preferido, E, claro, ainda pode ter surpresa.
Bolsonaro evitou bancada no palco, mas confraternizou nos bastidores
Por Sávia Barreto
Como visto por todos durante a visita do presidente Jair Bolsonaro ao Piauí, ele preferiu ficar longe dos políticos piauienses sob os olhos da multidão. No meio do palco, Bolsonaro se cercou apenas dos ministros, do prefeito de Parnaíba, Mão Santa e sua esposa, Adalgisa Moraes Sousa, e da advogada piauiense Rubenita Lessa, além, claro, dos seguranças. O motivo é que ele teria sido informado por sua equipe de que os políticos locais foram bastante hostilizados pela população presente no evento.
Pragmatismo político
Mas nos bastidores, Bolsonaro foi tipicamente político: tirou selfies e confraternizou com a bancada do estado, como mostra o registro dele com a deputada federal Iracema Portella (Progressistas), obtido pela coluna Primeira Mão. O presidente, que não conta com uma base no Congresso, e precisa negociar a cada votação o apoio dos parlamentares a seus projetos, sabe que é necessário manter a política da boa vizinhança.
PSL se reúne na terça e definirá novo presidente municipal em Teresina
Por Sávia Barreto
O PSL se reúne na próxima terça-feira, 20, para definir os rumos do partido na capital. Informações de bastidores dos dirigentes da sigla, apontam que o presidente municipal em Teresina deve ser mesmo o empresário Walter Rei das Motos. O comando do partido preferiu não entrar no assunto nas últimas semanas em respeito ao luto por capitão Anderson, então presidente, morto em acidente de carro. Mas um grupo ligado a Anderson tem batido o pé e quer ser ouvido. Eles pleiteiam a indicação do empresário Márcio Klevis para a vaga de presidente da Executiva Municipal Provisória do PSL de Teresina
HOMENAGEM A ANDERSON
No mesmo dia da visita do presidente Jair Bolsonaro ao Piauí, a Comissão de Direito Militar da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, anunciou que irá homenagear Capitão Anderson, inaugurando uma sala com o nome de Anderson no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí. O militar morreu em acidente a caminho de Parnaíba, onde iria tratar da vinda do presidente ao estado.